No video

Antena Direcional: Yagi-Uda (Parte 1)

Principio de funcionamento de uma antena Yagi-Uda, com exemplos de aplicações e modelos comerciais encontrados na prática.
Alunos: Henrique L. Pinheiro e Rafaela G. Martins
Disciplina: Princípios de Antenas
Curso: Engenharia Elétrica (IFSC-Itajaí)

Пікірлер: 12

  • @davidappeldesouza4935
    @davidappeldesouza49353 жыл бұрын

    Gostaria que vocês comentassem a respeito das diferenças entre os elementos ativos e passivos de uma antena, dando uma ênfase sobre os tipos Refletores e os Diretores.

  • @rafaelagarcia2912

    @rafaelagarcia2912

    3 жыл бұрын

    Olá David, o elemento ativo da antena é apenas o elemento excitado, esse nome é dado pois é o único elemento da antena que é conectado a linha de transmissão, podemos ver elementos excitados do tipo dipolo de meia onda e dipolo dobrado. Os elementos passivos da antena que são os refletores e os diretores eles não são excitados diretamente como no elemento excitado. Esses elementos são conectados a uma estrutura, um eixo de sustentação. A corrente dos elementos parasitas é uma corrente induzida do elemento excitado, conforme a Lei de Lenz. Os diretores podem ser elementos do tipo dipolo de meia onda, quadros, fendas ou microfitas, assim como os refletores. Porém pode-se encontrar refletores do tipo jacaré, que são basicamente dipolos montados na frente de duas placas metálicas retangulares planas em um ângulo normalmente de 90°.

  • @carolinagiustitisott1534
    @carolinagiustitisott15343 жыл бұрын

    Boa tarde! Na parte das aplicações, o Henrique menciona que esse tipo de antena serve para sinais de TV, porem as parabolicas são melhores para esse tipo de apliação. Voces poderiam descrever as principais diferenças dentre esses dois tipos de antenas ? Porque a parabolica é melhor para esse tipo de aplicação?

  • @rafaelagarcia2912

    @rafaelagarcia2912

    3 жыл бұрын

    Olá Carolina, como citado uma das desvantagens da antena Yagi-Uda, é que ela possui uma largura de banda muito estreita, comparada com outros modelos de antenas, como antenas parabólicas, que são utilizadas em maior quantidade para sinais de TV (operando na faixa VHF e UHF), por ter a capacidade de estar funcionando em diferentes níveis de frequências (largura de banda abrangente). Porém quando temos a configuração da antena Yagi-Uda com os refletores do tipo jacaré, a largura de banda da antena é aumentada, por isso podemos dizer que as antenas Yagi-Uda também podem ser utilizadas para essa determinada aplicação. Já a vantagem de estar utilizando uma antena Yagi-Uda, comparada com uma antena do tipo refletora (antena parabólica) é o custo benefício, pois as antenas Yagi-Uda possuem estruturas mais simples, sendo leves e de baixo custo. No link abaixo tem-se essa configuração da antena Yagi que mencionei, é um modelo comercial de uma Yagi Digital Externa. Link : www.willeletro.com.br/antena-digital-yagi-prohd-1118-proeletronic?gclid=EAIaIQobChMI36m26YjX6wIVhoiRCh203Q2WEAQYAyABEgJ7_vD_BwE

  • @roddyalexanderromeroantayh7286

    @roddyalexanderromeroantayh7286

    3 жыл бұрын

    Complementando a resposta da Rafaela, ambas Yagui e Parabólicas são diretivas. Então, se o sinal de TV de um canal X vir de uma determinada direção e as antenas estiverem apontando àquela direção, a recepção será em geral satisfatória. Mas, se trocarmos para um canal vindo de outra torre com uma direção contrária, a recepção seria prejudicada. Nesse sentido ambas não seriam adequadas para esses casos de captação de canais de distintas localidades.

  • @aldobarbosa2024
    @aldobarbosa20243 жыл бұрын

    Boa tarde. Fiquei com dúvidas quanto aos número elementos da antena yagi-uda. Existe algum cálculo ou recomendações/orientações para determinar o número de elementos físicos deste tipo de antena?

  • @henriqueluis2822

    @henriqueluis2822

    3 жыл бұрын

    Boa tarde Aldo, para determinar o números dos elementos físicos da antena Yagi-Uda, vai depender do modelo utilizado para o projeto. Para o projeto mostrado foi utilizado a Norma Técnica NBS 688, que é o modelo mais popular, onde foi encontrado em maior abundância em bibliografias (como no Balanis), pois foi publicado pela Agência Nacional de Padronização (NBS). Essa norma se originou de experimentos e medições, e tem como objetivo determinar os parâmetros físicos da antena, como diâmetro, comprimentos e espaçamento dos elementos, número de refletores e comprimento total do conjunto. Para determinar o número de elementos físicos da antena pela norma é através da diretividade desejada da antena Yagi-Uda.

  • @renatoa.schenkel7055
    @renatoa.schenkel70553 жыл бұрын

    Por qual motivo os elementos diretores e refletores possuem essa diferença no tamanho? Teria alguma relação com o tipo de impedância que ele proporciona?

  • @rafaelagarcia2912

    @rafaelagarcia2912

    3 жыл бұрын

    Olá Renato, a diferença dos tamanhos dos diretores e refletores em relação ao elemento excitado deve se às características da antena Yagi. Ao colocar um elemento (dipolo de meia onda) um pouco maior atrás do elemento excitado, temos a reflexão do sinal e a diminuição dos lóbulos secundários. Já colocando um ou mais elementos (dipolos de meia onda) um pouco menor que o elemento excitado, na frente deste, formamos um canal de onda, dando diretividade a antena. Em relação a impedância para um dipolo de meia onda, esta depende da resistividade do material que o constitui, e da frequência de operação.

  • @hugocrispim6581
    @hugocrispim65813 жыл бұрын

    Existe outros tipos de elementos em um arranjo yagi-uda ou apenas é utilizado elementos dipolos e quadros?

  • @henriqueluis2822

    @henriqueluis2822

    3 жыл бұрын

    Olá Hugo, existem também antenas Yagi-Uda que utilizam fendas e plaquetas de microfita como elementos. A configuração usando microfita, por exemplo, foi pensada para a recepção de satélite em ângulos baixos, para comunicação móvel.

  • @roddyalexanderromeroantayh7286

    @roddyalexanderromeroantayh7286

    3 жыл бұрын

    Além dos casos que o Henrique mencionou, existem aquelas baseada em antenas de quadro (loops ) como a Rafaela descreve por volta do minuto 27 onde mostra uma com quadros circulares.