Como Santa Catarina erradicou a febre aftosa?

Ғылым және технология

Em 25 de maio de 2007, Santa Catarina recebeu da Organização Mundial de Saúde Animal o certificado de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. A conquista deste status sanitário beneficiou a cadeia produtiva e abriu muitos mercados no exterior para a carne catarinense.
Já são mais de trinta anos sem registro da doença nos rebanhos de Santa Catarina e muitas pessoas não vivenciaram ou não recordam o longo caminho percorrido para erradicar a doença. Neste vídeo, os profissionais da Cidasc contam como era o trabalho junto aos produtores para fazer o controle da febre aftosa com a vacinação, até chegar o momento em que foi possível dispensar a vacina sem colocar em risco a sanidade animal. O presidente do CRMV/SC, Moacir Tonet, relata também sua experiência como estudante e médico-veterinário durante as campanhas para erradicação da febre aftosa.
Esta história precisa ser lembrada para valorizar esta conquista e manter todos (técnicos, veterinários, produtores, agroindústria..) atentos. Os cuidados com sanidade animal precisam ser mantidos para evitar reintrodução de doenças, preservando a pecuária catarinense, a renda do produtor e a capacidade de produzir alimentos seguros para o consumo humano.
*****
Se você gostou deste vídeo e quer ficar por dentro de todas as atualizações da Cidasc, não esqueça de se inscrever no nosso canal do KZread e ativar o sininho de notificações para não perder nenhum conteúdo!
Além disso, siga-nos nas nossas redes sociais para obter informações exclusivas e interagir conosco.
Facebook: cidascoficial/
Instagram: cidascoficial
Twitter: cidascoficial
Site: www.cidasc.sc.gov.br/

Пікірлер

    Келесі