CRÍTICAS AO ENSINO BRASILEIRO | Felipe Guisoli

FELIPE GUISOLI - Ciência Sem Fim
Link do episódio completo:
kzread.info5Lp2QmOr...
Está precisando aprender Matemática ou Física de verdade?
Consulte os cursos dos nossos parceiros ou adquira os livros no nosso site:
👨‍🎓 bit.ly/canalcortesdematematic...
📚 cortesdematematicaefisica.com.br

Пікірлер: 47

  • @srkpeneloux1025
    @srkpeneloux10258 ай бұрын

    Quando o professor consegue relacionar a vida prática com o que ele está ensinando, o aluno tende a ter mais interesse na matéria. A questão é que muitos professores não sabem fazer isso.

  • @coelhoicaro

    @coelhoicaro

    8 ай бұрын

    "Não" dá tempo. O professor é obrigado a dar resultado lá no ENEM. Cria-se um vício de ensino (pra não falar adestramento) e as curiosidades práticas não "servem" pra nada...

  • @pmlbeirao
    @pmlbeirao8 ай бұрын

    Quando o aluno pergunta "porquê eu estudo isso?", é sinal que o professor está ensinando do jeito errado. E quando ele responde "porque sai no exame" fica ainda pior.

  • @R.Neeeto

    @R.Neeeto

    8 ай бұрын

    Qual seria a resposta?

  • @sueudo4924

    @sueudo4924

    8 ай бұрын

    Professor é só a ponta do Iceberg. Quem derruba o titanic tá no poder legislando em prol de evitar que a população seja inteligente e vote certo.

  • @paulobrum4510

    @paulobrum4510

    8 ай бұрын

    @@R.Neeetonão é questão de qual a resposta. Se a aula é boa, é muito improvável um aluno perguntar a utilidade daquilo, pois ele ficará tão encantado que nem se importará.

  • @R.Neeeto

    @R.Neeeto

    8 ай бұрын

    @@paulobrum4510 "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música."

  • @dtrcs9518

    @dtrcs9518

    7 ай бұрын

    O professor é obrigado a ensinar errado pelo sistema de ensino.

  • @TheRrobio
    @TheRrobio8 ай бұрын

    Estrutura educacional é um assunto muito complexo. Boa parte dos problemas seriam direcionados pra soluções possíveis se os professores fossem ouvidos sobre o seu objeto de estudo e trabalho. Enquanto tiver economista gerindo educação - nas mais variadas instâncias da política pública - vai ser isso aí mesmo: padrões arcaicos, obsoletos e ineficazes de se conectar com a realidade. (muitas questões fundamentais que atravessam a educação sequer são da competência da educação, como políticas de Estado e Planejamento de Sociedade. Não vejo isso sendo sequer debatido)

  • @leonardopassos1771
    @leonardopassos17717 ай бұрын

    Minha filha é revoltada com a prática no ensino.

  • @roqueprime4077
    @roqueprime40776 ай бұрын

    Pq q termodinâmica e eletricidade é tão chato?

  • @mronhbr
    @mronhbr8 ай бұрын

    uma vez me questionaram isso.. falei de forma muito rasa que "até uns 10% da velocidade da luz é newton.. depois disso é Einstein... como tu anda de carro e não de foguete.. aprende newton primeiro" resolvi o problema hhahahahaha

  • @biela8977
    @biela89778 ай бұрын

    😀

  • @ricardowilliamdasilva2702
    @ricardowilliamdasilva27027 ай бұрын

    Meu professor de história nem da aula e quer que a gerente saiba de tudo

  • @thiagocosta1184
    @thiagocosta11848 ай бұрын

    Pior que vejo muita gente ainda buscando escolas e professores co mo ensino tradicional. Querem que os filhos aprendam como os avós aprenderam em 1950. Ainda irá passar muitas gerações para que mude alguma coisa.

