Por Que Estamos Esgotados? | A Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han

Nesta aula, abordaremos os principais conceitos do livro "Sociedade do Cansaço" de Byung-Chul Han. Exploraremos como a sociedade pós-moderna está marcada por uma cultura de desempenho e produtividade excessiva, levando ao esgotamento e à fadiga. Discutiremos as implicações dessas ideias no nosso cotidiano e refletiremos sobre possíveis caminhos para uma vida mais equilibrada. Junte-se a nós para entender como essas ideias impactam a nossa sociedade e o nosso bem-estar.
TAGS: #burnout #sociedadedocansaço #byung-chulhan #análisedelivros #fernandorainho

Пікірлер: 456

  • @fernandorainho_psi
    @fernandorainho_psi6 күн бұрын

    "Por falta de repouso, nossa civilização caminha para uma nova barbárie. Em nenhuma outra época o ativo, isto é, os inquietos, valeram tanto. Assim, pertence às correções necessárias a serem tomadas quanto ao caráter da humanidade fortalecer em grande medida o elemento contemplativo" Nietzsche em Humano, demasiado humano.

  • @marciliocota5467
    @marciliocota5467Ай бұрын

    E a miséria que a arte se tornou ? Obras não podem mais demorar pra serem produzidas. Os contratos geram demandas com prazo e multa . O artista não faz mais arte , mas produtos para vender entretenimento . São tempos tristes e vazios de significado .

  • @eliobatistasalca1228

    @eliobatistasalca1228

    Ай бұрын

    Concordo com seu comentário, Márcio. Vivemos em um tempo de epidemias de tábulas rasas, do ridículo, da superficialidade, da mediocridade. A maior parte da humanidade, vive dentro de seu cercadinho e, incrivelmente se sente bem ou, melhor, confortável. É o tempo de “qualquer coisa serve”. Outro exemplo é a solidão da qualidade. Não me encaixo na caixinha, portanto, vivo minha solidão opcional. Isso tornou-me autodidata. Ótimo!

  • @emersonribeirosinop

    @emersonribeirosinop

    Ай бұрын

    Toma fluoxetina

  • @Reflexoesdeumtatuado

    @Reflexoesdeumtatuado

    Ай бұрын

    Vc falou fatos e sua interpretação da vida no final. Não acho a vida "vazia", pelo contrário. Nós damos os significados que queremos dar (numa lógica similar ao teoricismo de Alfred adler).

  • @JL-bu8bz

    @JL-bu8bz

    Ай бұрын

    A culpa está muito mais nos idiotas ávidos por porcarias de entretenimento do que nos “artistas” e produtores

  • @Henry_k841

    @Henry_k841

    Ай бұрын

    Concordo com você.

  • @jairrodrigues1337
    @jairrodrigues1337Ай бұрын

    Eu tava trabalhando 12 HS por dia, E nunca tava bom pra empresa, Ai simplesmente não fui mais, e não atendo telefone, já faz 60 días kkkk

  • @KAWEY1

    @KAWEY1

    13 күн бұрын

    Volta lá como se nada tivesse acontecido. Kkk

  • @dricapark

    @dricapark

    13 күн бұрын

    Caramba...eu gostaria de acompanhar o resultado disso

  • @rafaelsilvadeassis5154

    @rafaelsilvadeassis5154

    12 күн бұрын

    aconteceu parecido comigo eu cheguei um dia no serviço e disse: to exausto nao aguento trabalhar nenhum dia amanha ja vou no rh

  • @H.Molina1908

    @H.Molina1908

    5 күн бұрын

    Poderoso...

  • @jjitsubrasil

    @jjitsubrasil

    Күн бұрын

    Eu fiz parecido, sumi e travei com senha o programa que implantei na empresa (e que não falaram nem OBRIGADO) Esse programa era essencial para cubicar a carga nos diferentes caminhões refrigerados de acordo com as embalagens obrigatórias para o transporte de remédios. Passaram o caos e se recusaram a pagar o valor que pedi pelo programa. E olha que cobrei barato pois usei apenas o Acces do Office.

  • @motorhomeemotocicletas7638
    @motorhomeemotocicletas7638Ай бұрын

    No KZread tem um documentário intitulado "A servidão voluntária"me aposentei com 48 anos não sou milionário, fui servidor público, mas em geral as pessoas não buscam conhecimento buscam acumular para mostrar aos seus pais e, aquilo que vc consome te consome de volta boa sorte para aqueles que permanecem na sociedade de consumo sendo consumidora também.

