Aula sobre Lugar de Fala da filósofa Djamila Ribeiro

Na aula é apresentado o percurso da autora para definição do conceito de Lugar de Fala.
- Condição da mulher como sendo outro a partir da influência de Simone de Beauvoir
- Mulher negra como outro do outro
- Pirâmide Social
- Regime de autorização discursiva
- Lugar de fala enquanto localização social
- Ponto de vista e Ponto de partida
- Lugar de fala diferente de Representatividade
Aula de Filosofia com a Profa. Carol (Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM)

Пікірлер: 28

  • @mundodamin3614
    @mundodamin36144 ай бұрын

    Parabéns! Ótima aula e bem explicado

  • @josianebarbozadasilva5074
    @josianebarbozadasilva5074 Жыл бұрын

    Aula maravilhosa, cheguei aqui porque essa obra irá cair no vestibular da UFPR. Acredito que o canal pode ganhar destaque no KZread caso a professora queira dar aula de obras que caem nos vestibulares. Desejo muito sucesso no seu trabalho.

  • @matheusribeironunes4463
    @matheusribeironunes44632 жыл бұрын

    Bom nessa aula eu entendi que o lugar de fala está muito direcionado e em relação com a condição social,. A condição de seu grupo na sociedade, as vivências e experiências que viveu e sentiu por pertencer a tal grupo e a maneira de se expressar, de agir, e de expôr sua opinião com base nessas experiências vividas. Um grande exemplo são as mulheres negras, por mostrarem tal condição social, as mulheres negras passaram e passam por experiências específicas, como os preconceitos, o racismo em excesso, e a descriminação de diversos tipos. O lugar de fala então seria forma que essas mulheres teriam de se expressarem, como a base esse lugar social, as dificuldades que elas enfrentam, como elas se sentem, e claro as atitudes que poderia ser tomadas para eliminar esses preconceitos. Várias pessoas pensam que por não pertencerem a um determinado grupo, não tem o direito de se expressar e opinar sobre alguns assuntos relacionados a ele. Um exemplo é: mulheres brancas não podem falar sobre o racismo e o preconceito por não serem mulheres negras, mas isso está muito errado. Todas as pessoas tem o direito e devem expressar as suas opiniões e seus pontos de vista sobre o assunto.

  • @rannadinorahfernandessanto7813
    @rannadinorahfernandessanto78132 жыл бұрын

    Excelente aula! A esquematização ajudou muito, parabéns!

  • @CarlosDaniel-kp3pr
    @CarlosDaniel-kp3pr Жыл бұрын

    Que aula maravilhosa. Um livro muito importante com uma leitura bem tranquila. Recomendo muito.

  • @mariajose-zp4lx
    @mariajose-zp4lx Жыл бұрын

    Parabéns professora! confesso que li o livro, mas não havia entendido ,somente após a sua aula.

  • @lucianateixeiradelima7584
    @lucianateixeiradelima7584 Жыл бұрын

    Parabéns pelo conteúdo e por nos ensinar!

  • @gabrielaraujo736
    @gabrielaraujo7362 жыл бұрын

    A aula fala sobre a teoria de uma filósofa negra Brasileira Djamila Ribeiro ,ela mostra o pensar em um lugar de fala, que ultiliza o conceito de outro. Ela mostra sobre a pirâmide social , onde a mulher sempre vem em segundo lugar, primeiramente vem o homem branco e mulher branca e após o homem negro e mulher negra, ela fala que independente da cor todos tem o direito de fala e levar a frente e ser escutado.

  • @cidaoliveira1575
    @cidaoliveira15752 жыл бұрын

    Excelenþe aula!

  • @luisguilhermesilvamartins8194
    @luisguilhermesilvamartins81942 жыл бұрын

    Aula "Lugar de fala" 1° e 2° Capítulo,ela mostra a influência de pensar em lugar de fala,e utiliza o pensamento de Simone de Beauvoir,utilizando o conceito dela de OUTRO,e ela fala com outras mulheres ao mesmo respeito. 3°Ela nos mostra oque é lugar de fala,na teoria.E nos mostra uma pirâmide social,que tem o homem branco no topo,seguido da mulher branca,homem negro,é depois vem a mulher negra,isto mostra a mulher como o OUTRO pois é rebaixada pelo homem independente da pele,e o homem é mulher branco fica acima dos negros pela cor de pele.Isto mostra a hierárquia social,mostrando o pensamento do lugar de cada um independente da raça,cor ou sexo. 4°Capítulo fala sobre lugar de fala,ela fala sobre acabar com quem tem direito a falar e ser escutado,pois independente da cor todos tem o direito de falar e ser escutado. 5°Capítulo Djamila fala de representar lugar de fala,como levar a palavra de uma pessoa a frente e não de uma situação,pois lugar de fala e intensificar seu lugar na pirâmide e na sociedade.

  • @clarafigueiroa
    @clarafigueiroa Жыл бұрын

    Parabéns e obg a todos pelo compromisso e amor pela vida.

  • @lhmarquezani
    @lhmarquezani2 жыл бұрын

    Aula maravilhosa. Vim pra entender lugar de fala.

  • @carolgomes7796

    @carolgomes7796

    2 жыл бұрын

    Luiz, obrigada. Um desafio dar aula sobre "Lugar de Fala", e o resultado foi maravilhoso com as turmas. Djamila é uma filósofa que tem contribuído muito na mudança de perspectiva do ensino de filosofia.

