Camuflagem no Autismo - 5 Prejuízos de Fazer Masking

Camuflagem no Autismo - 5 Prejuízos de Fazer Masking
🎬 Hoje, temos um tópico muito importante para discutir: os prejuízos da camuflagem autística. Se você ou alguém que você conhece está no espectro autista, este vídeo pode facilitar a compreensão desse tema e a oferta do suporte mais adequado.
🔍 5 Prejuízos causados pelas estratégias de camuflagem, principalmente em mulheres autistas:
1️⃣ Atraso no Diagnóstico
Entenda como a camuflagem pode ser um grande obstáculo para um diagnóstico precoce e preciso.
2️⃣ Esgotamento Físico e Mental
Descubra o custo emocional e físico da camuflagem e como isso pode afetar a qualidade de vida das pessoas neurodivergentes.
3️⃣ Baixa Autoestima
Saiba como a camuflagem pode rebaixar a autoestima e o que você pode fazer a respeito.
4️⃣ Desafios para Construir a Própria Identidade
Veja como o masking pode dificultar o cultivo de características próprias.
5️⃣ Isolamento Social
Embora a camuflagem possa parecer uma solução para vários problemas, muitas vezes o masking leva ao isolamento social.
Espero que você tenha gostado deste vídeo.
Se você gosta de estudar comigo, por favor, dê um "like" e compartilhe com quem você acha que possa se beneficiar deste conteúdo.
🔔 NÃO ESQUEÇA DE CLICAR EM "INSCREVER-SE" E ATIVAR O SININHO PARA NÃO PERDER NENHUM CONTEÚDO FUTURO! 🔔
#autismofeminino #fonoaudiologia #neurodiversidade
----------
🎭 Inscreva-se na Imersão Camuflagem Autística:
pay.hotmart.com/M86495391T?of...
🧠 Para participar da MasterClass Autismo Feminino, clique no link e se inscreva:
lygiapereira.com.br/autismo-f...
♾️ Instagram: / lygiapereira.psi
🔗 E, se você deseja adquirir um exemplar do livro Simplificando o Autismo, do qual eu sou coautora, clique no link abaixo:
loja.literarebooks.com.br/aut...

Пікірлер: 88

  • @amandaoliveiraesanto
    @amandaoliveiraesanto10 ай бұрын

    O medo não é de sermos reconhecidas como autistas quando a "máscara cai" e sim de sermos etiquetadas como esquisitas, dramáticas, frescas etc. Ser autista nos tira esses rótulos

  • @palomasilvadocarmo6860

    @palomasilvadocarmo6860

    7 ай бұрын

    É oq eu mais quero!😢

  • @nakamura.mp3

    @nakamura.mp3

    Ай бұрын

    Exatamente! Por isso estou atrás do meu diagnóstico, pois sinto que agora que estou na fase adulta muitas coisas que antes eu tentava ignorar agora começaram a me afetar

  • @kleine_Batista
    @kleine_Batista10 ай бұрын

    Gente, estou feliz que, com 53 anos, finalmente consegui o laudo de TEA. Vou receber mesmo é dia 28. Mas o médico do caps me disse agora a tarde que já consta TEA no meu prontuário. Aí vou poder requerer meus direitos. E teus vídeos Lygia foram fundamentais para mim. Até enviei alguns para o médico do CAPS. E foram de grande ajuda os teus valiosos ensinos. Gratidão

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    10 ай бұрын

    Que alegria fazer parte da sua história, Kleine! ♾️ Muito obrigada pela mensagem!

  • @magazinha

    @magazinha

    10 ай бұрын

    Você pode descrever processo de consultas , especialistas até finalmente a aquisição do laudo médico ?

  • @savioc.pinheiro686

    @savioc.pinheiro686

    10 ай бұрын

    👏🏾👏🏾👏🏾

  • @pptree9596

    @pptree9596

    9 ай бұрын

    Bom dia! Sobre os direitos, altistas suporte nível 1 tb tem direitos? Pode aposentar mais cedo?