  • @mascherano1995

    @mascherano1995

    Ай бұрын

    Valeu pela sugestão. Muito bom documentario.

  • @rosequerosene2424

    @rosequerosene2424

    29 күн бұрын

    Não achei o documentário 😢😢😢

  • @rosequerosene2424

    @rosequerosene2424

    29 күн бұрын

    ​@@mascherano1995olá, eu procurei e não achei... pode me enviar o link, por gentileza???

  • @RodrigoFonsecadev

    @RodrigoFonsecadev

    28 күн бұрын

    Seria do Leandro Karnal?

  • @annaglass2983

    @annaglass2983

    27 күн бұрын

    ​​​@@RodrigoFonsecadevEsse documentário é sobre o livro O discurso da servidão voluntária de (Etienne de la bioétie)

  • @josemariasouza7817
    @josemariasouza7817Ай бұрын

    Fernando, o sistema é totalmente escravagista e isso é exaustivo; fomos programados para obedecer, para fazer o jogo, para seguir junto com o rebanho, quem questiona, critica e bate de frente é tido como desequilibrado, tudo é uma prisão, eu falo com propriedade rsrsrsrsrs, pois sou ovelha negra e sempre bati de frente. Olha, a coisa é tão grave que vai além da questão cultural, é principalmente espiritual, ótimo conteúdo !

  • @masquecacilda
    @masquecacildaАй бұрын

    Me corrija se eu estiver errada mas eu creio que o ócio produz algo sim. Ele produz a capacidade e o ato de contemplação. Ele não produz para a sociedade produtiva e consumista mas produz para mim. Daí a visão que ele não produz, porque a produção de felicidade para si mesmo não é vista como produção.

  • @jho6928

    @jho6928

    Ай бұрын

    Sim concordo! O ócio criativo é necessário e quem sabe aproveira lo obtem inspirações, saúde mental fisica e espiritual😊

  • @mauraantoniaparaizomatosde7922

    @mauraantoniaparaizomatosde7922

    Ай бұрын

    Não existe felicidadd sem a conscência tranquila do dever cumprido

  • @alemartinsart

    @alemartinsart

    Ай бұрын

    A questão é justamente essa: o ócio não precisa ser pra produzir algo. A alienação é justamente a necessidade de estar sempre produzindo ........

  • @nelsonmendeslopes1

    @nelsonmendeslopes1

    Ай бұрын

    Ócio e culpa caminham de mãos dadas nessa sociedade.

  • @jho6928

    @jho6928

    Ай бұрын

    @@alemartinsart Verdade! A inspiração pode ser um vislumbre, um sentimento, uma paz...eu me dou o direito e luto por ele sempre!! Meu momento comigo é valioso!! Sem culpa alguma!

  • @ritasantos8359
    @ritasantos8359Ай бұрын

    A sociedade tem q trabalhar tanto hoje em dia para sobreviver,q quando finalmente para para começar a viver,já é tarde demais,pois já não tem mais saúde,disposição,nem muito menos alegria de viver e logo partem dessa vida,sem ter vivido.Temos q agir no palco da vida como humanos e trabalhar como máquinas,muitas vezes no piloto automático.Não existe tempo para emoções.Não existe tempo de contemplar nada.Apenas trabalhar para sobreviver.

  • @lucarvalho21

    @lucarvalho21

    29 күн бұрын

    Por isso, assim que foi permitido ( depois de muitas reformas da lei) me aposentei, aos 52 anos e 32 trabalho em escola pública, mesmo com olhares e falas críticas. Adorava lecionar, mas, adoro tantas outras coisas.😉🌳🌱🏜️🏞️🌘🐈🦮🐒🍯🚂🎪🎈🪔🎨🎧🎬

  • @jessimin160

    @jessimin160

    20 күн бұрын

    Meu vizinho estava aposentado há 2 meses depois de trabalhar toda uma vida, para num dia do nada morrer com ataque do coração. Foi há uns dias atrás e estou pensando o quanto nossa vida é só trabalhar. Você trabalha muitos anos e quando vai desfrutar do pouco de vida que restou: você morre. Me sinto muito triste por ele.

  • @robertodsmartins8268
    @robertodsmartins8268Ай бұрын

    Eu trabalhava numa escola integral, no pós pandemia diante a demanda cada vez maior de trabalho, saí para uma escola regular mesmo perdendo a gratificação, tenho hoje mais tempo pra mim.

  • @user-il4wc9ih6g

    @user-il4wc9ih6g

    2 күн бұрын

    Trabalho em uma e tenho como meta trabalhar só meio turno em breve. Chego em casa esgotada.

