Conversas sobre Arte | Arte Contemporânea: arte fora de si

No projeto Conversas sobre Arte, diferentes convidados apresentam uma aula especial em torno da História da Arte. A cada encontro do ciclo, conversamos sobre um recorte histórico distinto entre as expressões de arte, tratando de sua produção, principais nomes e movimentos, além de estabelecer a relação com o contexto sociocultural de cada época.
Na edição de janeiro, o crítico, historiador da arte e atual diretor-curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Francisco Dalcol, apresenta o painel sobre arte contemporânea, tratando da genealogia da expressão artística própria de nossos tempos.
Fornecemos certificado de participação.
Solicite o seu escrevendo para instituto.ling@institutoling.org.br
Sobre o professor:
Francisco Dalcol é pesquisador, crítico, historiador da arte, curador, professor, jornalista e editor. Atual diretor-curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS - inserir link www.margs.rs.gov.br/ ). Professor-colaborador da especialização em Práticas Curatoriais do Instituto de Artes da UFRGS, ministra disciplinas como Crítica de Arte, Estudos Curatoriais e Expositivos, e História das Exposições. Doutor em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento no exterior no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Em 2019, foi agraciado com o prêmio de Curadoria no Açorianos de Artes Plásticas, da Prefeitura de Porto Alegre. Ganhou a 1ª menção honorífica no Incentive Prize for Young Critics 2016, concedido pela International Association of Art Critics (AICA). Foi editor, repórter e crítico de arte do 2° Caderno do jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS), entre 2012 e 2016. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Além de se dedicar à investigação teórica e histórica sobre estudos expositivos, curatoriais e história das exposições, sua atuação curatorial envolve projetos com artistas históricos e contemporâneos e com acervos privados e públicos, desenvolvendo exposições individuais e coletivas em museus, instituições e galerias, assim como a editoração de catálogos, livros e publicações de arte.
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Пікірлер: 6

  • @Instituto_Ling
    @Instituto_Ling2 жыл бұрын

    Quer saber um pouco mais? Acesse o conteúdo exclusivo que preparamos: bit.ly/ArteContemporanea-Explore

  • @marcoscaio6034
    @marcoscaio60343 жыл бұрын

    Que aula bonita de assistir, uma exposição mt profícua sobre a arte. Continuar acompanhando o trabalho do Francisco Dalcol.

  • @AntonioCarlos-bp8jm
    @AntonioCarlos-bp8jm2 жыл бұрын

    Excelente aula. Arte contemporânea ainda é uma incógnita pra muitos. Concordo que o interesse pela arte não é uma condição inata, mas o gosto pelo belo, acredito que sim. Por exemplo, se colocar diante de uma criança de tenra idade uma máscara de um monstro, ou outra de feições angelicais, com certeza muitas crianças terão reações semelhantes. Ou seja, choro diante da primeira, e ternura em relação a segunda.

  • @user-tq9rs4ng1n
    @user-tq9rs4ng1n10 ай бұрын

    Parabéns! Ótima aula!

  • @Nandaterra
    @Nandaterra3 жыл бұрын

    É como o ar que se respira!!! é tão essencial quanto comer e dormir...

  • @mariadagracabarcellos9251
    @mariadagracabarcellos92513 жыл бұрын

    Parabéns, ótima aula. Obrigada

Келесі