  • @pamai2005

    @pamai2005

    9 ай бұрын

    ​@@pptree9596tem direitos sim, mas aposentar vai depender se vc não pode trabalhar. Acho que só o seu médico e a perícia pode dizer, independentemente se vc é autista, ou, não. Os direitos, eu estou pesquisando tb.

  • @patriciamacielsouza4127
    @patriciamacielsouza412710 ай бұрын

    Eu não me escondo mais, porém meus traços autisticos estão mais em evidência e me colocam em um outdoor com luzes piscantes, as pessoas do trabalho perceberam até que eu combino os sapatos com as blusas ( porque gosto de padrões), e agora quando eu chego no trabalho todos me olham, camuflar tem um preço, não camuflar tem outro. Depois de assumir meu diagnóstico para ajudar na inclusão de meus alunos autistas, as pessoas olham o autismo na frente da Patrícia. As vezes me sinto liberta e as vezes sinto o peso do diagnóstico, de verdade não é fácil.

  • @nerdpbsb
    @nerdpbsb10 ай бұрын

    Apesar de ser homem a camuflagem é um dos maiores traços que eu sempre tive a vida inteira. Me sentia como se a vida fosse um palco, no qual eu tivesse que atuar o tempo inteiro quando estava com outras pessoas e isso me deixava exausto. Cheguei a exaustão física e mental no meu último emprego por conta disso e eu não sabia que era autista. O diagnóstico veio esse ano e eu entendi tudo. Passei a compreender e respeitar meus limites. Me aceitar! Fiz as pazes comigo mesmo. Antes eu até achava que tinha algum transtorno de personalidade de tão bom que eu era “atuando”, mas isso tinha um custo muito alto pra mim. E muito obrigado, Lygia. Foi graças aos seus vídeos que pude entender melhor o TEA, me identificar e correr atrás do meu diagnóstico. Seu trabalho é magnífico!

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    10 ай бұрын

    Muito obrigada pela mensagem, @nerdpbsb! Fico feliz de saber que os vídeos têm sido úteis e que você se empenhou para conhecer o seu lado espectral! Espero que já esteja mais livre! 🧠

  • @Sla-lp9rk

    @Sla-lp9rk

    8 ай бұрын

    Nossa, exatamente assim!

  • @Aliengrato

    @Aliengrato

    4 ай бұрын

    O que muda saber o diagnóstico?

  • @diogovieira5563
    @diogovieira556310 ай бұрын

    Eu desisti de camuflar no trabalho. Sou o sem educação que nem olha na cara das pessoas. Sorte que sou funcionário público e posso compensar isso simplesmente trabalhando, coisa que meus coleguinhas não fazem, assim o povo acaba até me preferindo a eles.

  • @alessandranaiara4722
    @alessandranaiara472210 ай бұрын

    Eu tô começando a acreditar que sou autista, tenho um filho autista de 5 anos, tô pesquisando muito para compreender todo esse comportamento dele, e lhe dá melhor. Com isso tô vendo muitas coisas que me definem, tenho 24 anos, e aos fins de semana trabalhando em uma pizzaria, eu fico com muita vontade de ligar e dizer que não vou mais, porém necessito de interação para não ficar em casa só em casa, ganhar um dinheiro extra, e eu gosto muito de trabalhar no serviço de servir, continuando, no meio do expediente eu sinto muita dor nas costas, fico com muita dor de cabeça, no dia seguinte eu preciso muito ficar sozinha sem barulhos, e choro muito. Eu também quando tava no ensino fundamental, apanhei de uma menina no 9° ano por ser diferente, perdi todo interesse pela escola, estudava simplesmente por estudar, para passar de ano e etc, hoje isso me trouxe prejuízos terríveis, pois não lembro de quase nada das coisas que foram ensinas na escola. Eu não gosto de sair de casa pra absolutamente nada, quando saio é por não ter outra alternativa, como deixar e buscar meu filho na escola, levar eles para terem um momento de lazer ou terapias, dentistas e coisas realmente necessárias, e hoje foi um dos dias em que precisei resolver várias coisas do dia-a-dia e direitos dele como pessoa com autismo, gente tô com uma super dor nas costas, dor de cabeça, sempre que "ando de carro" fico mega enjoada, de ônibus nem tanto, mais de carro eu fico rangendo os dentes e apertando as mãos com movimentos de abre e fecha. Tenho muita dificuldade em dormir, assim como meu filho, sempre tive desde de criança, tenho muitas memórias de me sentir rejeitada no tempo pré escola. Também tenho essa ressaca social, sensibilidade olfativa, na gravidez foi mil vezes pior, sofri muito com isso, quando sinto dor, não quero ninguém me tocando.