  • @helenamarcia6476
    @helenamarcia6476Ай бұрын

    O segredo para superar as deficiências de ambos os sistemas, desempenho e disciplina, para sentir que vivemos a vida em sua plenitude, é o equilíbrio, o caminho do meio. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Nos meus 69 anos, hoje eu percebo que segui o caminho certo ao escolher viver à minha maneira, mesclando contemplação, lazer com uma profissão que me trazia realização interior. Mas temos que estar preparados para as reviravoltas que a vida nos traz. No momento atual é o que estou passando, mas Deus sempre me deu força ora ir em frente. No matter what!❤

  • @Jl_148
    @Jl_148Ай бұрын

    Ótima interpretação do livro e resumido de forma maravilhosa! Trabalhamos como loucos pra poder pagar por “anestesias” pra evitar a dor e o prazer de viver.

  • @escoladetecnologia

    @escoladetecnologia

    Ай бұрын

    ❤ perfecto

  • @walterpereira1054
    @walterpereira1054Ай бұрын

    Muito bom. Infelizmente me vejo nesse contexto. Hoje com 60 anos, me vejo cansado de tudo. Até da própria existência. Tudo que eu via de lindo no mundo,agora parece que só tem o propósito de me atrair como fonte de renda.

  • @igoralves1
    @igoralves1Ай бұрын

    Prova disso é o q acontece aqui nos EUA. A melhor hora do dia é o happy hour - as 17hrs quando o trabalho acaba. Ou seja, só somos felizes depois dos trabalhos.

  • @fatimaleal53
    @fatimaleal53Ай бұрын

    Outro dia eu fiz um passeio magico aqui onde moro. Atras do meu apartamento tem um bambuzal. Eu entrei ali e de cara encontrei um homem varrendo a estrada. A estrada nao era posse dele mas ali estava ele varrendo simplesmente porque ele queria, ele nao recebia por isso. Continuei caminhando por ali,vendo aquels luz que filtra entre os bambus,as árvores e cada planta estava ali porque ali era o lugar delas. Quem cuida delas é o sol,a chuva ,a natureza. Quando voltei desse lugar e vi aquelas casas enormes cuidadas,jardins planejados, tudo como exibição. Me senti iluminada depois dessa caminhada.

  • @aloisalbertcallado8293

    @aloisalbertcallado8293

    Ай бұрын

    Awesome woman

  • @anaalves7963
    @anaalves7963Ай бұрын

    Eu procurava a uns 10 anos um entendimento para poder explicar ou compreender meu estado dentro desse contexto. Exausta, cansada sem conseguir definir o que penso ou sinto. Sem rumo, sem saber usar mais o tempo, o qye fazer... estou totalmente sem energia, força, coragem.. exausta. Vou ouvir este vídeo mais vezes para retornar ao meu normal e retornar para o Eu. Vazio, vazio. ......vazio......

  • @romypie3725
    @romypie3725Ай бұрын

    Uau! Que experiência foi assistir este vídeo, foi como ter uma lua cheia me mostrando o caminho no meio do pasto. Estamos perdidos, mas há um caminho, ele está aí, basta que, com a luz de conhecimentos como estes, o sigamos.

  • @adriana4773

    @adriana4773

    Ай бұрын

    Que lindo seu comentário ❤

  • @JulianaRainhadeMaio
    @JulianaRainhadeMaio27 күн бұрын

    E eu passei a compreender que parte sigficativa das depressões que tive eram relacionadas ao modo que nos vemos obrigados a viver... Excelente vídeo!! ❤

  • @varalta.floresta
    @varalta.florestaАй бұрын

    que conteúdo excepcional. Larguei a programação por um desgaste mental que não aguentava nem ficar 30 minutos no computador. Após ficar uma semana sem conseguir comer por estresse, decidi abandonar o que estava me fazendo mal, vou focar mais em descansar

  • @viniciusmartins879
    @viniciusmartins87928 күн бұрын

    Velho quanto conhecimento e desbloqueio de pensamentos novos em uma única aula🤯🤯🤯🤯

  • @zimmerevidio
    @zimmerevidioАй бұрын

    Eu vejo o senhor muito mais como filósofo do que como psicólogo. Não que isso seja ruim, acho bom.

  • @wuxingdotao4373

    @wuxingdotao4373

    Ай бұрын

    Todo aquele que estuda na area de saude e social é um filósofo "raiz". Posto que as ciencias advêm da filosofia.

