Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças l Análise Filosófica

Conheça os principais desdobramentos filosóficos do filme.
Download do e-book: drive.google.com/file/d/11jjB...

Пікірлер: 27

  • @ireneolanda4217
    @ireneolanda42173 ай бұрын

    Obrigada, otimo.

  • @ysismirelle3135
    @ysismirelle31352 жыл бұрын

    Obrigada por essa análise, de verdade! Eu falei desse filme pra alguém e por coincidência ou não do destino, ele apagou as "nossas" memórias ...Ainda não assisti esse filme depois disso, mas sei que agora minha percepção será diferente. Eu até pensei em apagar a minha também, em apagar o passado, mas eu não me sinto capaz de fazer isso, não quero causar a mesma sensação que causaram em mim, visto que senti na pele essa dor e nossa, como dói. Se você leu esse comentário até aqui, eu agradeço pela atenção.

  • @sapereaudecienciaefilosofi2851

    @sapereaudecienciaefilosofi2851

    2 жыл бұрын

    Fico feliz que o vídeo tenha sido útil para você, Ysis. Saiba que conheço esse sentimento e essa dúvida, já senti muita vontade de apagar memórias relacionadas a alguém também, mas seria destruir uma parte importante daquilo que sou hoje. Como diz Nietzsche: o que não nos mata, nos fortalece. Apesar de clichê, é verdadeiro. Abraço! 💛

  • @alvaropinheiro1369
    @alvaropinheiro13693 ай бұрын

    Brilhante análise. Eu apagaria sim algumas memórias de relacionamento me causaram sofrimento extremo. No balanço eu teria mais a ganhar em apagar estas memórias e "saltar" o sofrimento do que o aprendizado.

  • @brunodot1
    @brunodot13 жыл бұрын

    Muito massa seu vídeo, parabéns pelas reflexões! Eu amei o filme pela sua complexidade e profundidade. Gostei do conceito que você trouxe onde nunca vemos o mesmo filme, pois cada um tem uma "viagem" diferente perante à arte! Inclusive quero compartilhar a percepção que tive sobre o final e o filme em si. Pra mim o nome já diz muito sobre ele, e o "brilho eterno" significaria justamente esse lance de não se poder mudar o amor: se eu amo alguém, por mais que eu tenha as memórias sobre essa pessoa apagadas e caso eu venha conhecê-la novamente no futura, o amor ainda estará lá, pois aquilo que me cativou nela vai estar presente neste segundo momento. Antes de trazer minha visão sobre o final, tem um outro ponto que "percebi" durante a reflexão sobre filme... nós temos as nossas memórias, temos inclusive falsas memórias e temos também memórias de percepções erradas! Explico melhor. O Joel em determinado momento do seu relacionamento, começou a pensar que a Clementine o traía e fazia sexo com outros homens, era tipo uma "neura" dele... porém no final do filme ela disse que não era assim e que nunca faria isso, ou seja, eram coisas que o Joel 'fantasiava' sobre ela e em suas memórias, as via como verdades absolutas!! Isso pra mim é a chave desse entendimento, pois se pararmos pra pensar na vida real, as vezes acreditamos em coisas fantasiosas e isso pode mudar o percurso de um relacionamento por exemplo, assim eu acredito ter acontecido com eles. Um casal que se amava, que tinham seus problemas verdadeiros, mas outros problemas surgiram pela falta de habilidade deles em lidar com certas coisas (talvez por traumas ou simplesmente uma percepção equivocada da realidade), ao ponto de acreditar em falsas crenças sobre seu par, pensamentos venenosos que comprometeram todo o relacionamento! Porém, ao perceber tais equívocos, qualquer um pode admitir o erro e decidir MUDAR! Não é porque o Joel e a Clementine tiveram péssimos momentos que eles os terão eternamente! Eles podem tentar de novo, agora com uma bagagem diferente, contendo valiosas experiências que puderam trazer aprendizado, amadurecimento e crescimento individual pra cada um deles, resolvendo questões internas que permitirão um relacionamento em conjunto muito mais saudável! Faz sentido? hahah (desculpa o textãaaaao)

  • @sapereaudecienciaefilosofi2851

    @sapereaudecienciaefilosofi2851

    3 жыл бұрын

    Fantástico! Com certeza! Explica muito o título e o final do filme. Ótima percepção 👏👏👏.

