Antigo hospital leprosário do interior de São Paulo - Instituto Lauro de Souza Lima

Ойын-сауық

O Instituto Lauro de Souza Lima foi criado em 1933 como Asilo-Colônia Aymores onde eram internados os portadores de hanseníase do estado de São Paulo e região. No Brasil, o primeiro registro que comprova a presença da hanseníase entre nós data de 04 de novembro de 1697 e o tratamento destinado era e continuou por muitos anos, o mesmo dos tempos bíblicos: o isolamento da sociedade, por isso a criação dos asilos-colônias para os portadores da moléstia. Em 1949 o Asilo-Colônia Aymores foi transformado em SANATÓRIO AIMORÉS. Com a reorganização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo , em 1969, passou a se chamar HOSPITAL AIMORÉS DE BAURU - HD1. Em 1974, homenageando um dos grandes hansenologistas do Brasil o hospital passa a se chamar HOSPITAL "LAURO DE SOUZA LIMA". A partir de 1989, com o decreto nº 30.521 de 02/10/89 o hospital transforma-se num Instituto de Pesquisa, subordinado à Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo passando a ser denominado INSTITUTO "LAURO DE SOUZA LIMA". Hoje, o Instituto Lauro de Souza Lima é centro de referência na área de Dermatologia Geral e , em particular , da Hanseníase para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde - OMS. Um dos importantes acervos da área de Saúde Pública do Estado de São Paulo é constituído pelo Museu do Instituto "Lauro de Souza Lima", antigo asilo-colônia "Aimorés". A trajetória dessa instituição, seu modelo de construção e funcionamento prende-se a um todo maior que representa parte importante da história da hanseníase e das políticas públicas de Saúde de nosso Estado. O Aimorés foi criado a partir das iniciativas realizadas pelos municípios da região Noroeste. Estes se integraram no "Convênio das Municipalidades" e, em reunião realizada em 25 de setembro de 1927, se comprometeram a destinar 10% de suas rendas anuais para a construção de um asilo que fosse grande o suficiente para abrigar os doentes existentes em toda a região. Como resultado desse esforço foi criada a Comissão Pró-Leprosos de Bauru que, com as verbas arrecadadas, adquiriu uma fazenda de 400 alqueires e deu início a construção do asilo. Em 1930 as obras foram confiadas à Liga de São Lázaro de Bauru, composta por prefeitos de 64 municípios, que deu continuidade à construção. Em 1933 o Aimorés foi encampado pelo Estado que promoveu sua inauguração em 13 de abril de 1935. O Instituto possui também uma área tombada pelo Condephaat.
Imagens gentilmente cedidas do acervo do Instituto Lauro de Souza Lima
_________________________________________________________________
Olá, nós somos o Carlos e a Geisa e visitamos muitos lugares da nossa região. Amamos antiguidades, fazendas e casas antigas, cenários históricos sempre dispostos a encontrar o que a história escondeu!
Vem com a gente em mais essa aventura!!
Nossas redes sociais:
Instagram: / lugaresdanossaregiao
Facebook: / lugares-da-nossa-regi%...
Nossos produtos (camiseta e boné): / lojinhalnr

Пікірлер: 497

  • @anamariadealmeidacampos1022
    @anamariadealmeidacampos10223 жыл бұрын

    Aqui na minha cidade tinha um leprosario ou tem, meu pai era o único cirurgião dentista que tinha coragem de atender a comunidade. Eu e minha mãe éramos madrinhas das crianças na escola. Tempo bom de muita Luz, ensinei a minha filha a respeitar e não temer.

  • @nadirsantiago4065

    @nadirsantiago4065

    3 жыл бұрын

    Adoro vê os vídeos de vocês.Gostei muito desse vídeo.Tudo isso é um ensinamento para nós.Vocês estão de parabéns.

  • @moniqueplacido1715
    @moniqueplacido17152 жыл бұрын

    Fiquei encantada com a farmácia! Meu bisavô era farmacêutico naquela época. Era conhecido como o médico dos pobres, pois não existia médico. Salvou e curou muitas pessoas.Isso foi no interior da Bahia, em Nazaré das Farinhas. Tenho o maior orgulho dele. Não o conheci, nasci depois que ele faleceu . A farmácia depois que ele faleceu foi administrada por dois filhos dele, irmãos de minha avó. Farmacêuticos tbm. Eu tive o prazer em conhecer a farmácia e os móveis iguaizinhos do vídeo. Hoje em dia a farmácia não funciona mais .