  • @gab0nezio
    @gab0nezio7 ай бұрын

    6:36 du nada o cara manda um Felipe Neto oxi

  • @allanrodt3596
    @allanrodt35968 ай бұрын

    As matérias mais importantes são português e matemática. Acho que deviam enxugar bem o ensino médio mantendo português e matemática e mais duas ou três matérias e pronto.

  • @wellesmorgado4797

    @wellesmorgado4797

    8 ай бұрын

    O pior é que eu concordo com você. No ensino médio dos USA, física é escolhida por pouca gente, muitas vezes como advanced placement (AP). os cursos tipo AP ajudam a pessoa a conseguir admissão em áreas tipo STEM. Mas mesmo assim, os resultados do PISA dos USA são muitíssimos melhores em ciências e matemática que os nossos, mesmo com essa quantidade enorme de matérias que os alunos tem que aprender pro enem.

  • @Balacypax

    @Balacypax

    8 ай бұрын

    Discordo, melhor ensinar ingles na primeira infancia q eh a hora certa, mais tarde educacao economica.

  • @Senhor.Antonio
    @Senhor.Antonio8 ай бұрын

    1 ano Serjão, só 1 ano de chão de fábrica e depois vc me conta o que é educação.

  • @nattocarvalho9039

    @nattocarvalho9039

    8 ай бұрын

    E o que uma coisa tem a ver com a outra?

  • @kikaolanchesoficial

    @kikaolanchesoficial

    8 ай бұрын

    Chega a ser digno de pena o nível desse argumento.

  • @KaioSimione
    @KaioSimione8 ай бұрын

    Críticas, críticas e críticas. Não desmerecendo nenhum dos dois, mas é muito fácil falar de uma posição onde seu trabalho e sua divulgação alcancam um público nichado na internet. A realidade de uma sala de aula é muito diferente disso, e também varia a depender da realidade de onde a escola está inserida, críticas são bem vindas quando vem para melhorar, criticar para ganhar visualização apenas prejudica o cenário educacional.

  • @gustavohenriqueribeiro271

    @gustavohenriqueribeiro271

    8 ай бұрын

    Amigo, realmente é difícil um professor sozinho conseguir ensinar de forma a acatar a visão do Guisoli e do Sacani.Mas eles mesmo falaram "A reforma é de cima para baixo" Além do mais as críticas deles são verídicas e não só para conseguir visualizações como vc falou

  • @pedrovitor3968

    @pedrovitor3968

    8 ай бұрын

    Não acho que as críticas deles vão prejudicar o cenário nacional da educação, realmente não consigo ver uma forma de impactarem dessa maneira. De toda forma, concordo com seu ponto da necessidade de críticas atreladas a soluções. Talvez um vídeo de "sugestões sobre como melhorar a educação brasileira" fosse mais relevante para a transformação educacional do Brasil

  • @awolpert85

    @awolpert85

    8 ай бұрын

    ​@@pedrovitor3968perfeita colocação. Tive a sensação de "e daí?" ouvindo às críticas dos dois. Entendo o que querem dizer, mas fiquei querendo a solução. Começando agora a "lecionar". Estou nessa de querer fazer diferente, de tentar engajar os alunos. Mas aí pesquiso, pesquiso, pesquiso e não acho uma solução concreta para iniciar a mudança. Usa gameficação! Como eu ensino Báskara com gameficação? Como eu saio das aulas tradicionais quando os conteúdos cobrados nas grandes avaliações são os tradicionais? Falando sério, aceito sugestões. Quero estudar a respeito, mas vejo pouco material de qualidade.

