Declaração de Deveres Humanos - Artigo 7.º - Teresa Salgueiro

Ойын-сауық

Hoje, 10 de Dezembro, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Há 71 anos foi proclamada, pela Organização das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento que garante a todos os habitantes do planeta direitos e garantias fundamentais e que hoje, tantos anos depois, continua por cumprir.
Em 2015, a Fundação José Saramago, em colaboração com outras entidades e personalidades, deu início ao projeto de criação de uma Carta de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos, documento simétrico e complementar à Declaração dos Direitos Humanos, partindo da ideia defendida por José Saramago em 1998, num dos seus discursos de Estocolmo, de que os seres humanos deveriam reivindicar, além dos seus direitos, o “dever dos seus deveres”.
Em 2018, a Carta dos Deveres, na sua redação final, foi entregue ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e a diferentes departamentos da ONU. O próximo passo é fazer com que o documento circule, seja lido, conhecido, debatido e adotado um pouco por todo o mundo.
Neste dia, quando passam também 21 anos sobre a data da entrega do Prémio Nobel a José Saramago, a Fundação que leva o seu nome dá início à divulgação de uma série de vídeos com a leitura dos artigos da Carta dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos. O nosso muito obrigado a todas as pessoas que participaram nesta iniciativa: António Sampaio da Nóvoa, Lira Neto, Vitor Severino, Chico Díaz, entre outros.

Пікірлер