AULA GRÁTIS: Id, Ego e Superego e suas diferenças [Psicanálise | Sigmund Freud]

Nesta aula, vamos entender as diferenças entre Id, Ego e Superego, conform teoria de Sigmund Freud, o pai da Psicanálise. 🔻🔻 Links Importantes 🔻🔻
👉 PARA DOWNLOAD DOS MAPAS MENTAIS DAS AULAS DO CANAL MÁRISSON FRAGA, ACESSE: marissonfraga.com/mapa-mental...
👉 LINK PARA A PLAYLISTA COMPLETA SOBRE OS CONCEITOS DA PSICANÁLISE: • CURSO GRATUITO - CONCE...
➡️️ Conheça nossos cursos: marissonfraga.com/nossoscurso...
👉 Se inscreva no canal: bit.ly/canalmarissonfraga
➡️️ Instagram: / marissonfraga.oficial
👉@marissonfraga.oficial
🔻🔻 CONHEÇA NOSSOS OUTROS CANAIS NO KZread 🔻🔻
👉 VLOG DO MÁRISSON (Nossas reflexões sobre questões do cotidiano): bit.ly/vlogdomarisson
👉 CANAL CINE TERRORLOGIA (Para quem gosta de filmes de terror): marissonfraga.com/cineterrorl...
👉 CANAL LENDAS E CAUSOS DE PERNAMBUCO (Para quem gosta das lendas assombradas de Pernambuco): marissonfraga.com/lendasecaus...
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SOBRE SIGMUND FREUD:
Sigmund Schlomo Freud foi um médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise. Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco (atualmente, a localidade é denominada Příbor, e pertence à República Checa).
Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por Freud, como o do inconsciente.
Freud também é conhecido por suas teorias do complexo de édipo e da repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento das psicopatologias, através da escuta do paciente. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana. Sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano, como um animal dotado de razão imperfeita e influenciado por seus desejos e sentimentos. Segundo Freud, a contradição entre esses impulsos e a vida em sociedade gera, no ser humano, um tormento psíquico.
Freud tinha uma visão biopsicossocial do ser humano. Fatos como a descrição de pacientes curados através do diálogo por Josef Breuer e a morte do colega Ernst von Fleischl-Marxow por dose excessiva do antidepressivo da época, a cocaína, levaram-no ao abandono das técnicas de hipnose e de drogas para criar um novo método: a cura pela fala, ou seja, a psicanálise, que utilizava a interpretação de sonhos e a livre associação como vias de acesso ao inconsciente.
Suas teorias e seus tratamentos foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Sua teoria é de grande influência na psicologia atual e segue se desenvolvendo através de estudos e prática clínica na área, com psicanalistas que vieram depois dele. Estes criaram suas próprias teorias, mas sempre com base nos pressupostos intrínsecos colocados por Freud, como a noção de inconsciente e transferência.
Em suas teorias, Freud afirma que os pensamentos humanos são desenvolvidos por processos diferenciados, relacionando tal ideia à de que o nosso cérebro trabalha essencialmente no campo da semântica, isto é, a mente desenvolve os pensamentos num sistema intrincado de linguagem baseada em imagens, as quais são meras representações de significados latentes. Em diversas obras, como "A Interpretação dos Sonhos", "A Psicopatologia da Vida Cotidiana" e "Os Chistes e suas Relações com o Inconsciente", Freud não só desenvolve sua teoria sobre o inconsciente da mente humana, como articula o conteúdo do inconsciente ao ato da fala, especialmente aos atos falhos. Para Freud, a consciência humana subdivide-se em três níveis: consciente, pré-consciente e inconsciente.
Os níveis de consciência estão distribuídos entre as três entidades que formam a mente humana, ou seja, o Id, o Ego e o Superego.
SOBRE O ID, EGO E SUPEREGO:
O id, o ego e o superego são um conjunto de três conceitos na teoria psicanalítica que descrevem agentes distintos e interagentes no aparelho psíquico. Os três agentes são construções teóricas que descrevem as atividades e interações da vida mental de uma pessoa.

Пікірлер: 13

  • 3 жыл бұрын

    ➡️️ Conheça nossos cursos: marissonfraga.com/nossoscursos/yt20 ➡️️ Instagram: instagram.com/marissonfraga.oficial/ 👉@marissonfraga.oficial

  • @franciscovieira1414
    @franciscovieira14143 ай бұрын

    Maravilha

  • @EsmeraldaSilvapsi
    @EsmeraldaSilvapsi3 ай бұрын

    Olá é possível liberar em PDF os mapas mentais, suas aulas são show e fácil de entender ❤

  • @Riansantos105
    @Riansantos1052 ай бұрын

    por que o ego e superego estão no ambiente do consciente e inconsciente ?

  • @lourdesmaria3971
    @lourdesmaria39712 жыл бұрын

    Super aula.

  • 2 жыл бұрын

    Obrigadooo, Lourdes! 🤓🤓🤓☺️☺️☺️👏👏👏

  • @thaynasilveira9635
    @thaynasilveira96353 жыл бұрын

    muito muito boa a explicação!

  • 3 жыл бұрын

    Obrigado, Thayná. Fico feliz que tenha gostado!

  • @convictacred9859
    @convictacred9859 Жыл бұрын

    o mapa mental nao esta mais disponivel😪

  • @joseca2776
    @joseca27763 жыл бұрын

    Valeu!!

  • 3 жыл бұрын

    Eu que agradeço sua interação, amigo. Fico feliz que tenha sido útil de alguma forma! ☺️💪

  • @joseca2776

    @joseca2776

    3 жыл бұрын

    @ Foi mt útil. Agradeço. Deus Abençoe

  • @jovemred3936
    @jovemred39363 жыл бұрын

    👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