  • @sibora461
    @sibora46110 ай бұрын

    Camaleoa total, mas algumas mascaras estao caindo pq nao tenho mais saude emocional ou física pra continuar , cansei ! Ate pq nunca deixo de ser a estranha

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    10 ай бұрын

    Ser normal deve ser muito chato, né, @sibora461?! 😬 Fico feliz de saber que você está mais à vontade com as suas características espectrais!

  • @Kekeasful
    @Kekeasful10 ай бұрын

    Eu tive uma infância e adolescência muito tranquila pois eu era aceita na minha família do meu jeitinho. Tinha muito terror noturno, enxaqueca, muito inteligente, tímida, amava ficar horas sozinha pescando, arrancava os cabelos, ouvia a mesma música o dia inteiro, me escondia dos amigos etc etc...Vivia no meu mundo particular e era aceita e amada em casa. Os problemas começaram quando conheci meu esposo e tive q lidar com a família dele. Passei a me automutilar (me arranhava, cutucava a unha), desenvolvi uma síndrome muscular de tanta tensão, ansiedade... cheguei ao ponto de me vestir e me parecer com minha sogra. Mas nunca era suficiente. Muitas críticas! Até q tive síndrome do pânico e explodi. Eu quis romper com todos para me encontrar. Quase me separei. Hj tenho 3 filhos lindos, sendo 2 gêmeas. Os 3 têm traços de grau leve e muito inteligentes. Eu passei tantos anos me camuflando e parece q estou me encontrando mas estou cada vez mais isolada. Sinto saudade do eu criança.

  • @Kekeasful

    @Kekeasful

    10 ай бұрын

    Quando preciso sair e ter interação social fico exausta. Parece que fui atropelada por um trem e até febril. Depois q entendi isso acabei me isolando.

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    10 ай бұрын

    Olá, Kekeasful! Muito obrigada por compartilhar um pouco das suas vivências. Lamento que tenha se camuflado tanto... Mas fico feliz por perceber quanta consciência você ganhou ao longo dos anos. A vida mais introspectiva - por escolha - pode ser bastante agradável! E, claro, quando houver oportunidades tranquilas de encontros edificantes, imagino que estará mais resiliente para participar! Grande abraço 💜

  • @colecionandovida
    @colecionandovida9 ай бұрын

    estou muito deprimida e perdi o ânimo de interagir pq tô cansada do repertório que inventei pra ser considerada normal. Odeio a palavra normal.

  • @hellequinm
    @hellequinm10 ай бұрын

    É curioso, eu faço masking, mas não para ser diferente de quem eu sou. Apenas para compreender melhor as outras pessoas e conseguir interagir, eu sempre fui muito calada e isolada em todos momentos sociais, mesmo quando eu tinha algo pra dizer e queria me expressar, não conseguia. Com os anos aprendi meus limites, mas mesmo assim me causa burnout e muita exaustão, o isolamento social é oq eu quero, rs. Mas já percebi que não é saudável para minha mente e corpo, então faço um esforcinho - da minha maneira - para suprir esse social. Sou casada então boa parte já vem do meu relacionamento.

