CAFÉ DIALÉTICO: SOBRE PROFESSORES QUE NÃO TEM FORMAÇÃO

Café Dialético: Sobre Professores que não tem formação.
Parabólica Podcast no Spotify: open.spotify.com/show/4BChWEh...
Parabólica Podcast no Deezer: www.deezer.com/show/100047050...
Canal de lives: / parabolicaonline
Link do nosso Discord: / discord
Thumbnail: Mari Costa
AGRADECIMENTO ESPECIAL AOS MEMBROS:
Bruno Gaia, Maria Amelia Dias Rosa, Dreizzin, Marivone Tavares Medeiros, Bia Almeida, Neiva Afonso Oliveira, Ellecram, Juliana Lourenço, Jackson Santos, Leonaria Lara, Kátia Martins, João So, Nildo Santos, Dannyell MJJr e RADZEVICIUS DIAS ADVOGADOS, Fabiana Alvarenga, Marluce, Ton Ribeiro, carlos Frederico Veiga moreira, George Santos, Fabio do vale e antonio carvalho.
Me siga nas redes sociais:
Meu Instagram: / opedrorenno
TikTok: / canalparabolica
Meu Instagram de fotografias: / pedro_parabolica
Meu Twitter: / opedrorenno
Meu canal de games: / @parabolicamais

Пікірлер: 40

  • @Parabólica
    @Parabólica22 күн бұрын

    Meu Instagram: instagram.com/opedrorenno/ Meu Twitter: twitter.com/opedrorenno Meu canal de lives: twitch.tv/parabolicaonline Meu TikTok: www.tiktok.com/@canalparabolica

  • @JuCe_fz
    @JuCe_fz22 күн бұрын

    Professor, você me auxiliou com seus vídeos a sobreviver, o tenso clima do cursinho-pré vestibular. Estou na graduação em Filosofia e muito dessa escolha parte do contato com seus vídeos. Agradeço muito, o primeiro de alguns semestres acabou de ser concluído. Sou aluno Preto da rede publica, que conseguiu assegurar sua vaga em uma universidade igualmente pública. Minha história não acaba aqui!! Você fez parte dessa história! Obrigado!❤

  • @vitorhavertz5581
    @vitorhavertz558122 күн бұрын

    Brilhante visão, Pedro. Eu como vestibulando, acompanho professores com e sem formação, sendo ambos com extremo domínio didático, me ajudam bastante na minha evolução. Essa debate toma grandes dimensões devido a muitas pessoas se sentirem incomodada pelo simples fato de um pessoa com muita experiência e domínio de conteúdo dar aulas, até vender curso, mas muitas dessas esquecem o caminho percorrido para alcançar esse conhecimento, e assim tendem a criticar. É muito válido a ideia de buscar formação para desenvolver a humidade, um posterior contato em uma sala de aula, mas também acho que essa ausência vai diminuir drasticamente no objetivo principal de uma aula: transmitir conhecimento.

  • @andromedamurphy3552
    @andromedamurphy355222 күн бұрын

    De verdade, prof, eu admiro MUITO os professores que têm amor pela sua profissão, porque cada vez eu vejo mais uma área tão linda ser desvalorizada. Comentei disso um dia desses no twitter, comentei que tenho um interesse enorme pela educação desde os 13 anos, comecei a estudar sobre a educação no Brasil, sobre o papel da educação e como funciona a aprendizagem. Desde aquele tempo, eu já sofria vendo as pessoas palpitando sobre o que deveria ser ensinado nas escolas (substituindo matérias por outras) sem saber o BÁSICO sobre a BNCC, críticas rasas, mas foi no período de vestibulanda que vi a minha maior tristeza: os medciners. Eu não consigo acreditar como pessoas tão dedicadas a quererem uma carreira que exige humanidade e empatia menosprezar na cara dura o trabalho dos professores. Valorizar mediciners que fazem cursos caros e não têm propriedade para ensinar (e sequer tem o desejo de ensinar, é puramente pelo lucro, não se importam com seus próprios alunos) e diminuir a dedicação de ANOS que os professores têm para ensinar um assunto sem erro, com desejo de que o aluno aprenda e leve para a vida. As pessoas não enxergam mais valor no aprendizado, tudo é sobre nota, dica e acerto. Não enxergam que o pensamento crítico vai para além da prova, vai para o dia-a-dia, vai para o dia da votação, vai para a análise se determinado governo está bom, vai para as manifestações, vai até a morte. A realidade é que para eles não importa aprender, o que importa é passar e se tornar outro tijolo no muro (referência ao Another Brick In The Wall). Obrigada pelo vídeo, professor, te admiro para além da sala de aula! Tu é fod4! (mesmo que torça para o Celtics HAHHAHAHA)

