No video

Degeneração Macular

Além do vídeo, abaixo mais informações sobre esta doença:
Idade é fator de risco para uma doença chamada degeneração macular (DMRI). Esta alteração é mais freqüente depois dos 60 anos de idade e acomete o centro da visão -- a área da retina chamada de mácula. Ela começa com sintoma muito discreto de alteração das formas (chamada metamorfopsia) e piora da visão central, depois evoluindo para uma mancha no centro da visão.
A degeneração macular relacionada à idade é a principal causa de cegueira irreversível em pacientes acima dos 60 anos nos países desenvolvidos. Os pacientes não ficam completamente cegos, ainda resta a visão periférica, mas a visão de detalhes fica prejudicada, dificultando atividades como leitura, direção de automóveis, etc.
Ainda não se sabe a causa da DMRI, algumas teorias culpam a exposição solar durante toda a vida, tabagismo, inflamação, características genéticas dos pacientes, etc. Provavelmente há uma série de fatores envolvidos.
A degeneração macular é dividida em dois tipos:
Forma seca ou não exudativa: o paciente apresenta uma alteração da retina do tipo atrofia, as células responsáveis pela percepção da luz - chamados fotorreceptores - "morrem". A forma seca representa cerca de 85% dos casos de DMRI.
Forma exudativa: o paciente apresenta formação de novos vasos saguíneos na retina (chamados de membrana neovascular de coróide). Estes neovasos anômalos são como uma tubulação furada e "vazam", alterando o formato e função da retina. Isto têm inicio como processo reversível, mas depois causa destruição das células nervosas da mácula.
Diagnóstico:
O diagnóstico é feito pelo exame da retina com as pupilas dilatadas. Alguns exames especiais ajudam no diagnóstico, principalmente o exame de tomografia de coerência óptica (OCT) e a angiofluoresceinografia. O exame de OCT é o mais importante não só no diagnóstico, mas também no acompanhamento destes pacientes.
Tratamento atual:
Ainda não existe tratamento eficaz para a forma seca da doença, alguns estudos mostraram que a suplementação vitamínica (luteína e omega-3) pode diminuir a chance de DMRI avançada.
Para a forma exudativa da doença (também chamadas de úmida ou neovascular) existem diferentes opções de tratamento como:
1 - Injeção intra-ocular de triamcinolona (tipo de corticóide) - medicação que diminui a inflamação na mácula, hoje é menos utilizado do que o tratamento com medicação anti-VEGF (abaixo)
2 - Injeção intra-ocular de anti-VEGF [Lucentis (ranibizumab), Avastin (bevacizumab) ou Eylea]. Hoje em dia a forma mais moderna de tratar a doença neovascular (membrana) é com a injeção de medicação anti VEGF ("Vascular endothelial growth factor", ou fator de crescimento vascular endotelial) como Lucentis e Avatin. Estes remédios fecham os vasos anômalos que causam a perda da visão. Geralmente aplica-se uma injeção mensal por pelo menos 3 meses, re-injetando quando a doença volta a progredir. A visão do paciente pode melhorar ou apenas estabilizar, dependendo do estágio da doença. O controle com OCT ajuda a indicar o momento de nova aplicação.
Muitos trabalhos científicos buscam entender melhor e tratar esta doença e a cada ano muitas informações novas surgem. Estão sendo testadas novas drogas que agem como as injeções anti-VEGF, mas que permanecem por mais tempo dentro do olho, reduzindo a frequência das injeções - mas estas drogas ainda não estão disponíveis para uso fora de protocolos de pesquisa. Outra linha de pesquisa que pode resultar em tratamento no futuro utiliza células tronco.
Trabalhos científicos indicam que o tratamento mais moderno é capaz de impedir piora de visão em cerca de 90% dos pacientes tratados e melhorar a visão em cerca de 36% dos pacientes tratados.
Além do exame oftalmológico e da utilização da tela de Amsler, alguns exames são utilizados para acompanhar a evolução da doença, como a tomografia de coerência óptica (OCT) e a angiofluoresceinografía. Acredita-se que o OCT seja o exame mais importante para detectar a atividade ou recorrência da doença, muitas vezes sendo realizado mensalmente.
A injeção de medicamento dentro do olho é pouco dolorida e apresenta mínimo risco de infecção. Fundamental conversar com seu médico sobre os riscos de infecção e os sinais e sintomas de uma possível complicação.
Artigo e vídeo produzidos pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui a avaliação por médico oftalmologista.