  • @ma.victoriaespineiragonzal1829

    @ma.victoriaespineiragonzal1829

    Ай бұрын

    Brilhante

  • @juliosouzasena7197

    @juliosouzasena7197

    Ай бұрын

    A filosofia da psicologia 🙏

  • @zimmerevidio

    @zimmerevidio

    Ай бұрын

    @@juliosouzasena7197 exatamente, eu pensei nisso ao fazer o comentário.

  • @glaucianebs

    @glaucianebs

    Ай бұрын

    A psicologia vem da Filosofia!

  • @glaucianebs
    @glaucianebsАй бұрын

    Professor, certamente a melhor aula que tive este ano. Excepcional. Abro meu Instagram e vejo : " tudo igual". Eu falava exatamente isso esse fds. Excelente crítica do Han e sua exposição só facilitou o entendimento. Obrigada.

  • @alessandrolima1513
    @alessandrolima1513Ай бұрын

    Muito bom... Essa aula, me lembra o filme (Tempos modernos) de 1936. Um filme de Charlie Chaplin. O icónico Vagabundo está empregado em uma fábrica, onde as máquinas inevitável e completamente o dominam e vários percalços o levam para a prisão. Entre suas passagens pela prisão, ele conhece e faz amizade com uma garota órfã. Ambos, juntos e separados, tentam lidar com as dificuldades da vida moderna, o Vagabundo trabalhando como garçom e, eventualmente, um artista. Muito boa a sua aula!

  • @anacardoso6155
    @anacardoso6155Ай бұрын

    Obrigada por trazer uma visão mais ampla de nossos tempos

  • @anarangel573
    @anarangel573Ай бұрын

    Que conteúdo maravilhoso! Me fez refletir muita coisa... somos condicionados apenas a fazer a engrenagem girar, mas não somos ensinados a como viver saudavelmente. Uma sociedade que se torna doente e competitiva, onde todos desejam ser o que não são apenas para se encaixar em um padrão.

  • @MACHINNARIUM
    @MACHINNARIUMАй бұрын

    Acho que não criamos nosso chefe interno , fomos aos poucos programados e obedecemos aos comandos. A permissividade sem critério nos levou a isso.

  • @ritadiamante8546
    @ritadiamante8546Ай бұрын

    Fantástico! Que simplicidade em explicar temas tão profundos e omitidos. Pensei que você fosse filósofo e dos BONS , e com psicólogo presumo que seja ainda maior, face a sua profundidade. Essa sociedade vazia sustenta apenas a produtividade , e nela o sujeito não existe enquanto ser, é apenas uma engrenagem da máquina. É uma prisão que assumimos como a única forma de sobreviver. Somos zumbis do sistema. Assim, aqueles que pensam são inadaptaveis e por isso querem fugir pela morte.

  • @infinitemptiness
    @infinitemptinessАй бұрын

    Absolutamente incrível sua aula Fernando. Essencialmente profunda. Vc trouxe à luz as vísceras da nossa sociedade atual, através de uma análise muito didática desse livro incrível. Parabéns de verdade. E, por favor, continue. Vc se mostrou diferenciado dentro do que se propôs. Muito obrigado.

  • @gilcarcarvalho4973
    @gilcarcarvalho4973Күн бұрын

    Q vídeo espetacular! Deveria passar em rede nacional de forma obrigatória para sempre!

  • @jslblogtok
    @jslblogtok28 күн бұрын

    O ser humano antes de ser o ente do ser eh o ser do-ente

  • @Amatsuoka
    @AmatsuokaАй бұрын

    Muito bom para refletir, me aposentei com 52 anos mas decidi gontinuar trabalhando porque eu tinha planos e ainda tenho, mas com 65 anos, ja comecei a pensar em desacelerar. Pensar só 😂😂😂😂

  • @fatimaleal53
    @fatimaleal53Ай бұрын

    Boa noite! Pepe Mujica ja disse que a vida não é só trabalho. Lembro- me que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou os aposentados de " vagabundos". Ou seja vc trabalhou durante 35 anos,pagou pela sua aposentadoria para desfrutar desse ócio que pode ser criativo ou não. Eu sempre fui uma pessoa que nao me cobrei nada. Fazia e faço tudo no meu tempo.

  • @fatimafarias3397
    @fatimafarias339725 күн бұрын

    Estamos acostumados a obedecer alguém que está no topo da pirâmide. Agora, somos colaboradores e não empregados. Estamos colaborando para que o patrão fique cada vez mais rico.