  • @erickthomasdebarros4098
    @erickthomasdebarros409821 күн бұрын

    Boa tarde professor Há alguns anos estudei por intermédio do seu canal, pois não tinha muito dinheiro para pagar curso. Consegui bolsa em direito graças a nota do enem. Hoje já estou no oitavo semestre e já consegui a aprovação em alguns concursos. Só gostaria de deixar aqui os meus agradecimentos por fazer parte de tudo isso.

  • @Alyy264
    @Alyy26421 күн бұрын

    Te admiro muito professor! Parabéns pelos um milhão de inscritos, estou muito feliz por ti! Adorei esse café dialético, tudo sabiamente apontado!👏👏👏🥰

  • @myrinha_
    @myrinha_22 күн бұрын

    Te admiro muito, professor. Dá para ver que o senhor ama sua profissão, mesmo com as dificuldades e o quanto é desvalorizado no Brasil. Muitos acham que não, mas o aluno percebe quando o professor gosta d que está fazendo. Minha mãe é formada em jornalismo e letras, e está fazendo pedagogia agora. Consigo ver o quão complicado é o mercado de trabalho na educação e como às vezes pode desmotivar muito continuar, mas minha mãe diz que não tem preço ver um aluno saindo do 0 para o 10.

  • @deivisonmarques2691
    @deivisonmarques269117 күн бұрын

    Professor Pedro uma sugestão de vídeo para o canal faz um vídeo sobre a didática do ensino de história

  • @luizacunha4625
    @luizacunha462522 күн бұрын

    professor, vim pelo twitter e vejo que a área educacional tem tido seus próprios males e esse tipo de criador de conteúdo acaba contribuindo cada vez mais pro sucateamento.

  • @PamellaKalluana
    @PamellaKalluana21 күн бұрын

    Acompanho seu canal há anos e sigo dizendo que foi dos melhores achados desse KZread! O senhor é incrível, um professor inspirador tanto para os alunos quanto para nós, colegas de profissão. Parabéns pelas suas falas, posicionamentos e pelo seu trabalho. O admiro muito.

  • @グスタボ-d9n
    @グスタボ-d9n11 күн бұрын

    Parabens professor Pedro, pela conquista de 1 milhão de inscritos, sempre nos mostrando conteúdo de qualidade 🎉

  • @ermindaalvesalbuquerquegab8549
    @ermindaalvesalbuquerquegab854922 күн бұрын

    Professor Pedro, Muito obrigada pela excelente reflexão!! Conheço o teu canal a pouco tempo e descobri procurando aprender mais. Vai em frente!

  • @gabrielaabe8096
    @gabrielaabe809621 күн бұрын

    Prof, sou extremamente grata ao seu canal, pois através dele, muitas vezes, foi minha fonte e suporte de conhecimento. Tenho certeza de que muitos estudantes, seja lá vestibulandos, acadêmicos, formados, acompanham o seu canal e são gratos pelo seu esforço e por disponibilizar esse trabalho incrível de maneira gratuita para contribuir com a educação do país, a qual é extremamente desigual.

  • @iass8009
    @iass800922 күн бұрын

    Os conflitos servem para promover a evolução da civilização...sem estes há uma estagnação do saber em todos seus aspectos. O bom educador é aquele que no interior deste aspecto possa mediar no sentido de tornar o aluno crítico do meio onde vive. Ou seja, usa-se o conhecimentos já sedimentados para transmiti-los mas esses só servirão de ponta pé inicial como base do pensar transformador de si e da sociedade.