  • @emmanuellerodrigues7408

    @emmanuellerodrigues7408

    11 ай бұрын

  • @alessandrocaetanofaria4246
    @alessandrocaetanofaria42463 жыл бұрын

    Esse hospital fica na minha cidade, muitas histórias, tem a estação ferroviária de Bauru, um prédio imponente e histórico uma pena que está abandonado.

  • @lucinha.castro1421

    @lucinha.castro1421

    3 жыл бұрын

    Lindo vídeo já tava com saudade vcs subirão.

  • @zuzaaguiar8842

    @zuzaaguiar8842

    3 жыл бұрын

    Nasci em Bauru e me lembro que o nome era Sanatório Aimorés. Cheguei a tentar estágio em Serviço Social lá. Muito triste esse lugar.

  • @reginabrito206

    @reginabrito206

    2 жыл бұрын

    Como muitos patrimonios algumas cidades e estados ainda conseguem aqui no Rj estao todos ou quase todos abandonados eles so tombam e deixam largados ...agora no Rj a prefeitura/ governo vao leiloar estes patrimonios ...me doi viu..tenho uma filha arquiteta e restauradora e cada abandono ele me perguna mami pra que se faz arquitetura de restauracao neste pais?

  • @jumota551
    @jumota5513 жыл бұрын

    O "biju" citado pelo Carlos ainda é muito vendido nas praias. É um tubinho de massa assada muito parecida com casquinha de sorvete. É um dos sabores da minha infância. Uma delícia!

  • @leaaltlovisi1918
    @leaaltlovisi19183 жыл бұрын

    Quando me inscrevi, sugeri uma visita a um leprosario de SP. Em SC temos um em São Pedro de Alcântara onde fiz o meu trabalho de conclusão de curso, história triste que graças a Deus hoje tem tratamento e cura. Obrigada, beijos

  • @RedeDoBem1
    @RedeDoBem13 жыл бұрын

    O Negatoscópio de parede é um dos equipamentos hospitalares indispensáveis em qualquer clínica ou hospital. Composto de uma placa translúcida, é provido de um dispositivo de iluminação que serve para examinar, por transparência, as chapas radiográficas ou para realizar uma observação dos negativos, obtidos por raios-

  • @evaaparecidabersedossantos5346

    @evaaparecidabersedossantos5346

    3 жыл бұрын

    Eu quero um salve também

  • @danieljuliopereira3079

    @danieljuliopereira3079

    3 жыл бұрын

    Eu também quero um salve Paulo Farias

  • @anaalvares5482

    @anaalvares5482

    3 жыл бұрын

    Quero um salva pra Ana e Thabata de Santos.sp..

  • @anaalvares5482

    @anaalvares5482

    3 жыл бұрын

    Casal por favor aí em Itu também conhecer o hospital de lá..

  • @RedeDoBem1

    @RedeDoBem1

    3 жыл бұрын

    @@danieljuliopereira3079 blza Salve é com o Carlos e a Geisa/fran

  • @reginaldotronicprojeto1242
    @reginaldotronicprojeto12423 жыл бұрын

    Tiro o chapéu pra vcs , pessoas amáveis que vão em vários lugares pra contar suas histórias e origens , conheci o canal de vcs tem uns 3 meses e estou maratonando os videos um mais incrível que o outro .Deus abençoe a vida de vcs .

  • @mgf-art
    @mgf-art3 жыл бұрын

    Não me lembro como o KZread me recomendou o canal de vocês, semanas atrás, mas agradeço e fico contente em ter clicado no vídeo aquele dia. Tenho 27 anos mas, de certo, minha alma se encontra lá entre os anos de 1800 e 1960. Tudo, a arquitetura, a decoração, a educação e modos de certas épocas me fascinam!

  • @izildamartins8620
    @izildamartins86203 жыл бұрын

    Olá boa noite! Sou de Valparaíso SP. Meus pais se conheceram nesse hospital em torno de 1949 ou 1950 e viveram uma linda história de amor. Eles namoraram muito nesse coreto da igreja. Vcs não citaram a rádio meu pai foi radialista. Bjs obrigada.

  • @belezamadura

    @belezamadura

    2 жыл бұрын

    Izilda, tenho curiosidade. Eles se conheceram lá internados, namoraram, casaram. E depois os filhos? Ficaram morando lá com eles? Até qdo? Eles nunca puderam sair? Faleceram lá?