  • @rhegilacoimbra226
    @rhegilacoimbra2264 ай бұрын

    Eu queria muito não disfarçar em momento nenhum. Me sinto esgotada. Gostaria de me arriscar a ser eu mesma o tempo inteiro. Sem disfarce, mesmo em momentos que eu possa considerar necessário. Quero ter coragem de me sentir livre independente das consequências. É como se eu fosse um pássaro com desejo e necessidade de finalmente voar. ❤🦅

  • @juliomariaphsantos4243
    @juliomariaphsantos424310 ай бұрын

    Como tive 1 amizade após 18 anos, depois casei,mudei, perdi a amiga,o tempo passou 🍃🍂 e raramente converso um pouquinho com uma vizinha e camuflo devido não me entenderem... médico da faculdade me encaminhou pro neuro,fui em 2 consulta e mudei,agora indo a psicóloga !!

  • @gabrielarosa2163
    @gabrielarosa21634 ай бұрын

    Estou passando por investigação do meu filho de 5 anos e desde que algumas características nele foram aparecendo eu fui detectando e pesquisando. Me reconheço demais e acho que sou a rainha do masking desde muito cedo e aprendi muitas habilidades que descartariam minha identificação. Lembro de no início da escola ficar maquinando como iria me portar, as frases, entonação , pra ser mais aceita. Passei por avaliação com psicóloga infantil na época mas ao que parece apenas identificou um qi elevado. Me sinto exausta quase o tempo todo, tenho diagnóstico de depressão há mais de 20 anos e interações sociais são o que mais me cansa, sem dúvidas

  • @gabvolks
    @gabvolks10 ай бұрын

    Olá, passando aqui pra dizer que do nada fiquei viciada nesse assunto, a todo momento procuro tudo sobre e tenho me identificado com muitos sinais, nunca fui sequer a um psicólogo, tenho 26 anos, porém, estou começando a cogitar a ir, pois muitas das coisas que vc falou no vídeo eu me identifico, tô sempre me policiando pra parecer mais "normal" pra não me acharem "esquisita" e isso gera uma carga pesadíssima em mim, gostaria muito de entender quem sou, mas a falta de coragem e até mesmo vergonha de procurar um profissional é grande kkk, queria muito que eu pudesse conversar com algum profissional online ou através de vídeo chamada pra eu ganhar confiança...muito interessante o tema...estou desmistificando e quebrando muitos preconceitos com o assunto.

  • @laisdossantosxavier7626
    @laisdossantosxavier76262 ай бұрын

    Eu me esforço pra ir ao lugares só pra não desagradar, eu vou por consideração, mas não queria está ali, as vzs são pessoas tão boas que não quero deixa-las frustadas.😢😢😢

  • @albavaleriagomesdecarvalho1633
    @albavaleriagomesdecarvalho1633Ай бұрын

    Foi devido a meu esforço de querer parecer igual, que tive o laudo negado pelo Detran. Porque mesmo não tendo noção do custo/sacrifício para parecer igual, acharam que por eu ter doutorado e ter realizado contato virtual, não teria direito.

  • @renatacosta3344
    @renatacosta334410 ай бұрын

    Tem chance de ficar automatico e ate a propria pessoa esquecer o que faz ela se sentir mal ou nao?

  • @keylaetiene

    @keylaetiene

    7 ай бұрын

    Tenho essa mesma dúvida...

  • @Odeiofazeruser
    @Odeiofazeruser10 ай бұрын

    Oi Lygia, recentemente recebi o diagnóstico de autismo e gostaria de dizer que seus videos me trazem muito conforto. Vc é uma querida. Eu ainda vou ter que trabalhar muita autoaceitação para conseguir sair desse estado de hiper vigilância e parar de controlar meu comportamento 24 horas por dia, pois escondo as minhas estereotipias até da família. Vai ser uma longa jornada.

  • @fabriciomartins7399
    @fabriciomartins739910 ай бұрын

    Eu chamava isso de me misturar na multidão. Foi tanto que nem sabia mais quem eu era. Hoje 45. Levei mais de um ano para responder a terapeuta a simples pergunta quem sou eu?. Depois do diagnóstico, estou descartando bastante coisa. E descobrindo outras. O esgotamento e exaustão. Stress enxaqueca mais de duas vezes por semana. ... meu sonho era ter um quarto hermético... O problema é que o trabalho. A família. E os poucos amigos acredito que só os mantenho por conta de modular meu comportamento... mas está difícil sabe........

