Boas Práticas de Manejo Florestal - Embrapa Amazônia Oriental

Ғылым және технология

O uso sustentável da floresta, por meio das boas práticas de manejo florestal, será o tema do próximo Dia de Campo na TV, que vai ao ar dia 15. O programa, produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental (Belém - PA), vai mostrar os estudos que a instituição desenvolve para garantir que o manejo da floresta conserve a biodiversidade da flora e da fauna, contribua para manter a qualidade da água e do ar, e gere benefícios socioeconômicos para a população.
A região amazônica produz anualmente cerca de 28 milhões de m³ de madeira, atividade que, se feita de forma não planejada, pode causar um impacto negativo ao meio ambiente. Mas na Amazônia brasileira, nos últimos cinco anos, a situação começou a mudar. Empresas madeireiras, com a participação direta da Embrapa Amazônia Oriental, que há mais de 20 anos desenvolve pesquisa na área, passaram a explorar a madeira baseadas em um tripé de preceitos básicos: ser ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa. Trata-se da Certificação Florestal, um selo concedido pelo FSC (sigla em inglês para a ONG Conselho de Manejo Florestal, que tem sede no México) e que garante a inserção do produto nos mercados mais exigentes da Europa.
Com a tecnologia da Embrapa, a idéia é melhorar a eficiência técnica e econômica das operações florestais em escala industrial (pré-exploração, exploração e pós-exploração), e ao mesmo tempo, reduzir seus impactos ambientais negativos. Isto é conseguido através da utilização de técnicas de Exploração de Impacto Reduzido (EIR).
Com ela, o produtor mantém os mesmos gastos que com o modelo tradicional, mas tem uma floresta produtiva por tempo indeterminado, respeitando o meio ambiente. Além disso, as boas práticas de manejo florestal ajudam a aumentar o número de empregos, a arrecadação de impostos e a fixar o homem na zona rural.

Пікірлер

    Келесі