  • @izildamartins8620

    @izildamartins8620

    2 жыл бұрын

    @@belezamadura não eles saíram de lá. Eram muito jovens meu pai tinha em torno de 17 anos e só ele da família pegou a doença minha mãe 15 anos e foi pra lá com meus avós os pais dela todos tiveram alta e sairam de lá. Minha mãe morava em São Paulo e meu pai aqui em Valparaíso SP namoravam por carta até que meu pai foi lá e pediu pra casar com e meu avô trouxe ela pra Valparaíso se casaram aqui e os filhos nasceram aqui e nenhum teve a doença blz. Beijos obrigada pelo interesse na história.

  • @Jpradotv1
    @Jpradotv111 ай бұрын

    Trabalhei durante 41 anos no antigo Asilo Colônia Aimores o atual ILSL entrei como funcionário em 1976 me aposentei em 2017, realizei vários trabalhos voluntários restaurei o relógio da igreja depois de permanecer parado durante 36 anos. Jaime Prado BauruSP

  • @sypriano1
    @sypriano13 жыл бұрын

    Lugar fantástico e ao mesmo tempo triste , mas para as pessoas que necessitavam de tratamento era a solução , Aquele objeto que faz barulho chama MATRACA , Abração pra vocês

  • @maraguarnieri9052
    @maraguarnieri90523 жыл бұрын

    Que maravilha vcs contarem a história do lugar, que hj ainda é um Hospital referência no tratamento de doenças da pele.

  • @liasouza4411
    @liasouza44113 жыл бұрын

    Já deixei meu like. Muito interessante toda a estória. Adorei a Pharmacia, bem preservada, todos aqueles maquinários são para produção medicamentos....tudo era artesanal, não tinha indústria, aquela placa de madeira sobre mesa era para fazer comprimidos. No interior, na parte dentro farmácia, era o laboratório para se fabricar o que os médicos prescreviam. A primeira faculdade farmácia foi em Ouro Preto.

  • @Italia-do5uf
    @Italia-do5uf3 жыл бұрын

    Existem vários. Mais,pra mim isso é uma história muito triste do Brasil. Em Itu também têm um. Hospital Francisco Ribeiro Arantes (Pirapitingui).No de Itu têm até cadeia. Muito triste! Quem fugisse era caçado é preso na cadeia. No de Itu tinha cinema,mercado,correio, açougue, cemitério. Estação de rádio.É igrejas existem até hj! Centro espírita. Casas e enfermarias. Pois ainda têm pacientes moradores lá.🤔

  • @mariaelzalopesdeoliveira5395

    @mariaelzalopesdeoliveira5395

    3 жыл бұрын

    Olá gente boa do lnr isto se chama matraca era para avisar os fiéis q era hora da prosciçao !

  • @CANALDOIRRGO

    @CANALDOIRRGO

    3 жыл бұрын

    Fui com caravanas visitar durante muitos anos, as celas eram dentro do hospital psiquiátrico.

  • @aldapereira9485

    @aldapereira9485

    3 жыл бұрын

    É verdade um tio de minha mãe ficou lá,coitado tinha essa terrível doença ñ tinha contato com a família ele se sentia abandonado..

  • @inescruz8745

    @inescruz8745

    2 жыл бұрын

    conheci o de pirapitingui,INFELISMENTE tive uma pessoa da família que ficou lá mas não faz tanto tempo já podia vim visitar a família.

  • @alessandracrescioni1107
    @alessandracrescioni11073 жыл бұрын

    Que lugar lindo, que história maravilhosa mais porém triste tbm meus amigos...as pessoas eram tiradas das suas casas e levadas para este lugar e não voltavam mais para casa. Meu Deus imagina a energia desse lugar: tristeza, melancolia, desespero é claro que algumas pessoas se adaptavam mais a saudade dos entes queridos deveria ser imensa... obrigada pelo vídeo maravilhoso ❤️❤️❤️🙏🙏🙏😘😘😘

  • @lucianabolsachinifigueired1489
    @lucianabolsachinifigueired14893 жыл бұрын

    So vcs p se atentar nos detalhes tão pequenos q é o q mais queremos ver😍😍👏🏻👏🏻👏🏻

  • @angelamariadacostafaustino1340
    @angelamariadacostafaustino1340 Жыл бұрын

    Parabens.para.todos.que.tiveram.essa.coragem. dessas.pessoas.para.ajudar.os.doenttes.que.deus.a.tenha.todos....

  • @joiceapareciidamatiasdasil6027
    @joiceapareciidamatiasdasil60272 жыл бұрын

    Ola meus amigos aqui na minha cidade tem uma farmácia que ainda mantém os armários iguais a esses. O negatoscópio era pra ver raio x. Arrasaram no vídeo adorei 👏🏻🙏🏻

  • @e.956

    @e.956

    Жыл бұрын

    Nossa, deve ser linda como a do vídeo. Qual é o nome da sua cidade?