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    10 ай бұрын

    Parabéns pela coragem de ter a vida mais minimalista, Fabricio!

  • @clau_artesacomreciclados4207
    @clau_artesacomreciclados42073 ай бұрын

    Eu só consegui terminar o ensino médio estudando em casa sozinha e fazendo provas para eliminação de matérias, pois não consigo estudar com outras pessoas conversando, não me consentro com barulhos a minha volta 😊

  • @preta_show
    @preta_show10 ай бұрын

    A minha dúvida é, como chegar para um profissional e dizer que sinto que sou autista? Sem ser atacada e julgada por eles, como já aconteceu outras vezes, com outros profissionais da saúde, quando eu ia nas consultas e dizia: acho que estou com "x" problema de saúde. E lá vinham as broncas😢 "Mas quem disse que vc tem isso?" Você é médica pra saber? O meu medo é esse, como faço?

  • @macileneribeiro2069

    @macileneribeiro2069

    3 ай бұрын

    Tenho essa dúvida também, pois também suspeito que possa ter.

  • @kellyfatorino77
    @kellyfatorino7710 ай бұрын

    Eu precisava ouvir esse relato hoje. Estou ansiosíssima aguardando o início das avaliações para TEA. Minha filha e eu. Meu filho já tem o diagnóstico pra TEA. Sinto que sou uma camaleoa desde a mais tenra idade. Muito obrigada! 😌

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    10 ай бұрын

    Olá, Kelly! Muito obrigada pela mensagem! Espero que você se torne uma camaleoa cada vez mais consciente! Dê notícias! 💜

  • @adelaidealbuquerque7697
    @adelaidealbuquerque76974 күн бұрын

    O que mais doeu em mim era saber que minha família tinha medo de falar comigo, eles diziam que tinham muito cuidado pra falar comigo qualquer coisa , e eu me sentia tão mal porque quase não falo com ninguém e quando falo me esforço demais pra que a pessoa goste de mim, mais todas as pessoas do mundo elas sempre dizem que sou chata , seca ignorante e assusto as pessoas, e outra não sei se tem aver com autismo mais sou uma menina que nasceu com a voz mais grave mais masculina e isso colaborou pra piorar tudo, agora que alguém enfim me diagnósticou me sinto aliviada porque me sentia uma pessoa ruim que merecia morrer, porque não importava o quanto eu tentasse ser legal eu não conseguia ter ninguém, muita gente se aproveitou de que eu levo tudo pro literal eu um dia ouvi que não podia se demitir porque era feio e eu como uma pessoa que cumpro regras a risca passei vários perrengues no primeiro emprego porque achava que devia dizer sim para tudo, entrava meia hora antes e saia 1 hora depois todos os dias as vezes dobrava porque o chefe só pedia pra mim fazia diversas funções vivia morta de cansada na infância o mesmo um dia urinei na sala de aula porque a professora falou pra um menino na sala que ele não podia ir no banheiro e eu pensei que era uma regra pra todos 😢 Agora tenho uma pessoa na minha vida que me orienta a tudo, pois infelizmente eu sou muito boba e estou melhorando demais

  • @adelaidealbuquerque7697

    @adelaidealbuquerque7697

    4 күн бұрын

    Desculpe o texto gigante não havia percebido

  • @Marcos_Pestana76
    @Marcos_Pestana766 ай бұрын

    Fui diagnosticado com TEA em 2006. Mas eu nunca dei importância pra isso. Mas em 2023 eu cansei de fingir ser quem eu nunca fui. Cansei de me preocupar com a opinião das outras pessoas. Em 2024 eu serei quem realmente sou. Cansei de tentar agradar as outras pessoas... Eu tenho o espectro autista. ❤🌻

  • @CarolineVieira27
    @CarolineVieira273 ай бұрын

    Tô indo atrás de diagnóstico oficial só agora aos 40 exatamente pq estou cansada de me mascarar para ser mais agradável e aceitável socialmente. Já não tenho mais paciência e disposição pra isso. Está muito cansativo.

