Beja 1931 - Uma história com 82 anos.

Nas palavras de José Filipe Murteira,
"O Narciso Gaitinha deu-nos a conhecer este magnífico testemunho da nossa cidade 82 anos atrás. Com uma excelente fotografia, tendo em conta a época, peca por uma certa "anarquia" na montagem, o que pode dificultar a sua compreensão. Tentemos, então "desmontá-lo". Trata-se, em primeiro lugar de um conjunto de simulações dos bombeiros, chefiados pelo bisavô do Antonio José Barahona , de acordo com a sempre esclarecida opinião deste, no que aos soldados da paz diz respeito. Simulação na cidade (Portas de Mértola) e também no campo (pegado à cidade), observada atentamente por muitos bejenses. Interessante, também, o desfile (11'58''), junto ao Pax Julia e ao Museu Regional.
Há, depois, um conjunto de imagens sobre várias lojas da zona das Portas de Mértola e o que de mais realça é uma certa encenação, feita por lojistas e clientes, como que a publicitar as virtudes do que hoje se chama "comércio tradicional", mas que naquela aquela altura era o único que existia na cidade (para além, claro das feiras e mercados).
Finalmente, naquela amálgama de imagens, por vezes desordenada e até repetitiva, surgem imagens de desporto, nomeadamente de futebol, atletismo e ciclismo. Aos 04'00'' podemos distinguir claramente uma equipa do Despertar Sporting Clube , com a respectiva bandeira. Aos 06'18'', uma outra equipa, neste caso Luso Sporting Club (também com a sua bandeira), clube fundado em 1916 e que, em 1947, através da fusão com o União e o Pax iriem dar origem ao Clube Desportivo de Beja.
Há ainda outras duas equipas, não identificadas e uma delas poderia ser o próprio União, segundo o José Saúde . É que, este filme data de 1931 e, em recente artigo no Diário Do Alentejo (5 de Julho), este nosso amigo fala-nos de um torneio, realizado no dia 1 de fevereiro desse ano, ganho precisamente por esse clube.
E que torneio terá sido este? Aos 11'38'' visionamos uma mesa com um variado conjunto de troféus, enquadrados pela bandeira do Luso, o que nos leva a concluir tratar-se da inauguração do Estádio Condessa de Avillez, propriedade desse clube, que ocorreu precisamente nessa data. A presença de entidades civis e militares, o estádio cheio, o desfile de atletas e as provas de atletismo, para além dos jogos de futebol, tudo se conjuga para a ocorrência desse evento, documentado no filme.
Uma última palavra, para a presença feminina no estádio e dos sorrisos, muitos sorrisos, dos "actores" deste filme, desde os atletas aos espectadores (não falando nos trabalhadores agrícolas que são transportados no carro de mulas), o que nos transmite uma sensação de felicidade e de alegria pela inauguração daquele equipamento desportivo.
É claro que algumas destas conclusões poderão não passar de meras conjecturas. Se alguém quiser completar, contradizer ou corrigir, está à vontade e até agradeço que o faça. O magnífico documento que a www.cinemateca.pt/ nos dá a conhecer merece."
P.S.
Agradeço que partilhem este video por todos os vossos contactos de facebook (todas as redes sociais) sobretudo de quem é de Beja e por Beja.Já há alguns sitios na internet com um numero em crescendo de memorias colectivas do que somos e do que fomos.Só resta dizer que vamos fazer destes exemplos mais um e outro acreditados e sentidos de que precisamos de um futuro que nos recorde como chegamos até aqui.Um abraço a todos, Eduardo Franco.

Пікірлер: 1

  • @isabelmorais5992
    @isabelmorais59928 жыл бұрын

    Muito obrigada pela partilha, aqui aparecem o meu bisavô e um dos seus filhos e também o meu avô (na altura bombeiro voluntário e que mais tarde substituiu o Comandante Barahona).