  • @canalEstoicismoOnline
    @canalEstoicismoOnline22 күн бұрын

    Como sempre uma ótima aula do Professor!

  • @marinacerigioli
    @marinacerigioli22 күн бұрын

    Vídeo necessário.. parabéns Professor..

  • @marizaolv
    @marizaolv21 күн бұрын

    Excelente, professor!! ❤

  • @gionascimento
    @gionascimento22 күн бұрын

    👏👏👏👏MEU DEUS QUE VÍDEO INCRÍVEL!

  • @diessicacamilo
    @diessicacamilo15 күн бұрын

    Você é incrível professor 👏🏻

  • @user-om1ss4xn7i
    @user-om1ss4xn7i22 күн бұрын

    ❤ tinha que ser entrevistado na Tv , top

  • @bluehecate
    @bluehecate22 күн бұрын

    a melhor coisa que aconteceu comigo foi conhecer o parabólica esse ano!

  • @JulianaTeixeira-ou2mn
    @JulianaTeixeira-ou2mn22 күн бұрын

    Perfeito 👏🏻

  • @thiagoberto889
    @thiagoberto88922 күн бұрын

    O senhor é foda, professor! Grande parte do meu interesse pela licenciatura se deu por causa desse seu entusiasmo em dar aulas com sorriso no rosto. Quero também agradecer pelo conteúdo do CNU que vocês têm produzido - eu que dei a sugestão la na roxinha. Hehe E se me permite dar outra sugestão, gostaria que desse sua opinião sincera sobre ingressar na licenciatura nos dias atuais, tendo em vista todos os desafios, principalmente no que diz respeito ao novo ensino médio. Por fim, parabéns pelo trabalho e obrigado, de verdade!

  • @susomuno
    @susomuno22 күн бұрын

    muito lúdica a reflexão, Prof. Pedro! todo respeito aos educadores!

  • @alice-uc1fs
    @alice-uc1fs21 күн бұрын

    Eu vejo problema sim, uma coisa é você trazer vídeos sobre o assunto, outra coisa é cobrar por aulas sem especialização. Não é pq vc é bom em algo que vc tem capacidade para esse algo, entende? Pq isso abre espaço para gente ruim. Posso conseguir falar muito bem de história, entender muita coisa, mas isso não me torna merecedora de lecionar, tipo???? Como o senhor mesmo disse, foram tempos de detabes na sua universidade e tal, enfim. So meu ponto de vista

  • @jarlessonsaraiva9321

    @jarlessonsaraiva9321

    20 күн бұрын

    Você desmerece inúmeros professores que não foram pra academia. Faculdade não ensina ninguém a dar aula. Me inspiro em diversos professores que são engenheiros, nunca fizeram licenciatura e são professores de lugares com muito renome e aprovações.

  • @alice-uc1fs

    @alice-uc1fs

    20 күн бұрын

    @@jarlessonsaraiva9321 pode ser, mas não acho justo com quem passou por anos de especialização. Se for assim vai ter gente de área da saúde mental, é o q mais tem, dando aula pela internet sem diploma. Não acho q universidade é td, mas existem cursos que exigem dela, e a área da educação é uma delas. N é pq vc conhece bons professores sem diploma que todos os casos sãos assim