  • @portrasdainventividade9241
    @portrasdainventividade92413 ай бұрын

    Acredito que a percepção de maior necessidade de camuflagem por mulheres tem como um dos fatores a cultura. É mais socialmente aceito que homens sejam mais introspectivos e mais excêntricos, especialmente se eles se encaixam no estereótipo de inteligência. Mulheres, por outro lado, são mais pressionadas a serem sociáveis, extrovertidas e carinhosas, e ser inteligente em geral não as exime de possuir essas características. Se não forem vistas como inteligentes, pior ainda. E o masking nem sempre é efetivo. Passei a vida toda sendo considerada esquisita e cobrada para ser mais carinhosa e extrovertida, por mais que ninguém tenha percebido o meu autismo até o meu diagnóstico tardio.

  • @LuizFernandesdosSantos-em6wk
    @LuizFernandesdosSantos-em6wk7 ай бұрын

    Bom dia!Mais novo,usei bastante essa estratégia da camuflagem. De fato,não ajuda muito,não. Pelo contrário,causa angústia,até,cansa muito. Obrigado pelo excelente vídeo.

  • @Gleidsonpinheiro
    @Gleidsonpinheiro8 ай бұрын

    Olá Doutora, adorei o seu canal. A sua forma de se expressar me acalma, tudo indica que sou autista.

  • 6 ай бұрын

    Gratidão 🙏 🙏 🙏 O Seu conteúdo,como sempre, imediatamente enriquecedor!

  • @joaoralve
    @joaoralve6 ай бұрын

    Lygia, minha neuropsicóloga suspeita que eu possa ter Asperger devido à minha forma excessivamente lógica de pensar. No entanto, descobri por conta própria sobre um teste no qual até mesmo adultos autistas com altas habilidades podem ter dificuldades. O teste é formulado da seguinte maneira: "João e Pedro viajam para o campo onde há um lago e, chegando lá, João incentiva Pedro a nadar. No entanto, Pedro acaba sendo picado por uma cobra que estava por ali. João é culpado pela situação?". Diz-se que os candidatos com autismos tenderão a culpar João por isso, mas eu só vejo sentido caso João tenha premeditado o evento ou tenha sido desatento (responsabilidade ética), embora Pedro também tenha sua própria culpa. Portanto, não consigo identificar se estou tendo dificuldades na compreensão de emoções, intenções e nuances sociais como teria um Aspie!

  • @serenaclairetalks
    @serenaclairetalks6 ай бұрын

    Foi com a ajuda dos seus vídeos e os do canal *Luna ABA* que eu comecei a desconfiar que eu pudesse ser. A partir disso eu fui atrás de fazer avaliação e recebi meu diagnóstico ano passado (maio de 2023). Muito obrigada. Você faz um trabalho de utilidade pública!!!

  • @Aliengrato
    @Aliengrato4 ай бұрын

  • @jamires3233
    @jamires32339 ай бұрын

    Me identifiquei com tudo 😮, agora tô em dúvida se eu sou autista tbm

  • @luizpaulo8960
    @luizpaulo896010 ай бұрын

    Olá, Alessandra. Muito do que você relatou me é muito familiar. Sinto muito, e espero que possa superar todas essas adversidades. Tente procurar um atendimento médico específico para te auxiliar com um diagnóstico, estou passando pelo mesmo processo de descoberta e é oq estou tentando conseguir.

  • @priscillatorres1313
    @priscillatorres131310 ай бұрын

    Oi Dra ❤ você poderia falar sobre o cordão girassol aqui em BH? Não encontrei na legislação quais Cid tem direito a utilizar. Agradeço! Estou me livrando do masking e descobrindo muitas coisas queimha família falava que era frescura minha. Obrigada por tudo. Abraços!

