No video

Caravana em sua defesa, sim, e dai?- Mari Ella

* Assine o Canal!* e tenha qualidade de vida durante os seus estudos (concurso, tcc, monografia, pós, mestrado ou doutorado, só vem!) : kzread.info...
Instagram:
/ marielladeoliveiracosta
Facebook: facebook.com.br...
Twitter: / _mari_ella_
Lattes: lattes.cnpq.br/...
Researchgate: www.researchga...
Nossos canais em podcast:
Spotify: open.spotify.c...
Deezer - www.deezer.com...
PocketCasts: pca.st/x045edel
Google Podcast - www.google.com...
Apple Podcasts: podcasts.apple...
RadioPublic: radiopublic.co...
Overcast: overcast.fm/it...
Tem mais dúvida? Comente aqui!
Gostou do vídeo? Curta, compartilha e assine o canal para ser avisado dos novos conteúdos!
Existe vida além da vida acadêmica!
Estudar e se formar não significa sofrer e acabar com a sua família, suas amizades, com você!
Assine o Canal de graça e receba as dicas toda semana!

Пікірлер: 7

  • @risiarodrigues1
    @risiarodrigues12 жыл бұрын

    Parabéns!

  • @mariadelourdes9795
    @mariadelourdes97952 жыл бұрын

    Mari, bom dia! Eu penso que banca de Doutorado não é excursão turística. Penso q a banca de Doutorado é uma sessão pública, sim. Mesmo assim é uma sessão acadêmica e precisa ser realizada, de acordo com o orientador (a). Penso que a banca pode ser assistida por colegas, amigos e profissionais da área. Família é importante, Doutorado é importante; tudo tem o seu lugar na vida do Doutorando e na sociedade. Eu defendi a Tese de Doutorado, na UFRJ, em 2005 e depois, eu apresentei aos meus pais e aos meus sobrinhos, em sessão privada, de modo informal. Foi maravilhoso. Penso que banca precisa ser combinada, sim, com o orientador (a). Penso que abusivo é aluno pensar q a tese é só dele. Então, eu pergunto: você/ doutorando escreveria a sua tese sozinho? Claro que não! Penso q o aluno pode convidar quem quiser para a sessão pública de defesa de tese, sim. Mas, que seja de comum acordo com o (a) orientador (a). Respeito qualquer opinião diferente da minha. Penso que defesa de tese é um debate teórico entre pares e não um espetáculo para inglês ver.

  • @mariadelourdes9795

    @mariadelourdes9795

    2 жыл бұрын

    Eu já vi vários micos em banca de Trabalhos de Conclusão de Curso. Vou citar alguns: 1) uma esposa de um mestrando que foi assistir a defesa da Dissertação dele e depois da sessão ficou oferecendo bebida alcoólica para a banca e os demais presentes; 2) uma aluna de Graduação que ficou intrigada com a orientadora, pq a banca apresentou sugestões para o amadurecimento do trabalho dela (dentro do que se espera de uma banca); sendo q a aluna havia convidado a Chefe dela e queria promoção imediata na empresa onde trabalhava; 3) uma ex- colega q convidou a mãe para a defesa do Projeto de Monografia; a mãe ficava fotografando o tempo todo e atrapalhando a sessão; detalhe: a aluna não concluiu o trabalho; a mãe dela não permitiu que ele fizesse uma pesquisa de campo para a conclusão do trabalho. Falou q seria perigoso (a moça visitar empresas e aplicar questionários). Eu ficaria constrangida se um convidado meu não compreendesse o conteúdo do debate. E mais ainda, se um convidado meu não se sentisse inserido no espaço social q ele (a) estaria pisando.

  • @mariadelourdes9795

    @mariadelourdes9795

    2 жыл бұрын

    Penso que a tese é para ser difundida, sim; apresentar a tese para a banca, depois f outras apresentações mais simples (ou mais sofisticadas) e menos formais (ou até mais formais) poderão ser feitas, de acordo com o perfil de cada grupo (interlocutor).

  • @mariadelourdes9795

    @mariadelourdes9795

    2 жыл бұрын

    Até gostaria que você apresentasse a sua tese aqui no Canal, Mari. Gratidão!

  • @mariadelourdes9795

    @mariadelourdes9795

    2 жыл бұрын

    E também penso q vale a pena observar quantas pessoas vão caber na Sala/Auditório, onde o trabalho será defendido para que os convidados fiquem bem acomodados. E, lembrando q em tempos de Pandemia, se a defesa for on line, quantos convidados poderão participar da live para que a transmissão não fique pesada?Sugiro que pergunte aos administradores dos provedores utilizados na transmissão. E tb, evitar aglomeração, por medida de segurança. A defesa da tese em si já é uma grande conquista e ficará guardada para sempre em nossas mentes e em nossos corações. E por fim, Mari, penso que cada um tem um estilo de viver de sonhar e de compartilhar os sonhos e conquistas. A minha família não foi para a defesa da tese que apresentei, mas participou, se sentiu inserida e usufruiu dos resultados da conquista (em termos afetivos, sociais e financeiros).

  • @mariadelourdes9795

    @mariadelourdes9795

    2 жыл бұрын

    @Vanessa Camelo se for tese para público diversificado, o orientando precisa apresentar para a banca e depois, fazer uma fala rápida, resumindo o conteúdo do trabalho para o público, se a banca assim consentir, em conversa prévia. Essa é a minha humilde opinião; respeito opinião diferente da minha.