  • @FRAJCOELHO
    @FRAJCOELHOАй бұрын

    Excelentre Prpfesssor ..Parabens e Parabens a todos aqui .

  • @Cathiane
    @CathianeАй бұрын

    Só hoje o YT Me indicou o canal, e estou feliz por tê-lo encontrado em um bom tempo.

  • @claudiaareda9793
    @claudiaareda9793Ай бұрын

    Fernando, a análise feita por você foi a mais didática e clara. Se você ainda não é professor, sugiro que pense nisso. Seus alunos ganharão demais. Parabéns!

  • @mestresplinter9774
    @mestresplinter9774Ай бұрын

    Ótimo vídeo. O senhor traduziu de forma ímpar as idéias do Han. Fiquei impactado. Estamos "coisificados", mastigados nessa sociedade doente.

  • @mapasantos2022

    @mapasantos2022

    Ай бұрын

    E estamos todos muito doentes e acima do peso ....😢

  • @cleydsonbacha4776
    @cleydsonbacha4776Ай бұрын

    Bem vindo, de volta professor!👏👏👏👏👏👏

  • @cleydsonbacha4776
    @cleydsonbacha4776Ай бұрын

    Sempre com temas profundos, abordados de maneira magistral!👏👏👏👏

  • @isiscohim2423
    @isiscohim242312 күн бұрын

    Me interessei em ler esse livro sobre a Sociedade do Cansaço , gostei bastante da sua aula. Vou narrar um fato pessoal que acho que reflete bastante sobre os tempos que estamos vivendo : Recentemente, fui fazer uma entrevista de emprego , e fui criticada pelo entrevistador porque não tenho Instagram nem Facebook. Eu disse que se fosse a trabalho, que eu poderia fazer uma conta sem nenhum problema. Mas fui criticada porque escolhi um estilo de vida '' low profile '' . Embora eu tivesse a experiência que o cargo pedia, isso aparentemente não foi o suficiente ( só para pontuar, as funções do cargo não exigiam que tivesse uma rede social pessoal ) .

  • @igoralves1
    @igoralves1Ай бұрын

    Estou sem palavras .... já assiti a muitos videos bons..... mas esse é um dos melhores, se nao o melhor, de todos q ja vi até hj ...

  • @sidonyneumannrocha2232

    @sidonyneumannrocha2232

    4 күн бұрын

    Concordo plenamente com você! E olha que ele me deu muitos puxões de orelha!

  • @dwmandrake
    @dwmandrakeАй бұрын

    Que aula amigos 👏🏼👏🏼

  • @lucaspinzgraffunder
    @lucaspinzgraffunderАй бұрын

    Sensacional, basicamente um resumo do livro de Eclesiastes

  • @helioferraz5238
    @helioferraz5238Ай бұрын

    No meu tempo... não chamava-se MONITOR, mas, Bedel, que tinha a mesma atividade... vigiar e punir...

  • @KarinaAndrade744

    @KarinaAndrade744

    Ай бұрын

    Saudades, inclusive. Os bedéis evitavam literalmente MORTES na escola pública em que eu estudava.

  • @marcotcr2002
    @marcotcr2002Ай бұрын

    Aprendi. Muito obrigado!

  • @adrianalaporth6786
    @adrianalaporth6786Ай бұрын

    Eu estou cansada não desanimada porém cansada.

  • @maxferraz4772
    @maxferraz4772Ай бұрын

    Muito bom,parabéns

  • @diegoprincipe5732
    @diegoprincipe573214 күн бұрын

    Não sou muito de comentar, mas que conteúdo sensacional. Muito obrigado, Fernando.

  • @ricardomaizatto3124
    @ricardomaizatto3124Ай бұрын

    Que maravilha de reflexão! Para onde estamos indo? Muito obrigado Fernando,me encaixo muito em várias reflexões brilhantemente levantadas por vc.

  • @contadorconsciente
    @contadorconsciente17 күн бұрын

    Muito obrigado por compartilhar o seu tempo e tanto conhecimento relevante para a nossa vida. Uma didática impecável!

  • @MissSpiderful
    @MissSpiderful23 күн бұрын

    Maravilhoso! Vc é mto necessário! Continua nos nutrindo com sua sabedoria.

  • @iasz22
    @iasz22Ай бұрын

    Este vídeo apareceu pela na minha time linha na "causualidade". O tema chamou minha atenção e parei para ouvir, mas, para não ficar no ócio fui lavar a louça enquanto ouvia (rsr). É isso. Não conseguimos parar pra nada temos que estar sempre com as mãos os olhos o corpo em movimento. Ficar parado nos leva à culpa😮. Não conhecia seu trabalho. Muito bom ma ajudou muito a rever minhas atividades. Muito obrigada!