  • @lapiloto26
    @lapiloto263 ай бұрын

    Recebi meu diagnóstico faz 3 dias, no momento tenho 27 anos. É mt esgotamento, quando fico muito exposta a mts estímulos, repercute mt no corpo, fico com muita náusea, dores fortíssimas de cabeça, tontura, além de que preciso de silêncio, pouco estímulo de cheiro se não fico querendo vomitar, e preciso ficar parada, porque até pra mexer a cabeça parece que tudo em mim vai desmoronar.

  • @renatacosta3344
    @renatacosta334410 ай бұрын

    Acho que fiz isso tudo xD esses 3 xD

  • @aldilenedantasdeoliv
    @aldilenedantasdeoliv9 ай бұрын

    O meu filho tem 4 anos já tenho o diagnóstico dele de tea a minha filha tem 9 anos vou atrás agora do diagnóstico

  • @reginacamarapsicanalista
    @reginacamarapsicanalista9 ай бұрын

    Entendo o autismo mais próximo de uma estrutura psicótica, não desvalendo os sintomas neuróticos do transtorno. Entretanto, quanto maior a camuflagem, maior o nível de consciência, compreensão sobre o mundo externo, ou seja cognição e em consequência, neurose. Assim, entendo a camuflagem um aspecto que distancia-se do autismo clássico e pouco se sustenta como sintomatologia na elaboração de um diagnóstico.

  • @suelimiike9149
    @suelimiike91499 ай бұрын

    Não sou autista mas gosto de aprender e você faz colocações de fácil entendimento. Parabéns! 🙏👏👏👏

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    9 ай бұрын

    Muito obrigada, Sueli! Seja bem-vinda! 🌻

  • @marifreire6891
    @marifreire689110 ай бұрын

    Lygia, Deus abençoe você pela gentileza e generosidade! Gostaria de saber se você faz avaliação neuropsicológica ou poderia indicar alguém da sua confiança. Apenas agora aos 38 anos, decidi abandonar as máscaras .....Eu queria saber também, na sua opinião a Alta Sensibilidade é considerado uma neurodivergencia, assim como autismo e TDAH ? Se sim, como encontrar um profissional que conheça os estudos da Dra Elaine Aron e emita um laudo diagnóstico, existe Cid para a Alta Sensibilidade? Me identifico uns 99% com as características autistas, mas as vezes penso que não vale a pena fazer rastreio de autismo, porque a explicação é porque sou PAS.....pode me orientar . Obrigada!

  • @erodaems
    @erodaems10 ай бұрын

    Preciso aprender isso ainda!

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    10 ай бұрын

    Seja bem-vindo à comunidade, @erodaems!

  • @anamariacostamoraes7236
    @anamariacostamoraes723610 ай бұрын

    Extraordinária Dr Lygia 🙏🙏🙏obrigada por todos os aprendizado. 💙💛🧡💜💚❤🌻🌾🌻😘

  • @mamaepassarinho8160
    @mamaepassarinho8160Ай бұрын

    O áudio ficou um pouco atrasado em relação ao vídeo.

  • @adrianachaves4259
    @adrianachaves425910 ай бұрын

    Como faço pra descobrir se sou autistas, tenho 49 anos e estou sofrendo muito pq percebo que sempre fui diferente de todos. Mas não tenho condições pra investigar.

  • @aldilenedantasdeoliv
    @aldilenedantasdeoliv9 ай бұрын

    Vc é muito parecida com uma atriz da rede Record até a fala é vc mesmo ??

  • @anamirianoliveira4219
    @anamirianoliveira421910 ай бұрын

    Lygia, vc me descreve 😳😳😳

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    10 ай бұрын

    Seja bem-vinda, Ana!!! ♾️ Obrigada pela mensagem!

  • @autoreduardomachado
    @autoreduardomachado6 ай бұрын

    Quem tem TEA leve pode desenvolver SD e TDI se estiver num ambiente desfavorável?

