Armazéns no Valongo de Santos

Hoje vamos buscar saber o que será destes velhos armazéns abandonados no Valongo de Santos. Bora La???
Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Estamos aqui no Museu do Café de Santos (Já falamos um pouco sobre ele em vídeo anterior), e daquele lado podemos ver armazéns abandonados no Porto, pesquisei para entender e falar para vocês o que está acontecendo.
Mas antes quero agradecer aos que se inscreveram no canal e aos que sempre deixam o “gostei” aí no KZread, tudo isso ajuda muito o canal, e me incentiva a estar sempre trazendo novidade para todos.
Bora lá entender o que está acontecendo com estes armazéns!!!...
O porto iniciou suas atividades a mais de 500 anos atrás, e operava com estruturas rudimentares, e o embarque e desembarque de produtos e pessoas eram feitos com o uso de pontes de madeira, conhecidas como trapiches. Açúcar e café vindos do planalto desciam os 800 metros de serra em lombo de mulas por uma trilha de 70Km conhecido como Caminho do Padre José de Anchieta.
Em 1795, foi aberto o Calçado do Lorena o primeiro caminho pavimentado com pedras do Brasil. Encomendado ao rei pelo governador da capitania Bernardo José Maria de Lorena, o traçado do caminho foi feito pelo corpo Real de Engenheiros de Portugal chefiados por João da Costa Ferreira. As viagens de 2 ou 3 dias por este caminho ocorreram por quase 70 anos.
Em 1867 foi inaugurada a estrada de ferro Santos - Jundiaí a São Paulo Railway, uma obra estupenda para superar os 800 metros de altitude com 8 km de extensão pela serra do mar. Assim a produção que vinha do planalto paulista passou a ser escoada em apenas quatro horas de viagem.
Os trapiches de acesso às embarcações ficaram obsoletos, assim, em 1890, após concorrência aprovada pelo governo, foi criada a Companhia Docas de Santos (CDS) para explorar o porto por 90 anos, e os primeiros resultados da privatização surgiram logo em 1892, pois os velhos trapiches deram lugar a 160 metros de cais, e o primeiro navio a atracar no Porto de Santos foi o navio Inglês Nasmith.
Passados os 90 anos de concessão, em 1980, a administração portuária volta para as mãos do Governo Federal, por meio da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Trinta e oito anos se passaram através de leis portuárias, ampliações e modernizações e estes velhos armazéns ficaram esquecidos até 2018, quando foi assinado um termo para aproveitamento e revitalização... aí veio a pandemia, mas em 2023 os armazéns foram entregues à prefeitura de Santos, para que eles sejam incorporados ao centro histórico de Santos.
O projeto transforma o cais em um local de convivência para a família, vejam as imagens.
É isso aí pessoal! Espero que de alguma forma este vídeo tenha enriquecido o conhecimento de vocês, deixem seu gostei e inscreva-se no canal para não perder os próximos estudos. Valeu pessoal, Fui!
MUSICA
Dobro Mash de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommons.org/licenses/...]
Artista: audionautix.com/

Пікірлер: 7

  • @adilsoncalles2549
    @adilsoncalles25492 ай бұрын

    A busca de informações revelam coisas surpreendentes... Não tinha a menor ideia disso tudo, muito bom!

  • @user-yv8pm8ke7p
    @user-yv8pm8ke7p2 ай бұрын

    Muito legal

  • @adilsoncalles2549

    @adilsoncalles2549

    2 ай бұрын

    É isso Marcão!!! Bora lá pro próximo vídeo?

  • @user-to4hk3wx7w
    @user-to4hk3wx7w2 ай бұрын

    Muito interessante, adorei conhecer a história

  • @adilsoncalles2549

    @adilsoncalles2549

    2 ай бұрын

    Santos realmente transpira historia... Bora lá para o próximo vídeo??? Fui!!!

  • @user-yf6hl2fn3q
    @user-yf6hl2fn3q2 ай бұрын

    Santos vai ficar mais bonita

  • @adilsoncalles2549

    @adilsoncalles2549

    2 ай бұрын

    Verdade, cada dia mais!!!