  • @pedrovitor3968

    @pedrovitor3968

    8 ай бұрын

    @@awolpert85 também sou professor, amigo. Vou deixar aqui uma técnica que tenho usado e tem gerado bons frutos com os alunos. Primeiro, é importante desapegar da dicotomia "decorar X aprender" e ter ciência que o conhecimento é consolidado em cima de dois pilares "entender & memorizar". O entendimento é vital para entender a aplicação e facilitar a memorização, porém, de nada adianta entender e esquecer após um tempo. Por conta disso, tenho trabalhado com cartões no Anki (um aplicativo de flashcards). Uso a extensão "Enhanced Cloze 2.1 v2" para escrever a demonstração e ocultar pontos chaves dela. Por exemplo: digamos que eu quero mostrar a dedução da resolução de uma equação do primeiro grau. Então escrevo da seguinte maneira: RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU Ponto de partida: ax + b = 0. x = ? ax + b = 0 => ax + b - b = 0 - b => ax = -b => ax/a = -b/a => x = -b/a Os alunos, quando forem responder o cartão no Anki, verão algo como: RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU Ponto de partida: ax + b = 0. x = ? ax + b = 0 => □ => □ => □ => x = □ Conforme o aluno clica em cima do "□" o conteúdo oculto embaixo dele é revelado. Se ele tiver errado algum dos termos ocultos, então já considera como falha. No início da aula, demonstro a base da teoria de forma sucinta e compreensível. Depois, separo 10 min para que cada aluno responda seu cartão no Anki. O Anki utiliza um sistema de revisão espaçada. Amanhã, quando os alunos abrirem o Anki, vai haver esse mesmo cartão para eles responderem, se acertarem, o Anki só pergunta de novo daqui 3 dias, porém, se errarem, o Anki pergunta de novo em 10 minutos, depois em 1 dia. Lembre sempre de estimular os alunos a responderem o Anki em casa, todos os dias. Dessa forma, eles podem abrir o Anki e o próprio aplicativo vai dizer o que precisa ser revisado ou não. Quanto mais acertam, menos revisam. Quanto mais erram, mais revisam. Depois desses 10 min, faço exercícios com eles e o entendimento da turma melhora exponencialmente, já que todos compreenderam e memorizaram as etapas da demonstração.

  • @bulbasauro4391

    @bulbasauro4391

    8 ай бұрын

    Um grande influente nesse assunto e que daria um baita debate é o professor de psicologia Alberto Delisola.

  • @marcossilva-mi7wm
    @marcossilva-mi7wm8 ай бұрын

    Cara, ambos não entendem nada de educação. Discussão super fraca. Nunca nem leram a LDB, nem o novo ensino médio, não conhecem como é o trabalho do professor do ensino básico. Que tRistreza!

  • @rubinhothebig

    @rubinhothebig

    22 күн бұрын

    É uma discussão informal, mas mais produtiva do que aquelas palestras chatas de gestores da educação que também não pisam em sala de aula...

  • @felipeestranho6672
    @felipeestranho66728 ай бұрын

    Fica difícil aceitar as críticas de um profissional que tem doutorado e não consegue sequer tratar os vícios na fala 😢🫤

  • @patrizioaguilarfuzinato2094

    @patrizioaguilarfuzinato2094

    8 ай бұрын

    o contexto que ele estava era informal, senhor doutor...

  • @wendellkenneddy8

    @wendellkenneddy8

    8 ай бұрын

    sim irmão, porque todo mundo fala na norma padrão em uma conversa do cotidiano, né? pelo amor de Deus.

  • @pedrohjordao4941

    @pedrohjordao4941

    7 ай бұрын

    Parece q um aluno medíocre ficou magoado com fatos

  • @luisclaudiomata6126
    @luisclaudiomata61268 ай бұрын

    Eu vi foi muita soberba! Um diálogo cansativo, carregado de vícios de linguagem, de contradições e de muitas críticas. Façam, também, uma autorreflexão! Falou-se em tecnologia, como recurso para melhorar as aulas, quando se percebe que em muitas escolas, sequer têm acesso à internet.

  • @ARunningCitizen

    @ARunningCitizen

    Ай бұрын

    Então apoie políticos que estajam dispostos a investir em tecnologia nas escolas e não em bolsa vagabundo