  • @roselyoliveira7587

    @roselyoliveira7587

    28 күн бұрын

    Eu até tentei fazer assim também mas vi que perdeia muito da mensagem e decidi desligar e retomar depois de terminar minhas atividades. Decisão muito acertada pois o vídeo é excelente!❤

  • @user-io9zf5km4p
    @user-io9zf5km4p22 күн бұрын

    Gratidão! Esse vídeo só me deu a certeza de que estou fazendo a escolha certa! Deus o abençoe!🙏👏👏👏

  • @juliocesar-uh5hj
    @juliocesar-uh5hj20 күн бұрын

    Rapaz de tudo tudo que já ouvi essa foi melhor aula o que é e o que vivemos nesses tempos atuais. Depis dessa só fica estaguinado quem quer.

  • @karlamartinspaz
    @karlamartinspaz7 күн бұрын

    Excelente vídeo!!! Parabéns! Eu entrei nesse ciclo de sempre querer me desenvolver mais, me sentir atrasada, sentimento de culpa, cansaço, engordei por causa da ansiedade que tudo isso me gerou. Grata pelas reflexões e entendimento desse assunto 🙏🏻

  • @Indo6767
    @Indo676710 күн бұрын

    Excelente. Na verdade, como em todas as civilizações/sociedades, ao longo da História, a degeneração não acometeu a todos, a dissolução, a alienação mental, graciosamente, não foi total - sempre houve um remanescente - assim também hoje. De repente, "esbarra-se" em um vídeo como este. Parabéns!

  • @ocosmico2644
    @ocosmico26447 күн бұрын

    Uma aula simplesmente maravilhosa. Gratidão por ter encontrado este canal hoje. Gratidão por esta aula magnânima.

  • @rsmassoterapia
    @rsmassoterapia10 күн бұрын

    Agradeço aos algoritmos hoje por ter apresentado o teu canal pra mim. Gostei muito desse vídeo.

  • @giseleguimaraes344
    @giseleguimaraes344Ай бұрын

    Ola, Fernando, sua palestra foi excelente, creio q se houvesse uma roda de conversa vc seria um excelente maestro...Este livro foi um alívio e um deleite no meu viver! Um alivio para minha cognição q carecia de fala de outrem, clara e substanciosa q traduzisse de certa forma o meu pensar e um deleite para meu coração pois foi apaziguador e foi uma cia que pôde ser elo para criar encontros promovendo conversas e trocas e até fortalecendo a alteridade insubstituível para o ser humano saber de si e tb minha raiz contemplativa conquistada pela prática da meditação . Que vc possa promover estas conversas presenciais. Parabéns pelo trabalho Educativo.

  • @meppedroso
    @meppedrosoАй бұрын

    Excelentes colocações!Um primor!

  • @amiltonoliveira5693
    @amiltonoliveira56938 күн бұрын

    Simplesmente fenomenal a explanação doutor. Meus parabéns pela visão clara e objetiva do mundo na era da informática.

  • @renan.t800
    @renan.t80019 күн бұрын

    Esse video foi uma pérola! Parabéns pelo conteúdo. Como sugestão, poderia falar sobre o existencialismo de Sartre e Kierkegaard.

  • @cibelesilva942
    @cibelesilva94214 күн бұрын

    Iniciei a leitura das obras de Byung-Chul Han , sugerida pelo professor de filosofia. Seu Vídeo é bastante pertinente e necessário ! Obrigado!

  • @marcelonicacio1525
    @marcelonicacio15252 күн бұрын

    Essa é uma reflexão que valer a pena repetir varias vezes

  • @eliobatistasalca1228
    @eliobatistasalca1228Ай бұрын

    Meu caro, também percebi esse “motor de moer gente” massacrando os desatentos. Byung foi muito perceptível! Lembro-me de Paulo Freire e outros…

  • @liegesaboya33
    @liegesaboya3310 күн бұрын

    Adoro o ritmo que o Rainho fala . Sem pressa . Ha uma tendência marcante em muitos canais , principalmente de língua inglesa de se falar numa velocidade espantosa, eu passo até mal qdo ouço. Tudo a ver com a tal produtividade

  • Ай бұрын

    Brigado 🙏 pela aula. Gostei da citação de Thoreau " felicidade só é real se for compartilhada", e vale muito a pena a leitura de waden, pra quem quer sair desse movimento da cidade e voltar pra natureza ( campo) e durante a aula percebi na estante do professor um box de Tolstói, e não tem como passar batido a lembrança de um livro ( novela) " a morte de Ivan ilitchi" que também tem muito a ver com o tema dessa aula sobre busca de status e poder e vida aparente diante da chegada da morte.