  • @laramendes1973
    @laramendes19732 жыл бұрын

    Lugar de fala Fala sobre as reflexões da filósofa Djamila Ribeiro e os pensamentos da condição da mulher,sobre a reflexão da pirâmide social onde encontra as condições do homem branco e da mulher branca e do homem negro e da mulher negra,pela Djamila o lugar de fala é a necessidade de romper um regime de autorização discursiva que é compreendido como quem tem direito no que fala e faz referências sobre o ponto de vista e um ponto de partida,a representatividade que ela faz referência é quando uma pessoa leva o seguimento junto as suas ações,ja o lugar de fala é identificar a localização na pirâmide social e ter consciência de quais são seus privilégios.

  • @emanoelemanu8958
    @emanoelemanu89582 жыл бұрын

    Idiomas que são contrários ao que muitas pessoas pensam não são para falar não autorizado sobre racismo e misoginia, mas são usados para filtrar pessoas privilegiadas e pessoas que lutam para obter um idioma todos os dias para entender essas questões. Na opinião de Carol, acho que isso deve ser sempre reforçado porque, infelizmente, nosso país ainda é muito racista e misógino. Sem essas ferramentas, será difícil resolver esses problemas, porque não podemos ver se eles fazem parte da realidade ou não

  • @heloprado8575
    @heloprado85752 жыл бұрын

    Lugar de fala A aula é sobre o conceito de uma filosofia negra brasileira Djamila Ribeiro, o 1° e 2° capítulo, ela mostrou a influência para pensar em um lugar de fala, com o pensamento de Simone de Beavouir, utliza o conceito OUTRO, ela fala com outras mulheres com o mesmo respeito. 3°- Ela mostrou o que é lugar de fala na teoria, mostra também uma pirâmide social, onde tem um homem branco no topo, ao lado de uma mulher branca, um homem negro, logo depois tem uma mulher negra, mostra a mulher como o OUTRO, mostra que ós homens brancos e mulheres brancas ficam acima de negros pela sua cor, isso causa a hierarquia social, mostrando o lugar de cada um independente da cor, raça ou sexo. 4°- Ela fala sobre o lugar de fala, ela diz que todos têm direito de falar e ser escutado independente da cor. 5°- Djamila fala sobre representar lugar de fala, levar a palavra a frente da situação, pois lugar de fala e ter seu lugar na pirâmide e na sociedade.

  • @rejanerochassa

    @rejanerochassa

    2 жыл бұрын

    ,. .. .. . . M

  • @kellyrodriguesmix
    @kellyrodriguesmix2 жыл бұрын

    Prof que aula ❤️❤️❤️ qual seu Instagram? Excelente, gratidão 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  • @alinesanchezramirezbaruchi2658
    @alinesanchezramirezbaruchi26582 жыл бұрын

    Eu não sei o motivo de vocês serem tão finos e chiques Eu tô ficando louca Eu tô berrando que a gente tá putasso e com medo de nazzzzzziiiiiiii

  • @alinemariano5830
    @alinemariano58302 жыл бұрын

    Aula excelente! Professora, em qual programa você montou essa apresentação?

  • @carolgomes7796

    @carolgomes7796

    2 жыл бұрын

    Oi, Aline, tudo bem? Usei o power point para organizar os assuntos por capítulos e a gravação da tela é com OBS Stúdio. Djamila é uma filósofa que tem contribuído muito na mudança de perspectiva do ensino de filosofia.

  • @yasminpalazzo7517
    @yasminpalazzo75172 жыл бұрын

    Aprendendo sobre os conceitos de Djamila Ribeiro por influência de Simone Beauvoir, ministrada pela professora Carol, entendo o meu lugar na pirâmide social; tendo em vista o homem branco no topo da cadeia. Sendo assim, eu me encaixo no ''outro'', pois não me encaixo na relação de homem, porém me encontro na sua branquitude; tomando como exemplo que uma mulher negra seria o "outro do outro", porque não se encaixa em nenhuma das duas posições (não homem e não branca). Além de reconhecer também o meu privilégio racial, mas a dificuldade de classes. Todos possuímos lugar de fala, só precisamos saber diferenciar de representatividade.

  • @funcionariojudeudoyoutube7579

    @funcionariojudeudoyoutube7579

    2 жыл бұрын

    Homem Branco, KKKKKKKKKK só se for no Sul do BR né? Porque de resto é tudo pardo e mameluco

  • @RyanGregorio8

    @RyanGregorio8

    2 жыл бұрын

    Na minha opinião, não existe preconceito de classe com mulheres brancas. Pois a cor se sobrepõe ao sexo.

  • @victoriavitorio8672

    @victoriavitorio8672

    2 жыл бұрын

    existe uma diferença entre a sua opinião e o fato de que mulheres realmente são violentadas diante do sistema patriarcal desde a consolidação do mesmo

  • @RyanGregorio8

    @RyanGregorio8

    2 жыл бұрын

    @@victoriavitorio8672 O maior privilégio da história são das mulheres. Os piores, difíceis, pesados e mais perigosos trabalhos sempre foram e ainda são destinados aos homens. Furacões, tsunamis, guerras, esgoto, mineração, incêndios, limpeza de arranha céus e muitos outros são vários exemplos. Enquanto isso, vocês acham que dupla jornada de trabalho já é demais (não estou afirmando que é correto, apenas fazendo uma comparação). Em todos os lugares do planeta funciona assim, até em pequenas tribos matriarcais. No entanto, nestes setores não vemos as feministas querendo igualdade, onde é imensa.

  • @alinesanchezramirezbaruchi2658
    @alinesanchezramirezbaruchi26582 жыл бұрын

    Somos pobretas