  • @patricialbuquerq
    @patricialbuquerq9 ай бұрын

    eu me vejo tanto em cada uma de suas falas. É exaustivo, desde criança. Qual o profissional que ajudaria?

  • @Jorge_Lima_
    @Jorge_Lima_10 ай бұрын

    O que achou do vereador cearense? O pessoal aqui num tem educação

  • @angelitafernandes6288
    @angelitafernandes62889 ай бұрын

    Eu me mascaro muito e isso me faz muito mal

  • @luizpaulo8960
    @luizpaulo896010 ай бұрын

    Olá, Lygia! Existe alguma clínica ou profissional especializado(a) que você recomende em BH para auxiliar no diagnóstico do TEA em adultos?

  • @saraantonieta

    @saraantonieta

    10 ай бұрын

    Fiz a minha avaliação neuropsicológica recentemente com a Romilda de La Cerda (só pesquisar esse nome). Meses de pesquisa até encontrá-la (os neurologistas e psiquiatras que fui elogiaram a avaliação - além de ser o melhor preço em BH). Porém ela não realiza terapias, para isso consultei semana passada com o Dr. Lucas Fortaleza (online), que me indicou diversos profissionais e ferramentas que preciso para as minhas características.

  • @saraantonieta

    @saraantonieta

    10 ай бұрын

    Existem outros profissionais excelentes, que já li elogios, mas os valores são exacerbados!!! Mas de toda forma, depois publicarei a lista aqui nos comentários e você entra em contato e analisa o seu orçamento.

  • @enilaoliveira3505
    @enilaoliveira35053 ай бұрын

    Áudio atrasado

  • @Cherryredpanda
    @Cherryredpanda9 ай бұрын

    Oii, Lygia! Queria perguntar sobre a personagem Aimee Gibbs, da série Sex Education. Ela poderia ser considerada autista?

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    9 ай бұрын

    Boa pergunta, Cherry! Até onde eu sei, nós não temos dados sobre alterações do neurodesenvolvimento da Aimee. Mas, sim, ela apresenta alguns sinais compatíveis com o TEA. E... que talvez sejam justificados por outras questões, como a negligência parental e estresse pós-traumático. Muitas meninas autistas podem ficar mais vulneráveis a situações adversas. Entretanto, o diagnóstico diferencial depende da avaliação dos primeiros anos. Também amo essa série! Na minha opinião, a Lily também tem traços de autismo.

  • @leticiasantos7984
    @leticiasantos798410 ай бұрын

    Sobre o CAT-Q, li e não sei se entendi: homens neurotípicos camuflam mais que mulheres neurotípicas? E, no geral, homens autistas não se camuflam mais que seus pares neurotípicos. É isso mesmo? Achei isso muito curioso...

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    10 ай бұрын

    Segundo os estudos, homens e mulheres autistas tendem a usar a estratégia de compensação de forma semelhante. Mas as mulheres autistas costumam fazer mais masking e assimilação do que o grupo atípico masculino.

  • @leticiasantos7984

    @leticiasantos7984

    10 ай бұрын

    @@lygia.pereira mas é isso mesmo? Mulheres neurotípicas são as que menos se camuflam? Eu tô pasma.

  • @priscilam.610
    @priscilam.61010 ай бұрын

    eu fico me perguntando entao se todas as pessoas chamadas de introvertidas nao sao na verdade autistas, pq sao reservadas, tem poucos amigos, sao mais timidas e a bateria social é menor, é esta impressao que me deu, entao nós orientais somos quase que todos autistas? pq temos varias destas caracteristicas, achava que pudesse ser algo cultural

  • @ElinaH

    @ElinaH

    8 ай бұрын

    Já me perguntei várias vezes também se características culturais asiáticas e autismo podem ser filtradas....

  • @ba.camaleoa
    @ba.camaleoa10 ай бұрын

    mds n acredito

  • @lygia.pereira

    @lygia.pereira

    10 ай бұрын

    Camaleoa com registro e tudo! ♾️ Obrigada pela presença!