Como prevenir a Podridão Radicular no Alface

Ғылым және технология

O Pythium spp. atinge principalmente as raízes e quando ataca as plântulas, elas começam a tombar, o que chamamos de 'damping-off'. Mas também pode causar amolecimento, necrose e apodrecimento da raiz.
Evitar condições que favoreçam esse patógeno é a melhor estratégia! Evite o excesso de água, temperaturas elevadas e sempre mantenha o ambiente e ferramentas limpos!!

Пікірлер: 6

  • @rafamenino
    @rafamenino6 ай бұрын

    Ótimas dicas 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @meninodescomplique

    @meninodescomplique

    6 ай бұрын

    Obrigada 😃

  • @geancarlosbritosantos
    @geancarlosbritosantos6 ай бұрын

    Parabéns 👏

  • @meninodescomplique

    @meninodescomplique

    5 ай бұрын

    Muito obrigado!!

  • @user-cg5ux5vy2r
    @user-cg5ux5vy2r6 ай бұрын

    Ola, tudo bem? Ele causaria podridão mole no talo da alface?

  • @meninodescomplique

    @meninodescomplique

    6 ай бұрын

    Olá! A podridão radicular no alface é causada principalmente pelo Pythium spp. (Oomiceto) enquanto que a podridão mole no talo é causada por um patógeno diferente, o Pectobacterium/Erwinia spp. (Bactéria) A podridão mole ocorre quando temos alta umidade, temperatura elevada e ferimentos na planta; o excesso de nitrogênio também pode deixar a alface com o tecido sensível e assim, facilitar o ataque do patógeno. Para ela, a forma de controle é mais simples do que a Podridão radicular. Você deve utilizar água livre de contaminantes (Bactérias), remover plantas doentes do local e destruir os restos culturais, evitar ferimentos na planta durante os tratos culturais, adubação equilibrada, redução do excesso de umidade ao usar um espaçamento maior entre plantas, controle de insetos, rotação de culturas

Келесі