CASTELO DE BRAGANÇA - Castelos de Portugal - Trás-os-Montes - Bragança - Portugal

Na área do actual concelho de Bragança, existia já uma povoação importante ao tempo da ocupação romana. Durante algum tempo, teve a designação de "Julióbriga", dada a Brigância pelo imperador Augusto em homenagem a seu tio Júlio César.
Destruída durante as guerras entre cristãos e mouros, encontrava-se em território pertencente ao mosteiro beneditino de Castro de Avelãs quando a adquiriu, por troca, em 1130, Fernão Mendes de Bragança, cunhado de Dom Afonso Henriques. Reconstruída no lugar de Benquerença, Dom Sancho I concedeu-lhe foral em 1187, e libertou-a em 1199 do cerco que lhe impusera Afonso IX de Leão, pondo-lhe, então, definitivamente, o nome de "Bragança".
O regente Dom Pedro, em 1442, elevou Bragança a cabeça de ducado concedido a seu irmão ilegítimo dom Afonso, 8º conde de Barcelos, que fora genro de Dom Nuno Álvares Pereira.
Em 1445, Bragança recebeu a concessão de uma feira franca e, em 1464, Dom Afonso V elevou-a à categoria de cidade.
A 5 de março de 1770, Bragança tornou-se sede duma diocese. Passou a ter unida a si, desde 27 de Setembro de 1780, a diocese de Miranda (criada a 22 de maio de 1545), ficando a sede em Bragança, e por isso a designação oficial da diocese é de "Bragança e Miranda".
Foi feita Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a 26 de Abril de 1919.
Aceita-se que primitiva ocupação humana do local deu-se em local vizinho da atual cidade, onde se ergueu um castro no período Neolítico. Após a Invasão romana da Península Ibérica essa defesa teria sido reformulada, dominando a estrada romana que teria cortado a região. Quando das invasões bárbaras foi denominada como Brigância e, posteriormente, ocupada pelos Muçulmanos, vindo a ser arrasado durante as lutas da Reconquista cristã da península.
Existe pouca informaçao acerca da primitiva cerca defensiva aqui realizada, pois a grande obra militar de Bragança deu-se já a caminho para o final da Idade Média. De acordo com os estudos de Paulo Dórdio Gomes, o interior da cidadela revela, ainda, parte da sua organização viária sanchina, "segundo dois eixos principais que confluem para a Porta da Vila", dispondo-se, entre eles, "blocos trapezoidais contendo séries de lotes com edifícios e quintais"

Пікірлер: 7

  • @elsasantos6547
    @elsasantos65475 ай бұрын

    Obrigado pela partilha através do lindo vídeo sobre a história da cidade de Bragança e do seu castelo que depois de muitos séculos ainda se encontra bonito

  • @carlosmorais1967

    @carlosmorais1967

    5 ай бұрын

    Muito bonito, Bragança, o Castelo, tudo bem cuidado, parabéns pela postagem!! ❤

  • @carlos.almeida.mototurismo

    @carlos.almeida.mototurismo

    5 ай бұрын

    Obrigado Elsa

  • @carlos.almeida.mototurismo

    @carlos.almeida.mototurismo

    5 ай бұрын

    Obrigado Carlos

  • @jorgematos8820
    @jorgematos88202 ай бұрын

    Bragança, um local onde as histórias se entrecruzam e também o seu património, disso não tenhamos a mínima dúvida. Fundamental é sabermos manter essas histórias em boa memória, como por exemplo; deveríamos dar mais destas disciplinas nas escolas. Um grande abraço amigo Carlos. Boa continuação com este trabalho. Uma saudação Motard ✌💪💪

  • @carlos.almeida.mototurismo

    @carlos.almeida.mototurismo

    2 ай бұрын

    Eu acho que vivemos uma fase em que não estamos a dar grande valor à nossa história e são pessoas como o Jorge e eu que tentamos manter essa história viva e de a dar a conhecer dentro do possível! Abraço Jorge!

  • @jorgematos8820

    @jorgematos8820

    2 ай бұрын

    @@carlos.almeida.mototurismo Por vezes dou graças a Deus por existir redes sociais, como por exemplo o KZread e Facebook, que é através destes que vamos tomando conhecimento de muitas coisas bonitas que possuímos em Portugal, caso contrário a contar com as televisões e rádios portuguesas, ainda viviamos na idade da pedra, sem qualquer conhecimento da vasta riqueza que temos no nosso país ! Um grande abraço amigo Carlos. Uma saudação motard✌💪