  • @lizila4095
    @lizila40953 жыл бұрын

    Aqui em Suzano também tinha um hospital assim, hoje funciona no local um hospital para pessoas que precisam ficar internados por muito tempo.

  • @rosmarliteixeira6454
    @rosmarliteixeira64543 жыл бұрын

    Vocês a cada dia nos surpreendem, resgatando histórias. Parabéns Geisa e Carlos!

  • @djalmamuniznardes4570
    @djalmamuniznardes45703 жыл бұрын

    Que exemplo de gestão. Com certeza não tinha corrupção. Parabéns!

  • @jumota551

    @jumota551

    3 жыл бұрын

    Pois é, imagina se um projeto desse hoje funcionária sem um super faturamento e muita gambiarra. Triste.

  • @margarethtavaresdefreitas5803

    @margarethtavaresdefreitas5803

    3 жыл бұрын

    E esse órgão com certeza era de fole pelo tamanho do pedal.

  • @andremanu1000
    @andremanu10003 жыл бұрын

    Boa noite Na cidade de Uba - MG, tem um lugar igual a este que se chama Colônia Padre Damião. Alguns parentes meus trabalharam e trabalham lá até hoje, eles me contam que eles montavam times de futebol lá para enfrentarem times desta colônia aí, e vice versa. Lugar cheios de histórias tristes e alegres .

  • @elianemantovani4489
    @elianemantovani44893 жыл бұрын

    Parabéns,pelo belo trabalho que VCS fazem,isso é turismo de pura cultura 👏👏👏👏👏

  • @hercyazevedo969
    @hercyazevedo9693 жыл бұрын

    Morei em Leme quando era criança amo essa cidade e tenho em minha memória todos lugares que andei nessa cidade tenho 68 anos de idade mas nunca me esqueci de todos os detalhes da minha vida nessa cidade foi um período mais feliz que passei na minha infancia estudei num colegio por nome de Grupo Escolar Augusto Cesar sinto muita saudade do meu primeiro colégio se pudesse fazer voltar esse tempo eu me sentiria a pessoa mais feliz.do mundo

  • @robertafigueredo2008
    @robertafigueredo20083 жыл бұрын

    Parabéns por mais uma história,vcs estão demais, profissionais!

  • @cheilabeatrizpaiva8363
    @cheilabeatrizpaiva83633 жыл бұрын

    Quem é de Miguelópolis SP ter 55 anos vai lembrar da farmácia do Sr Abilio , ficava na esquina José Francisco Peixoto e Antônio Alves Figueira, vendo me vem a lembrança do cheiro da farmácia, saudades.

  • @gislenemancuzo7092
    @gislenemancuzo70923 жыл бұрын

    Amei! ❤️ Apesar de imaginar o sofrimento dessas pessoas, hoje temos tratamento. Lugar muito lindo, grande estrutura. Salve pessoal! Assisto de Itapetininga SP

  • @mariaflor6299

    @mariaflor6299

    2 жыл бұрын

    Imagino quanto sofrimento existiu por aí.

  • @janetanaka2783

    @janetanaka2783

    Жыл бұрын

    @@mariaflor6299 o maior sofrimento era o preconceito 😢😢😢

  • @fabianabruni8775
    @fabianabruni87753 жыл бұрын

    Que lindo vídeo, e quanto capricho e presevação neste lugar! Aqui próx a Porto Alegre temos o Hospital Colônia de Itapuã q funcionou nesses moldes. Já nos anos 80 eu tive um amigo que havia se criado em um seminário pq a mãe dele tinha hanseníase e foi recolhida para essa colônia, muito triste, ele chorava ao lembrar dela. Graças a Deus isso ficou no passado. 🙏🏻

  • @janetedesouzalima3066
    @janetedesouzalima30663 жыл бұрын

    Que Historia linda! Este pessoal sofreu mto, a descriminação sempre foi mta com esta doença. Agora fiquei curiosa quem será que foi os Pais, Tios, deste Lauro de Souza Lima?