  • @orion198329
    @orion198329Ай бұрын

    E eu aqui pra otimizar meu tempo e saí encantado

  • @marcelly7915
    @marcelly791527 күн бұрын

    Nossa! Brilhante! Gratidão por esse conhecimento!

  • @guilhermesag3989
    @guilhermesag39895 күн бұрын

    Esse vídeo me ajudou bastante com o sentimento de culpa, que eu tenho em relação ao trabalho sociedade e a mim como indivíduo "anti social" hoje mesmo faltei ao serviço, pois precisava estava exausto da rotina de ter que falar com colegas e sabe pater o ponto trabalhar é um emprego muito bom mas mesmo assim eu fico me perguntando por que eu ando tão cansado sem vontade de nada eu já moro sozinho a 2 anos e mesmo assim nada me motiva pois morar com meus familiares é pior em termos de concentração comigo mesmo sabe eu gosto de todo mundo mas as vezes me exigem de mais e o pior eu né cobro muito de tudo daí vou para redes sociais escuto músicas e nada agrada nessa atualidade o que me ajudou foi ler um pouco a bíblia mas não sou de religião nenhuma tenho 24 anos de pura tristeza

  • @fatimaleal53
    @fatimaleal53Ай бұрын

    A descoberta da obra de Han veio ,eu acho que veio da observação da atual sociedade coreana que é absolutamente alucinante.

  • @mapasantos2022
    @mapasantos2022Ай бұрын

    Impressionante esse vídeo.....incrível e necessário para explicar porque somos mortos vivos.

  • @felipe2607-n9e
    @felipe2607-n9eАй бұрын

    Obrigado por compartilhar 🙏🏻

  • @joaopaulojoao9851
    @joaopaulojoao985127 күн бұрын

    Neste café filosófico, num meio mercantilista, obtive um bem mais valioso que é o conhecimento que eu levaria uns 20 anos acadêmico, foi sintetizado em 1:01:25. Obrigado professor encontrei a resposta p o meu existencialismo.

  • @grazielaantoniomaria257
    @grazielaantoniomaria257Ай бұрын

    Amei seu canal 🥹❤️…a sua didática em relação a sociedade , amo filosofia,sociologia ,psic 🧠❤️🥹parabéns 🥂🍾

  • @felipeara09
    @felipeara0922 күн бұрын

    Ótimas provocações e pensamentos, obrigado por compartilhar essas visôes

  • @user-il4wc9ih6g
    @user-il4wc9ih6g3 күн бұрын

    Que aula! QUE AULA!!!

  • @ManuelBarbosaCoach
    @ManuelBarbosaCoach13 күн бұрын

    Excelentes reflexões, talvez o isolamento da sociedade que vive cada vez mais conectada "online" seja uma nova forma de controlo.

  • @marinessilva8463
    @marinessilva846327 күн бұрын

    Adorei a reflexão. Obrigada pelo seu tempo e conhecimento

  • @LuizFelipe-mw6br
    @LuizFelipe-mw6br18 күн бұрын

    Obrigado pelo vídeo. Trouxe o nível de reflexão extraordinário 🙏🏻👏🏼

  • @cintiamaia4818
    @cintiamaia4818Ай бұрын

    Sensacional! Que aula! Que reflexão 👏

  • @lauramont01
    @lauramont0115 күн бұрын

    oi, Fernando! gostaria de te dizer que esse vídeo apareceu nos meus recomendados por acaso, e coloquei para tocar enquanto faxinava a casa. simplesmente incrível, um dos melhores vídeos que vi ultimamente. sou acadêmica de psicologia e ter achado o seu canal foi a maior sorte, é simplesmente incrível! por favor, siga sempre atualizando o canal. se por acaso criar aquelas coisas para membros, pode ter certeza que serei uma apoiadora. abraços!

  • @raquelandrade3519
    @raquelandrade351916 күн бұрын

    Eu entendo o que vc está falando até porque passei por um Burnout, mas como viver em um tempo que tudo está caro mesmo para o básico. Já diminuí o que consumo, mas sou autônoma e preciso pagar minhas contas, meus boletos, plano de saúde.