Пікірлер: 44

  • @thalitaramos09
    @thalitaramos092 ай бұрын

    Graça e Paz irmãos e irmãs meu testemunho eu tinha muitos problemas e um deles era degeneração macular e Jesus me curou através de voto, minha maior felicidade é está escrita no livro da vida e selado com o sangue de Jesus pra sempre fica perto desse ser incrivelmente fiel e amoroso que cuida de suas ovelhinhas sou sua testemunha viva! Glória a Deus! Aleluia!

  • @fernandachapinottiferreira8932

    @fernandachapinottiferreira8932

    Ай бұрын

    Aleluia!! Que benção!!

  • @juniorrebello9538
    @juniorrebello95382 жыл бұрын

    Excelente explicação.

  • @claudiacfl
    @claudiacfl2 жыл бұрын

    Muito obrigada, Dr

  • @arlesonqueiroz838
    @arlesonqueiroz83811 ай бұрын

    Tenho 23 anos e tenho. O procedimento é o mesmo?

  • @senaideazevedodacunha5558
    @senaideazevedodacunha55587 жыл бұрын

    Boa tarde doutor.minha mãe tem 77anos fez a cirurgia de catarata recente e após a cirurgia foi fazer o exame de refração e o médico detectou metamorfopsia. essa doença é a mesma coisa que degeneração macular.é normal ter aparecido essa doença se ela fez cirurgia.

  • @esdrasrodolfo7570
    @esdrasrodolfo75706 жыл бұрын

    Olá meu nome é Esdras tenho 48 anos e fui diagnosticado com degeneração macular, já foi aplicada uma injeção e logo depois de alguns meses fiz outro exame com contraste e foi revelado que tenho atrofia no olho direito e premacular no olho esquerdo, que devo fazer, tem cura?

  • @janicesantos5596
    @janicesantos5596 Жыл бұрын

    Dr fui diagnosticada com distrofia padrão subtipo viteliforme doença de best poderia falar sobre o assunto estou desesperada pois minha oftalmologista disse não existir tratamento ainda

  • @ednaidegoncalves7681

    @ednaidegoncalves7681

    6 ай бұрын

    Como vc está hoje?

  • @annysilva5102
    @annysilva51023 жыл бұрын

    Eu tenho 26,anos e tou com drusas oculares?

  • @monicasenasantos8615
    @monicasenasantos861510 ай бұрын

    ❤Meu médico é retinólogo e ele irá no dia 06/10/23 retirar e o óleo de silicone e porá um gás que segundo ele, será em MENOR CONCENTRAÇÃO (quantidade) p/q eu possa viajar de ✈️ após 8 dias da cirurgia após da cirurgia . É confiariável? ❤

  • @vitor8782
    @vitor87826 жыл бұрын

    Eu tô com um probleminha mas eu não sei bem ao certo, a sensação é parecida como se tivesse olhado pro Sol ou quando um flash atingi o olho, e aparece aqueles spectros, oque poderia ser?

  • @u.s.a.america200

    @u.s.a.america200

    4 жыл бұрын

    Corre para o oftalmologista urgentemente!

  • @paznomundo4549

    @paznomundo4549

    4 жыл бұрын

    Sim corra pra se tratar pois pra perder as vistas é muito rápido.

  • @MundodaPrincesaAlice
    @MundodaPrincesaAlice6 жыл бұрын

    Estou grávida e fui diagnosticada com edema macular. Não tenho diabetes. Posso tratar estando grávida? Já fui em 3 oftalmologistas e eles disseram q isso vai sumir. + tudo q pesquiso me diz ao contrário. Será q eles querem me poupar da verdade pq estou grávida???? Isso ainda vai piorar??

  • @laurasaad1230

    @laurasaad1230

    Жыл бұрын

    ola desculpe perguntar, como vc está hoje?pois minha irmã vai em especialista d retina

  • @isabelcunha9410
    @isabelcunha94105 жыл бұрын

    A filha da minha amiga tem sete anos e tem degeneração macular ela está desesperada porque falaram que não tem cura.Doutor por favor ajude está criança indique um lugar que possa curar está criança

  • @laurasaad1230

    @laurasaad1230

    Жыл бұрын

    depois d 3 anos do comentário como foi com a menina ?ela fez tratamento ,melhorou?