  • @marinasintra310

    @marinasintra310

    3 жыл бұрын

    Este sanatório.e um.santuário de tão li do história triste mas tinha dignidade

  • @adrianafernandes2300
    @adrianafernandes23003 жыл бұрын

    Vocês sempre lembrando o passado histórico do país, impressionante!!! Vocês são 10!!!!❤️

  • @jussaradesalvador
    @jussaradesalvador2 жыл бұрын

    Eu Jussara e minha mãe Cenira de 92 anos sempre assistimos vocês e gostamos muito. Moramos em Salvador na praia de Itapua

  • @beneditacanutodeoliveira1720
    @beneditacanutodeoliveira17203 жыл бұрын

    Boa noite muito triste essa estória o lugar é lindo mas o passado é muito triste ainda bem que hoje tem cura

  • @fabiogol20
    @fabiogol203 жыл бұрын

    Como é bom assistir essas histórias ficamos aqui ansiosos esperando os vídeos na quinta-feira... Parabéns 👏👏👏

  • @mariaap.lombardiribeiro1133
    @mariaap.lombardiribeiro11333 жыл бұрын

    Qdo trabalhei nos correios, todo ano na última semana do mês de novembro, vendíamos um selinhos para ajudar esse pessoal,era dez centavos cada, toda postagem tinha esse selinho,era gratificante fazer esse trabalho e ajudar.

  • @MariaOliveira-tc5rp
    @MariaOliveira-tc5rp3 жыл бұрын

    Eu tô maravilhada com este espaço.Lindo!

  • @everaldoxavier682
    @everaldoxavier682 Жыл бұрын

    Minha mãe tinha mais ou menos 18 anos quando ela foi internada nesse hospital há muitos anos atrás e ela constantemente sempre está falando desse hospital que era muito ótimo o tratamento muito bom

  • @luzeteamorim2660
    @luzeteamorim26603 жыл бұрын

    Obrigada por mais esta história,eu nunca ouvi falar deste lugar, eu nasci em Gália na fazenda Companhia Inglesa.👍👏😘💋

  • @adalgisarodrigues8888
    @adalgisarodrigues88883 жыл бұрын

    Parabéns amei esse vídeo gosto muito de coisas antigas quantas relíquias a dorei

  • @goretecastro4176
    @goretecastro4176 Жыл бұрын

    Quando era criança tinha muitos leprosos nas ruas da minha cidade, eu ficava tão impressionada de ver aquelas pessoas, mas não entendia o porquê das deformidades. Amei essa farmácia, quero todos os frascos para mim, sou a louça dos vidrinhos, esses vidros antigos de remédios eram muito lindos, e esses garrafões maravilhosos. Amei.

  • @alvinaamaral7629
    @alvinaamaral76293 жыл бұрын

    Meu Deus que relíquias estou encantada tudo olha a farmácia que maravilha tudo isso é um verdadeira viagem no tunil do tempo as fotos nossa e de perder a respiração

  • @deiseraquel6832
    @deiseraquel68323 жыл бұрын

    Parabéns pelo vídeo, onde vi muita coisa linda nesse Museu. Assim vamos conhecendo nosso Brasil, desconhecido de muitos...

  • @canalcastilhoantiguidade5560
    @canalcastilhoantiguidade55603 жыл бұрын

    Adoramos ver a farmácia!!!Muito lindaaa!!!👏👏👏

  • @aureaaparecidaserafim5412
    @aureaaparecidaserafim5412Ай бұрын

    Eu conheço por matraca gratidão aos dois pombinhos nossos 🌟🙏👏👍

  • @cintiaribeiro8655
    @cintiaribeiro86559 ай бұрын

    Minha mãe ficou internada compulsoriamente por 1 ano e meio no Hospital Padre Bento, se eu não me engano em Guarulhos. Ela tinha apenas 7 anos de idade. Ela conta como foi tudo e eu choro muito. Ela era apenas um criança e ficou longe da família. Do dia para a noite sua rotina mudou . Não houve qualquer adaptação. Era o que tinha para aquela época, mas muito triste. Tudo que ela relata eu pude ver neste vídeo. Que nescessário, mas confesso que assisti em prantos.

  • @samantaprzybyszewski279
    @samantaprzybyszewski2793 жыл бұрын

    Amo esse canal, vocês são perfeitoss, Lnr o meu antídoto contra a depressão. Beijão casal do bem, muito sucesso!!! ❤❤❤

  • @laudimiro100
    @laudimiro1003 жыл бұрын

    Parabéns, está ficando cada vez mais profissional o trabalho de voces. Nós aqui de Teresina-PI , adoramos esse canal. Manda um SALVE prá cá.

  • @marilenegomesmartins531
    @marilenegomesmartins5313 жыл бұрын

    Boa noite...saudades de vces...casal do Bem

  • @marciagoncalves8782
    @marciagoncalves87823 жыл бұрын

    Gente, que vídeo maravilhoso! Pra mim que sou fã de vcs, foi o melhor, mostrar o presen te e passado! Uau, foi demais. Bjs

  • @josecarlosquiletti129
    @josecarlosquiletti1293 жыл бұрын

    Aqui em Mogi das cruzes Distrito de Jundiapeba tem uma cidade que era hospital de leprosos, ainda mantém locais preservados.

