Desfralde - Como desfraldar sem trauma

O desfralde de seu filho deve ocorrer por volta de 2 anos quando ele apresentar os sinais de prontidão que citarei nesse vídeo.
Desfralde - Quando começar?
Em geral, por volta dos 2 anos, a criança começa a apresentar sinais de que está pronta para desfraldar. Não é incomum que esses sinais apareçam apenas por volta de 3 anos, às vezes até 4 anos.
Desfralde - Sinais de prontidão:
Já tem o domínio da marcha. Corre e pára quando encontra um obstáculo;
Já não está tão excitada para caminhar, correr, ficar de pé o tempo todo. Já consegue ficar sentada por algum tempo concentrada em determinada atividade;
Compreende o significado das palavras: cocô, xixi, banheiro, seco, molhado, limpo, sujo;
É capaz de guardar os objetos em seus lugares, identificar os proprietários dos objetos. Compreende que penico ou privada são os lugares corretos para cocô e xixi;
Sabe tirar e colocar a calcinha ou a cueca;
Urina e evacua em horários regulares;
Fica seca por duas horas durante a soneca da tarde;
Avisa que fez cocô e xixi, fica incomodada e quer trocar;
Avisa que vai fazer;
Mostra interesse em aprender para ser como o adulto;
Sabe se referir a si mesma na primeira pessoa.
Não inicie o desfralde:
Se a criança não estiver interessada. Pergunte se ela quer tirar a fralda. Não insista se ela não estiver pronta. Pode gerar ansiedade ou insegurança.
Se houver mudança na rotina da criança, como mudança de casa, escola, cidade, morte, separação, nascimento do irmãozinho.
Como fazer o desfralde- Dicas gerais:
Permita que a criança veja outras crianças e pessoas da casa no banheiro, porque as crianças aprendem por imitação;
Não force a criança;
Não demonstre nojo. Não fale “caca” ou qualquer palavra negativa, porque isso pode fazer com que a criança não queira ter contato com suas fezes;
Não compare;
Não apresse;
Use roupas fáceis.
Etapas do treinamento de desfralde (Adaptado do Método Brazelton):
1º. Controle do cocô:
Leve a criança para comprar o troninho;
Deixe o troninho junto com os brinquedos. Deixe a criança sentar-se nele, vestida, para se familiarizar;
Depois de uma semana, leve o troninho para o banheiro. Retire o cocô da fralda, coloque primeiro no penico, para depois despejar no vaso. No começo, não dê descarga, pois algumas crianças se assustam. Após algumas vezes, passe a dar descarga, e, ao fazê-lo, diga que o cocô vai passear e dê tchau para o cocô. Assim, a criança aprende a conexão entre cocô, penico e vaso.
Deixe a criança sentar vestida no penico enquanto você senta no vaso sanitário. O exemplo ajuda na aprendizagem;
Avise que ela vai aprender a fazer cocô como os adultos ou o irmãozinho maior;
Leve ao penico próximo ao horário em que a criança costuma evacuar se ela tiver horário certo. Se ela não tiver horário certo, leve-a 20 minutos após as 3 principais refeições, e, ao fazê-lo, diga: “- Vamos experimentar e ver se o cocô vai sair”;
Tire a fralda e deixe a criança sentada por 2 a 10 minutos dependendo do tempo que ela consegue ficar tranquilamente. Vá aumentando o tempo aos poucos. Converse, leia para ela. Há quem sugira livros próprios para o desfralde. Você encontra na internet uma lista deles;
Estimule a criança a “fazer força”. Faça massagem leve na barriguinha;
Elogie a criança por ter conseguido ficar sentada, e, se tiver tido sucesso, elogie ainda mais;
Se a criança ficar sentada e depois evacuar na fralda, não comente. Ignore e troque normalmente;
Depois de algumas semanas, quando a criança já estiver controlando o cocô, retire a fralda totalmente, para iniciar o controle do xixi.
2º. Controle do xixi:
Leve a criança ao banheiro em intervalos de mais ou menos duas horas para que ela tente urinar;
Faça barulhinho de xixi, ou ligue a torneira e fale: “- Vamos ver se tem xixi”;
Meninos e meninas aprendem a urinar sentados;
Elogie quando houver sucesso;
Durante o processo de desfralde, é normal que ocorram escapes. Não demonstre desagrado, decepção, ou repreenda. Se houver escape do cocô, higienize, mas não dê banho. Se a criança gostar de banho, pode ser um reforço para manter o escape.
Observação importante: Não apresse o desfralde. Se a criança se mostrar tensa, ansiosa ou preocupada, aguarde mais um pouco. Retornar à fralda não é problema. Problemas podem acontecer com o desfralde feito sem que a criança apresente os sinais de prontidão. Pode ocorrer obstipação intestinal por retenção ou perda do controle já adquirido quando a criança passa por um momento mais tenso ou inseguro.

Пікірлер