Cemig - Publicação Especial - Prêmio Aberje 2023

O livro teve a participação do jornalista Bernardino Furtado. O trabalho sensível e acolhedor dele ajudou as pessoas a relatarem suas histórias por meio de perguntas-chave. As entrevistas ocorreram em 130 comunidades. Para a elaboração do material, os quilombolas não eram apenas os beneficiários do projeto, mas os protagonistas de uma história contada por eles mesmos.
Com 212 páginas, o livro Quilombolas - Cemig no campo foi além de um projeto focado em levar a eficiência energética às comunidades mineiras: ele se tornou uma oportunidade de tornar as comunidades quilombolas protagonistas, com voz, memórias para apresentar a realidade atual das pessoas que vivem nesses locais. O livro foi lançado em junho de 2022, no programa Sempre um Papo, no auditório da Cemig. O evento, apresentado pelo jornalista Afonso Borges, recebeu Tayná Rodrigues do Rosário, moradora de uma das comunidades atendidas pelo projeto, e Cássio Adriano Garcia, colaborador da Cemig e membro do Comitê de Diversidade da companhia.
O Cemig no campo teve investimento de R$ 6,7 milhões em toda sua realização e, apenas o livro, R$ 173 mil. A publicação obteve repercussão positiva na imprensa. Na maioria das matérias, foi ressaltado o projeto e o desdobramento para a produção do livro que teve mil exemplares distribuídos para autoridades municipais, estaduais e federais. A estratégia de divulgação do livro também fez parte das festividades do aniversário de 70 anos da Cemig.

Пікірлер