  • @raissaeduarda7866

    @raissaeduarda7866

    2 жыл бұрын

    Sim eu ia comentar isso fica no hospital Dr Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, pelo que pesquisei foi o primeiro Sanatório do Brasil não sei se daria para eles visitarem... Mas seria Legal mostrar um pouquinho das casas

  • @aparecidobarejan1069
    @aparecidobarejan10693 жыл бұрын

    Boa tarde galera do bem. Abraços. Campinas SP.

  • @TiagoSantos-yt1cs
    @TiagoSantos-yt1cs Жыл бұрын

    Lembro desse leprosário qd era ativo ,meus pais faziam excursões de ônibus com um pessoal da igreja,e sempre passava aí para visitar e levar conforto as pessoas,me senti velha agora vendo abandonado rsrsrsrs

  • @deivadebritopereira7070
    @deivadebritopereira70702 жыл бұрын

    Olá casal lindo, parabéns pelo vídeo. adorei está visita ao antigo hospital . Eu sou do Rio de janeiro. Meu nome é Deiva de Brito Pereira. Gosto muito destas coisas lindas que vcs visitam.gosto tbm de coisas antigas , como as fazendas de cafés.gosto de tudo.parabens tudo muito lindo . parabéns 👏

  • @aparecidobarejan1069
    @aparecidobarejan10693 жыл бұрын

    Boa noite galera do bem. Parabéns. Campinas SP.

  • @silasviana5956
    @silasviana59563 жыл бұрын

    Realmente a pharmacia Mirante é um espetáculo.🌟🌟🌟🌟🌟

  • @carlosalves7843
    @carlosalves78433 жыл бұрын

    História verdadeiras nosso Brasil

  • @gilmarques5987
    @gilmarques59872 жыл бұрын

    Não lembrava de uma farmácia assim,mais ao assistir o vídeo mi veio a memória quando eu tinha uns cinco anos,aqui em Natal tinha uma farmácia com modelo assim chamada farmácia Coelho,🤗

  • @meirelazier8753
    @meirelazier87533 жыл бұрын

    aguardo meu Salve 🤗🤗Meire Lazier de Uniao da Vitoria PR beijossss

  • @pauloolivio320
    @pauloolivio3202 жыл бұрын

    Boa tarde família do bem. Assistindo esse vídeo, a parte da farmácia, eu conheci uma bem grande na Tijuca, praça Saens Peña, RJ, chamava Farmácia Granado. Até hoje existe produtos a venda, como sabonete, polvilho antisséptico e, muito mais. Na Gávea RJ tem uma loja muito linda Lá tinha uma escada de madeira que na ponta corria num trilho para buscar os medicamentos no alto. LINDA DEMAIS. Nem sei se ainda existe moro atualmente próximo a Lavras MG. Deus abençoe a todos, obrigado pelo vídeo. Beijos e abraços.

  • @vanderleidamata4050
    @vanderleidamata40503 жыл бұрын

    Top demais👏👏👏👏👏🎊🎉

  • @celsoferreira581
    @celsoferreira58110 ай бұрын

    Meus pais eram internos desse sanatório e inclusive se casaram aí minha mãe teve alta depois de alguns anos mas meu pai continuou internado inclusive fugindo por algumas vezes para ver nós (esposa e filhos) sendo resgatado por seguranças do sanatório. Infelizmente ele faleceu em 10/11/1970 e minha mãe em 22/12/2018 justamente no dia do meu aniversário.

  • @ciganogarcia3944
    @ciganogarcia39443 жыл бұрын

    O casal do bem muito bacana mesmo esse tipo de recordação muito bom mesmo acho muito bonito até como vocês se tratam bem um ao outro transmitem muita alegria pra quem assiste seus vídeos de maneira esclarecida sou fã de vocês Abraço Deus abençoe sempre parabéns pela alegria que trazem a todos nós

  • @mariadolfini
    @mariadolfini3 жыл бұрын

    Que emocionante, minha mãe contava que teve um primo que tinha ranseniase, e ficou internado neste instituto, e até se casou aí. Como não podia sair. Acabaram acho que falecendo aí, deve ter formado família, não sei o nome dele mas o sobrenome era Monteverde. E qto a botica de leme, me lembro muito bem dela. Pois qdo morei lá, cheguei a conhecer, não me lembro do nome do dono. Amo estes lugares que vcs mostram, pois é a região até tanto amo. Salve Franciane e Carlos. 😘😘

