Claudionor Cruz e Galo Preto - Dia do Preto Velho (Claudionor Cruz) - 1978

Музыка

Claudionor José da Cruz (Paraibuna, Simão Pereira, MG, 1 de abril de 1910 - Rio de Janeiro, 21 de junho de 1995) foi um compositor e instrumentista brasileiro.
Filho de mestre-de-banda, seus irmãos tocavam trombone, pistom e bombardino, enquanto ele tocava caixa. Iniciou carreira profissional tocando cavaquinho e, com vinte anos, já tinha tocado em vários conjuntos famosos. Em 1932 forma o Claudionor Cruz e seu Regional, passando a tocar violão. De 1932 a 1969, atuou nas rádios Tupi, Nacional, Globo e Mundial, e na TV-Rio e TV Educativa, no Rio de Janeiro RJ, e na TV Excelsior e TV Cultura, de São Paulo SP. Em 1935, sua primeira composição, Tocador de violão (com Pedro Caetano), foi gravada na Odeon por Augusto Calheiros. Nessa época, passou a tocar violão tenor. Durante as décadas de 1940 e 1950, seu regional foi o grande rival do conjunto de Benedito Lacerda, com o qual revezava nas gravações e nas rádios. Durante muitos anos foi baterista, trabalhando também como vendedor de livros e operador de carga do cais do porto. Desde a fundação dirigiu seu Regional, só abandonando essa atividade quando a música estrangeira invadiu as rádios. Com mais de 400 gravações, foi homenageado em agosto de 1995 no espetáculo Um poema na terra, no Espaço BNDES, Rio de Janeiro.
A gravação em questão apresenta autoria controversa, o Instituto Moreira Salles afirma que a composição é de José de Freitas, a Casa do Choro afirma que é de Claudionor apenas, e o Instituto Memória Musical Brasileira afirma que é de ambos, para evitar conflitos e por achar mais plausível, resolvi colocar no título a dupla autoria, se alguém tiver uma prova cabal e incontestável favor entrar em contato.

Пікірлер: 1

  • @AbelSidney
    @AbelSidneyАй бұрын

    Maravilha! Um belo choro homenageando as acolhedoras entidades dos nossos terreiros.

Келесі