  • @ThaisTeixeiraMonteiro
    @ThaisTeixeiraMonteiro7 күн бұрын

    Riquíssima palestra! Parabéns e obrigada 👏🙏

  • @marciarabelo8962
    @marciarabelo896222 күн бұрын

    Gratíssima por nos presentear com essa obra e considerações … me senti até menos solitária na altura da jornada + 60. E apreciando meus preciosos momentos de solitude !

  • @user-dc8jg4jq9g
    @user-dc8jg4jq9g7 күн бұрын

    Gostei muito do vídeo! Obrigado por produzi-lo. Me fez refletir e com certeza terá um impacto nas minhas ações a partir de agora.

  • @cleasilveira3881
    @cleasilveira388129 күн бұрын

    ❤❤❤ Excelente conteúdo! Parabéns!

  • @verasantis4550
    @verasantis4550Ай бұрын

    Aprendi muito professor. Foi excelente a sua aula. Parabéns é tão difícil encontrar bons conteúdos. Grata

  • @LIGIAMARIA6
    @LIGIAMARIA6Ай бұрын

    Essa situação da foto de aniversário, eu já tinha refletido! Como somos egocêntricos! Reflexão incrível! Sensacional seu trabalho! Que vídeo importante para esse momento da vida! Me auxiliou bastante! Obrigada pelo conteúdo!

  • @deniopimentanacle5830
    @deniopimentanacle583028 күн бұрын

    Análise reflexiva de Fernando Rainho, trazendo a complexidade de nossas ações, sem as reflexões em contemplações, primordiais ao aprofundamento da qualidade de nossa alma!

  • @liberatovicente5086
    @liberatovicente5086Ай бұрын

    Valeu

  • @luigidandrea5854
    @luigidandrea585429 күн бұрын

    Sou seu colega e que vídeo excelente .

  • @felipe2607-n9e
    @felipe2607-n9eАй бұрын

    Esse tema é muito relevante.

  • @AdrianaSilva-terapias
    @AdrianaSilva-terapiasАй бұрын

    Melhor aula que assisti sobre "A sociedade do cansaço". Parabéns!! 👏🏾👏🏾.

  • @brunaaltaira6242
    @brunaaltaira62429 күн бұрын

    Como diz na música do crioulo: "O mecanismo do sistema é sugar sua alma vivo". Na minha percepção não dá pra "fugir" desse sistema por completo mas DEVERÍAMOS aprender a refletir mais e a dizer mais "nãos" a tudo oque nos é imposto de forma explícita ou não mas que nos inferniza a vida ! 🙄😮‍💨 Eu mesma só consegui equilibrar minha saúde mental quando comecei a tacar o "foda-se" pra esses condicionamentos e respeitar meu próprio ritmo ✋🏻 Parabéns pelo maravilhoso conteúdo 👏🏻💡

  • @mauriceadiniz4057
    @mauriceadiniz405729 күн бұрын

    Ótimo conteúdo! A tirania faz parte do "poder" e há muito tempo reflito e procuro administrar essa tirania interna/externa. Interna - auto cobrança e culpa; externa - a força de algumas referências sociais.

  • @luluzinhalu8547
    @luluzinhalu8547Ай бұрын

    Aula maravilhosa e você só falou as verdades que vivemos, mas, como mudar e ajudar outras pessoas a mudarem também, principalmente nossos familiares. Agradeço por suas palavras. Muita filosofia boa!!! Temos que voltar ao passado para começar a viver plenamente!

  • @clerisiamoreiramatos9844
    @clerisiamoreiramatos9844Ай бұрын

    Gratidão! Você iluminou o que geralmente clamamos de Matrix /CONSPIRAÇÃO) VOCÊ Trouxe a luz de como ela se compõe, de como ela é sutil e refinada p/que continuemos sendo ZUMBIS! VOCÊ É BRILHANTE ! GRATIDÃO ❤

  • @priscilaperez6199
    @priscilaperez6199Ай бұрын

    Você é uma benção ! Isso é uma aula maravilhosa! Seus pais são abençoados por ter colocado no mundo um ser assim! Grata

  • @mariaterezadorosarotwilhel4723
    @mariaterezadorosarotwilhel4723Күн бұрын

    A vida e marvilhosa...devemos tratala com amor e respeito ...

  • @marcelovilelaquirino2341
    @marcelovilelaquirino23418 күн бұрын

    Maravilhoso!!!

  • @mariamargaridacrespocardos1293
    @mariamargaridacrespocardos1293Ай бұрын

    A melhor reflexão sobre os tempos atuais.Parabéns! Sensacional!