  • @cantorgospeljuangomes4182
    @cantorgospeljuangomes41824 ай бұрын

    AMEI ESSE VIDEO QUE RESGATA A NOSSA HISTÓRIA DESSA CIDADE MAIS CONHECIDA COMO A CIDADE SEM LIMITES . EU FUI CRIADO AI EM BAURU MAIS PRECISO NA SOCIEDADE BENEFICENTE CRISTÃ NO BAIRRO BELA VISTA NA RUA ALTO PURUS 7.28 CONHECIDO TAMBÉM COMO O ( PAIVA ) NOS ANOS 60 ATÉ 80. SAUDADES DE FANTÁSTICA CIDADE. GOSTARIA MUITO QUE VCS NARRACEM A HISTÓRIA DO ANTIGO PAIVA PORQUE VCS VERÃO A MELHOR HISTÓRIA

  • @d7i348
    @d7i3483 жыл бұрын

    Boa noite casal do bem, vocês mais uma vez trouxeram um vídeo incŕivel, uma história interessante, um lugar maravilhoso, com tantas relíquias, e com certeza nos trazendo mais conhecimento de nossa história. Parabéns fiquem com Deus. 🤗🥰

  • @jesussena9396
    @jesussena93963 ай бұрын

    Sensacional documentário!!!!!! Parabéns....💯❣

  • @veramartateixeirabaptistel4224
    @veramartateixeirabaptistel42242 жыл бұрын

    Nossa que história gente , tomara q restaurem tudo , isso n pode ser destruído!

  • @ritasantos3949
    @ritasantos39493 жыл бұрын

    Obrigada casal do bem , amei ouvir o meu Salve , .me senti importante, meu marido, levou um susto (Ele : falaram seu nome ?????) Kkkkkk

  • @natalieartes9019
    @natalieartes90192 жыл бұрын

    A farmácia que você mencionou no vídeo, era de frente o coquino. Onde hoje é a Tálismã armarios. Sou nascida em Leme e lembro de ir com minha avó nessa farmácia! Saudades! Adoro ver os vídeos de vocês dois.

  • @roselidejesus1667
    @roselidejesus1667 Жыл бұрын

    Gostei muito deste vídeo. Parabéns pelo trabalho de vocês. Deus continue abençoando a todos

  • @luananeiverth5272
    @luananeiverth52723 жыл бұрын

    Já deixei o like da gasolina ⛽😘

  • @VeraLucia-et9vg
    @VeraLucia-et9vg3 жыл бұрын

    Parabéns casal pelo vídeo mostrando a parte do sanatório, próximo daí tem o cemitério do leprosário

  • @rosanezimmermann
    @rosanezimmermann3 жыл бұрын

    Estava ansiosa esperando por esse vídeo. Parabéns pelo belíssimo trabalho 💖 vocês merecem muitos 👍👍👍 pra gasolina 👏👏👏👏

  • @gepessutti1
    @gepessutti13 жыл бұрын

    PARA VARIAR AMEI!!!! VOCÊS SÃO MUITO DO BEM!!!!!

  • @eliudesita2010
    @eliudesita20103 жыл бұрын

    Nossa este tempo foi o tempo da não ganância ,porque nós dias de hoje o que se vê no povo governantes e não governantes é a ganância em todas as áreas ,ai neste tempo se vê que o povo estava em primeiro lugar ,que lugar lindo e hoje é utilizado no quê

  • @miriaribeiro1770
    @miriaribeiro17703 жыл бұрын

    Que bom que essas pessoas foram cuidadas com dignidade, apesar do motivo pelos quais foram parar aí, pelo que foi mostrado e o relato do senhor no vídeo, viveram muito bem cuidados com ótima estrutura. Que bom graças a Deus a esse médico e a ciência, que essa terrível doença hoje tem cura. Esse tatu traz o vírus ou bactéria!?, antigamente tinha pessoas da roça que comiam esse bicho! Será que era assim que se contaminavam!? Parece com o Pangolim que os chineses comem também. Beijos casal 😘😘🙌🏼🙌🏼🙌🏼

  • @danusiavonzuben7705

    @danusiavonzuben7705

    2 жыл бұрын

    O tatu não transmite hanseníase para seres humanos.

  • @luziaveronezi7454
    @luziaveronezi74543 жыл бұрын

    Gente ! Que coisa mais LINDA ! PARABÉNS.....ADOREI !

  • @isabelbonfa6318
    @isabelbonfa63183 жыл бұрын

    Que lindo! Que bela história! Adorei!

