Como é que é? | Por que introduzir filosofia para crianças desde cedo?

A Coleção Folha Pensadores para Crianças acaba de chegar às bancas por R$ 24,90.
Como em todos os livros da coleção, a narração é em primeira pessoa. No caso do segundo volume, é o próprio Nietzsche quem conta sua história, explicando que nasceu na Alemanha em 1844 e recebeu o nome de Friedrich em homenagem ao rei.
"Desde pequeno, sempre gostei muito de estudar e pensar sobre coisas importantes, como a escola, os amigos e o que a gente acredita", relata o narrador.
De forma lúdica e ilustrada, o livro apresenta às crianças não apenas alguns dos principais pensamentos de Nietzsche, mas também sua visão de vida e como ele enfrentava as dificuldades.
Para comentar o tema, Isabella Faria recebe a jornalista e escritora Lia Block.
Ao vivo, de segunda a sexta-feira, o programa Como é que é? convida repórteres, editores e colunistas do jornal para discutir política, economia, cultura, educação, tecnologia e tudo o que for assunto no país.
A transmissão ocorre pelos canais do jornal no KZread, no Facebook e na Twitch.
Depois da exibição ao vivo, todos os episódios também ficam disponíveis em formato de áudio nos principais agregadores de podcast.
Leia mais na Folha
folha.com/glrahme0
Veja outros programas:
www1.folha.uol.com.br/folha-t...
Assine a TV Folha
goo.gl/EBg4ag
Instagram
/ folhadespaulo

Пікірлер: 25

  • @nicolaspelicioni
    @nicolaspelicioniАй бұрын

    A filosofia para crianças começa a ser discutida depois dos 18 minutos. Eu esperava uma discussão a respeito da capacidade infantil de construir um repertório filosófico. No final, foi só uma propaganda da coleção Folha...

  • @leonardosoutello8440
    @leonardosoutello8440Ай бұрын

    Como doutor em filosofia -- às vezes -- eu pensoem largar minha pesquisa e ir trabalhar com crianças. Certamente é algo muito mais importante no nosso período histórico do que avançar os limites do conhecimento deuma área. Levemmais filosofia para crianças.

  • @bbc7095
    @bbc7095Ай бұрын

    Nietzsche açucarado é um novo patamar da filosofia Pop, por essa eu não esperava. Se a criança tiver curiosidade depois pelos livros do próprio autor, imagino a encrenca que vai ser na família, na escola, na sociedade em geral. Mas duvido a Folha conseguir popularizar Kant e Hegel, por exemplo. Filosofia propriamente dita é inacessível até para a maioria dos adultos.

  • @joicecruz783
    @joicecruz783Ай бұрын

    Além de não abordar de fato a discussão sobre filosofia p crianças, ainda mostrou uma coleção sobre o tema enquanto dizia q era algo difícil kkkkk

  • @MenaideDefatimaesperidiao
    @MenaideDefatimaesperidiao15 күн бұрын

    Paz do Senhor pastor eu estou assistindo o programa muito bom é benção

  • @magicianlg
    @magicianlgАй бұрын

    Meus filhos consomem livros VORAZMENTE. A dificuldade em minha casa é encontrar espaço para guardar a imensa quantidade de livros que eles têm, bem como fazer com que eles parem na hora das refeições. Os mais velhos (com idade de 12, 10 e 8) leem também para os mais novos (6, 3 e 1), mas mesmo os de 6 e 3 folheiam livros e revistas em quadrinhos diariamente. Além de brincarem bastante com os amigos, é claro. Agora, isso só é possível porque eles não têm acesso a telas (celular, tablet, TV)...

  • @danielfaccio6735
    @danielfaccio6735Ай бұрын

    Bom dia.. Em tempos de negacionismo... Parabéns pela idéia!!!!

  • @ampliando551
    @ampliando551Ай бұрын

    Dei aula a partir dos 10 anos. Foi significativo

  • @Mauro-if1ok
    @Mauro-if1okАй бұрын

    Sou bacharel em filosofia, mas acho que crianças devem aprender matemática, português, inglês e informática...

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobrunoАй бұрын

    Pensamento crítico é fundamental

  • @gledsonlima4747

    @gledsonlima4747

    Ай бұрын

    crítico ao ponto de questionar tudo e todos.

  • @victorpetrarca2471

    @victorpetrarca2471

    Ай бұрын

    .... somente a partir do momento que vc sabe realmente o que está criticando. Eu diria que a maioria dos brasileiros não tem pensamento crítico, mas somente reverbera um discurso pronto, sem refletir adequadamente a respeito.

  • @victorpetrarca2471

    @victorpetrarca2471

    Ай бұрын

    ​@@gledsonlima4747isso aí é burrice misturado com descontentamento. Não é pensamento crítico.

  • @gledsonlima4747

    @gledsonlima4747

    Ай бұрын

    @@victorpetrarca2471 não kkkkkkkk tanto é que Kant fez isso

  • @victorpetrarca2471

    @victorpetrarca2471

    Ай бұрын

    @@gledsonlima4747 kkkkkk.... de jeito nenhum.

  • @paulocesarsiqueiraguimarae5761
    @paulocesarsiqueiraguimarae5761Ай бұрын

    Criança hoje em dia tem que aprender a não ficar no celular, a brincar, a fazer atividades manuais, onde exige concentração e usa o físico. Mas sempre bom filosofar um pouco....

  • @Filipe1983
    @Filipe1983Ай бұрын

    👍

  • @bbc7095
    @bbc7095Ай бұрын

    Discordo radicalmente desse clichê que identifica as questões filosóficas com as perguntas infantis. É necessário ter muita experiência e repertório de estudos para formular ou mesmo para compreender adequadamente uma questão filosófica. Claro que é válida a tentativa de iniciar crianças na filosofia, mas não é simplesmente identificando a curiosidade de crianças com a reflexão de verdadeiros pensadores que isso vai funcionar.

  • @pjf721
    @pjf721Ай бұрын

    Seuma crianca ler a biblia e ela só é sua propria interprete .naomprecisa de pensadores pra di?er pra ninguem o que é certo ou errado pois o CRIADOR as escreveu na linguagem em que todas as idades compreendem muito bem

  • @alanquelton6610
    @alanquelton6610Ай бұрын

    Filosofia só faz mal, me arrependo amargamente de ter começado a refletir. Pra dar esssa porqueira pras crianças?

  • @vinialves5977
    @vinialves5977Ай бұрын

    Contraditório é ver a Folha defender tais teses freireanas, lindas mesmo, da filosofia para crianças, enquanto ataca o progressismo e apoia fascistas, nem tão limpinhos e cheirosos, mas bem neoliberais, como Tarcísio de Freitas. Explique-se aos seus leitores, por favor!

  • @cleitondecarvalho431
    @cleitondecarvalho431Ай бұрын

    muitos pseudo-filósofos não passam de intelectualoides. Qual a vantagem de ensinar isso pro garoto ? ensina estoicismo, e deixa o resto pra quem se interessar.