BASÍLICA VELHA CONHECIDA BASÍLICA HISTÓRICA E O PASSEIO DE BONDINHO AÉREOS NO MORRO DO CRUZEIRO

BASÍLICA HISTÓRICA
Construída no Morro dos Coqueiros, atual colina onde está localizado o centro da cidade de Aparecida (SP), a Matriz Basílica foi inaugurada em 24 de junho de 1888 por Dom Lino D. R. de Carvalho, bispo de São Paulo conhecida como ‘Igreja de Monte Carmelo’ (Basílica Histórica).
A igreja, hoje denominada Basílica Histórica, também conhecida como Basílica Velha, foi reformada e ampliada em 1768. O primeiro vigário do Santuário foi o padre Joaquim Pereira Ramos. Com obras iniciadas em 1845 e concluídas em 1888, a igreja recebeu do Vaticano, em 1908, o título de Basílica de Aparecida.
Em 1893, a Basílica recebeu o título de Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, assinado por Dom Lino Deodato Rodrigues, bispo de São Paulo em 28 de novembro.
Em 5 de setembro de 1909, o Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, celebrou a sagração solene do título de Basílica Menor à Basílica Histórica. A honraria foi concedida pelo Papa Pio X, em 29 de abril de 1908.
De estilo barroco, foi tombada como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico em 18 de abril de 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), além de retratar a fé do povo, na Basílica Velha está vinculada a história cultural e religiosa de um país, abrigando um acervo de obras históricas e artísticas, estiveram presentes nesta data o Secretário de Cultura e os membros da Família Real, o príncipe Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança e seu filho, Dom Francisco.
Restauração - A Basílica Histórica de Aparecida Em 2004 foi iniciada a restauração que devolveu as características originais da igreja que haviam se perdido após intervenções ao longo dos anos. A realização contou com a coordenação da restauradora Cláudia Rangel que, com sua equipe, trabalhou na recuperação de detalhes internos e externos da igreja. O trabalho minucioso, que durou 11 anos, foi concluído em fevereiro de 2015 e a igreja histórica foi reinaugurada.
Morro do Cruzeiro em Aparecida: uma história de peregrinação
Um dos principais locais de visitação em Aparecida, no interior de São Paulo, o Morro do Cruzeiro abriga o caminho com as 14 estações da Via Sacra, onde todos os anos acontece as celebrações católicas da Sexta-feira da Paixão, durante a Semana Santa. No final do percurso, além de um altar para orações, os romeiros ainda podem apreciar uma vista privilegiada da Basílica e da região, por meio da Torre do Mirante, que possui 30 metros de altura e uma vitrine panorâmica de 360°.
Acessibilidade
Em 2014, o Morro do Cruzeiro foi presenteado com a instalação dos Bondinhos Aéreos, um teleférico com cabines fechadas, que integrou o local ao complexo do Santuário Nacional, facilitando o acesso dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.
A estrutura é composta por 47 cabines construídas com tecnologia suíça, que percorrem uma distância de 1,1 km de extensão, a uma altura de até 120 metros. Cada Bondinho tem capacidade para seis pessoas e possibilita aos visitantes viver uma experiência única, com conforto, segurança e uma vista privilegiada do Santuário e da cidade de Aparecida.
Obs.: O Passeio de Bondinho necessita de ingresso, o valor e informações no acesso ao lado do Santuário Nacional.
-----------------------------------------
🔹 Inscreva-se no Canal 🔹 DEIXE SEU LIKE 🔹 E ative sininho o para não perder nossos vídeos 🔹 E nos ajude na sua divulgação 🔹
-----------------------------------------------------
🌐 Nosso Blog: www.agoraesoviajar.com.br
👥 Facebook: / agoraesoviajar
🙋 Instagram: / agoraesoviajar
📧 Twitter: / agoraesoviajar
-----------------------------------------------------

Пікірлер: 2

  • @elizeulopes3903
    @elizeulopes3903Ай бұрын

    Saudades de meus pais e meus irmãos quantas as vezes tiramos fotos e preto e branco de frente a está histórica e linda igreja

  • @elizeulopes3903
    @elizeulopes3903Ай бұрын

    Tenho uma grande alegria,ter assistido uma missa nessa igreja ano 77 celebrada pelo saudoso padre Vitor coelho na época eu tinha 12 anos ❤