  • @cristianibuglioli6882
    @cristianibuglioli68822 жыл бұрын

    Acabei de assistir. Do cemitério já vi duas vezes. Muito triste. Casal abençoado ❤

  • @mariafelicio4831
    @mariafelicio48313 жыл бұрын

    Boa noite casal que maravilha amo ver coisas antigas vocês estão de parabéns Deus abençoe

  • @laerciotana9185
    @laerciotana91853 жыл бұрын

    Boa Noite casal do bem

  • @paulopaulucci4802
    @paulopaulucci48023 жыл бұрын

    E muito bom ver e ouvir estas histórias Tão de parabéns vcs dois por mostrar pra nós

  • @aparecidaboareto2254
    @aparecidaboareto22543 жыл бұрын

    Gente que vídeo incrível e que história essa das pessoas sendo arrancadas de suas casas e famílias, essa tábua se chama matraca comprei muito biju!

  • @luananeiverth5272
    @luananeiverth52723 жыл бұрын

    Amo de + esse canal um beijos pra vcs😘

  • @olgamaria9888
    @olgamaria98883 жыл бұрын

    Boa noite LNR.lindaa e interessantes antiguidades.

  • @marialuizacabralsilva2762
    @marialuizacabralsilva27623 жыл бұрын

    Belo vídeo, parabéns por compartilhar conosco, amo vcs!!!

  • @drielensales7950
    @drielensales79503 жыл бұрын

    Q legal vcs do lado d casa , eu amo ficar sentada no coreto de frente da igreja, esse lugar é lindo 😍🥰😘

  • @isabelbonfa6318
    @isabelbonfa63183 жыл бұрын

    Adorei estas antiguidades...e esta Pharmá cia então!

  • @geovananeiverth9248
    @geovananeiverth92483 жыл бұрын

    Amoo o canal sempre assistindo quando posta a amei o vídeo

  • @rosangelapereira375
    @rosangelapereira3753 жыл бұрын

    Muitoooo legal adoro antiguidades. Parabéns 👏👏👏👏

  • @mirianvilella8679
    @mirianvilella86793 жыл бұрын

    Boa noite casal do bem,sou de sapucaia do sul,RS, aqui na cidade de Viamão na grande Porto Alegre também tem um antigo leprosário, ainda tem internos vivendo lá, se um dia tiverem a oportunidade de vir para o sul fazer uns vídeos serão muuuitooo bem recebidos. Bjoooss

  • @lmfbauru
    @lmfbauru Жыл бұрын

    Parabéns ao casal pelos vídeos (em especial esse) sou bauruense, enfermeiro, já fiz alguns cursos no ILSL, o conheço a muitos anos e vocês me trouxe ao conhecimento de muita coisa que eu ainda não sabia, sou seguidor e sempre estou indicando vocês aos amigos pelo bom gosto e pela qualidade dos vídeos. Deus os abençoe grandemente.

  • @iaramariazacarias6964
    @iaramariazacarias69643 жыл бұрын

    Boa noite meus queridos , falando sério eu me vi ai junto dessa colonia mesmo sem conhecer e o sentimento é muito grande eu nasci em 1963 e nunca fui ai é muito estranho esse sentimento obrigado meus amores por proporcionar tudo isso eu viajo com vcs sem sair de casa BJSSSS!!!

  • @gisielecapasso7507
    @gisielecapasso75073 жыл бұрын

    Que bom que vcs conseguirao

  • @joselucastelles
    @joselucastelles2 жыл бұрын

    Parabéns ao casal Lemense. Abraços. São João da Boa Vista SP.

  • @rivaldoaraujo797
    @rivaldoaraujo7972 жыл бұрын

    Parabéns por nós mostra essa jóia rara, sou de João pessoa parahyba e não perco um só vídeo.

  • @juejoaoreimunhao
    @juejoaoreimunhao3 жыл бұрын

    Mais um vídeo lindo... Amo essas histórias! 👏🤗

  • @rosildapereira4640
    @rosildapereira46403 жыл бұрын

    Boa tarde assistir o que vocês filmam é maravilhoso amooooo os detalhes parabéns

  • @vajosesa
    @vajosesa3 жыл бұрын

    Que história impressionante!!!

  • @AmandaAlves-tl1ie
    @AmandaAlves-tl1ie3 жыл бұрын

    Amo vcs❤️

  • @aparecidadasilvazancanaro1111
    @aparecidadasilvazancanaro11113 жыл бұрын

    Gosto muito dessas hantiguidades meus pais vieram há esse tempo.. gostaria de ter vivido nessa época

Келесі