  • @joaovictorrodrigues6875
    @joaovictorrodrigues68752 жыл бұрын

    Assisti a pouco tempo o filme e fiquei tão apaixonado por ele inteiro que comecei a buscar análises, felizmente me deparei com a sua. Sempre tive pra mim a reflexão de que nossa história é o que nos molda, acredito que ao escolher esquecer algum acontecimento, você junto esquece uma parte de si, quem você se tornou depois daquilo. Ótimo vídeo, parabéns mesmo!!

  • @thayrllasilvaniagarciadeso7157
    @thayrllasilvaniagarciadeso71572 жыл бұрын

    esse filme é um enigma pra mim.. e ao mesmo tempo uma obra de arte, amei sua analise, parabéns sz

  • @manufernandez7836
    @manufernandez78362 жыл бұрын

    Top!

  • @TheDicapriofans
    @TheDicapriofans3 жыл бұрын

    Linda análise! Seu vídeo me fez chorar!!! Parabéns!!!

  • @sapereaudecienciaefilosofi2851

    @sapereaudecienciaefilosofi2851

    3 жыл бұрын

  • @jhonatanomw3713
    @jhonatanomw37132 жыл бұрын

    Que grande ensinamento esse vídeo, parabéns

  • @phllorencetti
    @phllorencetti2 жыл бұрын

    Eu gosto tanto desse filme. Eu assisti em 2004 quando eu tinha 13 anos e, mesmo naquele momento, eu um adolescente subversivo, cheio de vontade, tinha esse olhar próprio, semiológico. Eu gostei muito da sua dinâmica. É o que eu projetava na época só que a um palmo do chão. Lindo! Parabéns

  • @yslapiresbroiano2544
    @yslapiresbroiano2544 Жыл бұрын

    Perfeito essa visão

  • @mariaisabelasimonato9114
    @mariaisabelasimonato91142 жыл бұрын

    Análise muito boa! Obrigada ❤️

  • @mmarquezani9153
    @mmarquezani91533 жыл бұрын

    Faça maaais por favor. Faz do filme "Árvore da Vida", esse filme é um poema visual, vai render mt assunto

  • @sapereaudecienciaefilosofi2851

    @sapereaudecienciaefilosofi2851

    3 жыл бұрын

    Anotado! 😁

  • @delmaxtutoriais
    @delmaxtutoriais2 жыл бұрын

    Uouuuu top d+++👏👏👏 muito bom mesmo, vlw irmão.

  • @fernandofilippin885
    @fernandofilippin8852 жыл бұрын

    Belas reflexões

  • @Brunabarros18934
    @Brunabarros189342 жыл бұрын

    Muito bom

  • @julioramos265
    @julioramos265 Жыл бұрын

    De começo, eu faria terminar bem e faria dar certo. E Nietzsche é um mentiroso pq mesmo amando a gente vê as coisas como elas são com certeza. E de vdd, é muito isso na arte, e são raras as obras que conseguem nos fazer sentir algo atraves delas, não amadurecer, mas evoluir de certo modo. Eu mesmo me senti muito na pele do Joel quando ele se decepcionava e se frustrava. Discordo do livro "Morte", amamos as pessoas que amamos não só pela ideia da morte não, nós gostariamos na mesma intensidade. Nós nos desculpariamos e amariamos porque além de ser o correto a se fazer, quem aguenta ficar brigado ou sem amar alguém por tanto tempo ? Ninguém, a gente valorizaria e faria tudo igual.

  • @henriquelima8588
    @henriquelima85882 жыл бұрын

    Muito bom, caracas

  • @babyblue427
    @babyblue4272 жыл бұрын

  • @Gle_Kruczynski
    @Gle_Kruczynski Жыл бұрын

    Só teve um erro o vídeo, o VERMELHO é a cor mais quente, cujo o relacionamento está mais saudável, amoroso e afins, o LARANJA já é a fase de irritabilidade, e justamente a fase cujo ela apaga ele, onde tem as brigas e etc! Fora esse detalhe ótimo vídeo. 🙏

  • @sapereaudecienciaefilosofi2851

    @sapereaudecienciaefilosofi2851

    Жыл бұрын

    Agradeço a observação! ^^

  • @karine9866
    @karine98662 жыл бұрын

    excelente vídeo