  • @denissilva8449

    @denissilva8449

    Жыл бұрын

    @@laurasaad1230 minha irmã tbm tem essa doença

  • @jamersonlima9997
    @jamersonlima99974 жыл бұрын

    Boa noite Dr, no caso da minha namorada, ela tem apenas 35 anos e está com degeneração na mácula, os médicos informaram que a situação é crônica, estamos desesperados, tínhamos esperança de pelo menos cessar a doença em um dos olhos, eu queria saber se há algum tratamento alternativo?

  • @priirodriguesdeoliveira2816

    @priirodriguesdeoliveira2816

    4 жыл бұрын

    Tenho 34 anos e acabei de ser diagnósticada com essa doença hj estou com 10% da minha visão esquerda,o médico me disse q tem tratamento mais q é irreversível,o tratamento é p n piorar mais,porém oq eu perdi dificilmente vou recuperar novamente 😔

  • @jamersonlima9997

    @jamersonlima9997

    4 жыл бұрын

    @@priirodriguesdeoliveira2816 mas o seu diagnóstico foi definitivo ? Eu minha namorada já estamos na 3 possibilidade de diagnóstico mas nada conclusivo. Vc já fez alguma aplicação in vítrea ?

  • @priirodriguesdeoliveira2816

    @priirodriguesdeoliveira2816

    4 жыл бұрын

    JAMERSON LIMA Infelizmente sim meu diagnóstico já é preciso,fiz vários exames, tomografia e outros exames mais,tomei medicação na veia p ter mais precisão do problema,e a medicação p controlar ainda n comecei,tenho q esperar meu plano de saúde autorizar só vejo 10% do olho esquerdo 😔

  • @jamersonlima9997

    @jamersonlima9997

    4 жыл бұрын

    @@priirodriguesdeoliveira2816 olha muito cuidado com essa medicação, pois no nosso caso o plano autorizou uma medicação ultrapassada chamada avastin, foram feitas três aplicações e não houve resultado. Quando procuramos um médico particular ele falou que essa medicação é muito ultrapassada, os protocolos hoje devem ser feitos com as drogas lucentes ou aylia.

  • @priirodriguesdeoliveira2816

    @priirodriguesdeoliveira2816

    4 жыл бұрын

    Vou ficar esperta com qual medicação vão liberar Obga por avisar

  • @AnaMaria-pk6lz
    @AnaMaria-pk6lz3 жыл бұрын

    Dr a visão caiu derrepente .acordei vendo muitos flexes é muita moscas caindo horrível . Uma sensação horrível é tudo turvo. Estou assim fazendo exames.

  • @LucasBn22

    @LucasBn22

    2 жыл бұрын

    Descobriu o que era? Conseguir tratar?

  • @rafaelcaldasbarcellos1719
    @rafaelcaldasbarcellos17193 жыл бұрын

    Uso de celular causa isso

  • @ANAPAULAOLIVEIRA-dk4gs
    @ANAPAULAOLIVEIRA-dk4gs6 жыл бұрын

    Estou com problema na mácula do meu olho esquerdo Mas infelizmente não tenho condições financeiras para arcar com a cirurgia Moro em Brasília DF e o valor ficou R$ 12.800

  • @viviane0104
    @viviane0104 Жыл бұрын

    Uma planta chamada ora pro nobis ajuda! Minha vizinha recuperou parte da visão tomando coisas batidas com essa planta. Os médicos nem acreditaram

  • @madasouza9136

    @madasouza9136

    Жыл бұрын

    Poxa que legal. Sei que essa planta é usada para várias doenças. A natureza é incrível

  • @ednaidegoncalves7681

    @ednaidegoncalves7681

    7 ай бұрын

    Passa a receita

  • @vivianpereira2389
    @vivianpereira2389 Жыл бұрын

    Eu tenho 24 anos e tenho distrofia macular genética. Não tem cura

  • @denissilva8449

    @denissilva8449

    Жыл бұрын

    A minha irmã tbm infelizmente