  • @gabrielvinicius2702

    @gabrielvinicius2702

    20 күн бұрын

    @@alice-uc1fs Mas o fato de alguém vender conhecimento não é, e nunca foi, um problema. Existe indivíduos que, por anos de dedicação e, mesmo sem serem formados em educação física, constroem um corpo atlético e as pessoas, por observar os resultados desses indivíduos, preferem uma mentoria com eles ao invés de uma mentoria com um personal formado, por exemplo. A mesma coisa vale pra alguém que aprende a concertar celular na internet, abre uma lojinha que concerta celular e as pessoas procuram ele ao invés de outras lojas com profissionais em eletrotécnica. Outro exemplo são os terapeutas (segundo a legislação, qualquer um pode ser terapeuta e se intitular assim, mesmo sem possuir nenhum tipo de fomação), já que em muitos casos as pessoas preferem se consultar com um terapeuta que não possui nenhum tipo de formação ao invés de procurar algum psicólogo. As possibilidades e os exemplos são inúmeros... A sociedade tá repleta de exemplos desses, pessoas autodidatas que aprendem a fazer algo e cobram para ensinar outras pessoas o que aprenderam. A mesma coisa vale para aqueles que aprenderam a passar no vestibular e ensinam outras pessoas a passarem também, cobrando um valor por isso. É questão de lógica e bom senso, se as pessoas procuram alguém sem diploma pra solucionar o problema delas, seja esse problema uma dificuldade pra passar em uma prova, seja pra concertar um celular, seja pra construir um físico atlético, é porque elas acreditam que esse "alguém" pode resolver a dor delas e, por isso, pagam-no. Essa é a lógica do mercado. A Constituição não proíbe essa prática (obviamente existe algumas exceções, mas isso não vem ao caso). Tudo isso que falei são fatos. Agora minha opinião: Acho que há sim alguns problemas nessa questão. Discordo totalmente da postura de alguns daqueles que ensinam as pessoas a passarem no vestibular, já que, em algumas ocasiões, desdenham e desrespeitam a classe dos professores, por meio de comentários maldosos e mal intencionados; também não aprovo a autoproclamação como "professor", sendo que o termo mais adequado seria mentor, ao meu ver, já que esses indivíduos não ensinam uma matéria, ensinam habilidades, ensinam a como passar em uma prova, essa é a dor que eles resolvem, ou seja, são empreendedores e não professores. Além disso, acho que existe o outro lado da moeda, acredito que de fato exista alguns professores ruins e medíocres, ou as vezes são até bons professores, mas como são frustrados com a desvalorização da profissão, veem jovens ensinando pela internet as pessoas a se darem bem no vestibular em determinada matéria e o quanto eles são pagos (muito bem pagos) por isso, descarregam as suas frustrações nas redes sociais.

  • @ceceiagama862
    @ceceiagama86221 күн бұрын

    Sou sua fã, estudo pedagogia no momento. Mais assisto suas aulas

  • @PedroAssaad
    @PedroAssaad4 күн бұрын

    Bom vídeo!

  • @Mat50002
    @Mat5000222 күн бұрын

    Vc e top professor

  • @simonedesousa3140
    @simonedesousa314013 күн бұрын

    excelente

  • @gustavomorais4408
    @gustavomorais440822 күн бұрын

    Gigantesco !!!!!

  • @antoniodassis
    @antoniodassis12 күн бұрын

    Olá Pedro! Tudo bom com você O que você acha de professores com formação 100% ead? Obrigado

  • @dani_yoonpurple
    @dani_yoonpurple10 күн бұрын

    ❤❤❤

  • @claradefreitas3633
    @claradefreitas363322 күн бұрын

    o que mais me incomoda nessa situação toda é estarmos partindo do pressuposto que educação = vestibular

  • @ellecram.designerart
    @ellecram.designerart22 күн бұрын

  • @savianaoliveira8545
    @savianaoliveira854522 күн бұрын

    😊

  • @francisconijayr6818
    @francisconijayr681821 күн бұрын

    Professor, esse vídeo é um oásis. Creio que o maior problema é a competitividade a que somos submetidos. Essa competitividade exarcebada nos tira a humanidade. E, em decorrência disso, muitos pensam que o vestibular/ Enem ( ou seja, a competição) é a finalidade única da Educação. No fundo, nem se percebe que esse vestibular/Enem é fruto justamente da falta de Educação Humanista, pois num mundo com Educação Humanista, todo indivíduio teria acesso ao Ensino Superior sem necessidade de " brigar" por uma vaga. E todo indivíduo teria acesso a uma Educação Básica que o preparasse para fazer um bom Ensino Superior universal. Infelizmente, para muitos a Educação é apenas conteúdo para Enem/ Vestibular, entretanto a própria necessidade da existência desses processos seletivos demonstra cabalmente que estamos ainda distante de uma Educação humanista e libertadora. Forte abraço e Parabéns !