No video

Amor Interrompido, como entender e mudar - Constelação Familiar

Amor Interrompido, como entender e mudar - Constelação Familiar
Você conhece a história da raposa e da uva? Uma raposa andava por um campo, até que avistou em uma parreira um cacho de uvas suculentas. Ela se imaginou comendo uva a uva e que seriam muito saborosas. Ao chegar bem perto, ela saltou para agarrar o cacho, mas estava mais alto do que ela alcançava. Então tentou mais uma e outra vez, até que desistiu e seguiu dizendo para si mesma: “aquelas uvas estavam podres, ainda bem que não comi. Me faria mal, e nem queria mesmo”.
Essa história fala do amor interrompido. Muitos de nós, na infância, desejamos muito receber afeto e atenção dos nossos pais, mas nem sempre isso foi possível. Os pais têm suas preocupações, têm sua história, seu passado com seus próprios pais e, muitas vezes, eles não receberam o afeto, ou amor, que o gostariam, então nem sempre podem estar disponíveis para os filhos.
Então, como a raposa, um filho, ou filha, busca o amor dos pais. E, quando não sente que esse amor está disponível, vivencia uma tristeza grande e se fecha para a possibilidade de receber esse amor em um momento posterior. Isso acontece porque receia sentir a mesma tristeza se o busca e não o encontra. Isso é o amor interrompido e nem sempre isso está consciente para quem o vivenciou.
Pode-se perceber que há um certo fechamento emocional, quando não se sente que se pode ser você mesmo. Se você sente que precisa se adaptar às expectativas dos seus pais, para agradá-los, pode ser uma pista para olhar para dentro e perceber como você lida com seus sentimentos e se sente que pode confiar em si e nos outros.
Quando alguém sente que recebeu amor, na medida em que gostaria, que foi escutado emocionalmente e acolhido, há confiança em si e nas relações. Infelizmente, parece ser raro que se tenha todas as necessidades emocionais atendidas na infância, até porque os pais também costumam ter suas questões emocionais não resolvidas.
Se você sente que não recebeu o amor, atenção e conexão que gostaria, pode ser que você tenha vivenciado o amor interrompido. Você buscou seus pais e não se sentiu correspondido. Uma forma de perceber isso, por você mesmo, é olhar para dentro, se ouvir e tomar consciência sobre quanto você confia em si mesmo e nas demais pessoas.
O efeito do amor interrompido então é você ter se fechado emocionalmente para seus pais, para si mesmo e para as demais relações. E como mudar isso?
Bom, isso de se reconectar com o amor é um processo, que eu também estou vivenciando. Basicamente, você precisa aprender a se amar, se aceitar como você é, independentemente do que aconteceu no passado. Quando você se ama e se aceita, você confia mais em si e nos outros. E você pode ter sempre a confiança como termômetro para o amor que você sente e dá para si. Só quando você se ama verdadeiramente, você ama os demais.
Então, para lidar com o amor interrompido, você precisa se reconectar com o amor em você, se amando, se aceitando. Nesse processo, você sente que sua confiança em si mesmo aumenta, junto com a aceitação de si mesmo, do passado, dos seus pais e de tudo na vida. Trata-se da mudança do paradigma de que a vida aconteceu COM você, para o de que a vida acontece PARA você. Isso significa também passar do culpar os outros para o assumir sua responsabilidade pelo que lhe cabe.
#amor-interrompido #constelasp #constelacao-familiar
Para melhorar a relação com seus pais e, por consequência, com seus filhos, inscreva-se para o Método Resolva-se com seus Pais: resolvasecomse...
Se você quiser se tornar constelador(a) e aprender a usar a constelação familiar para ajudar as pessoas, como eu faço, inscreva-se para o curso de formação em Constelação Familiar Individual pelo link: constelasp.com...
Para destravar as 12 áreas da sua vida, inscreva-se para o Curso Relações Sistêmicas: constelasp.com...
Para melhorar a relação de casal, inscreva-se para o Curso Salve Seu Casamento:
constelasp.com...
Conteúdo prático para você aprender e usar os princípios da Constelação familiar no seu dia-a-dia. Para agendar sua constelação familiar individual online, acesse: constelasp.com.br

Пікірлер: 10

  • @reginacoeli-psicologaclini7427
    @reginacoeli-psicologaclini74273 ай бұрын

    Gratidão!!!!

  • @constelasp

    @constelasp

    3 ай бұрын

    Obrigado por assistir e comentar!

  • @angelalimaaa626
    @angelalimaaa6265 ай бұрын

    Olá! Fico feliz por vc abrir portas para as dúvidas, muito obrigado por isso! Meu último relacionamento durou um ano e meio,foi um relacionamento muiti desafiador,ele tem uma ex-namorada de 10 anos atrás,ela ainda alimenta algum certo tipo de sentimento por ele que eu não sei qual é, trabalhamos os três no mesmo lugar,ela e eu éramos bastante amigas e inclusive na época que eles namoram eu ja era colega dela... Porém, enquanto estava namorando,em nenhum momento eu consegui me sentir pertencente na vida dele, não conseguia me envolver emocionalmente com ele,nao me sentia como parte da vida dele, nao me sentia pertencente nem mesmo no ambiente famíliar dele,muitas vezes nem"a namorada"dele eu conseguia me sentir... totalmente deslocada,vazia,nao conseguia sentir o amor dele por mim,me senti o um ano e meio"não pertencente" essa situação inusitada na minha vida foi cheia de dúvida...e perguntas do "porquê" eu sentia essa sensação desconfortável... Por favor,vc consegue explicar isso? Tem algo haver com constelação?

  • @constelasp

    @constelasp

    5 ай бұрын

    Obrigado pela pergunta... Pode ser causas diferentes... - culpa por namorar o ex-namorado da amiga, que deixou de ser amiga - pode ser a pessoa e a família dele - pode ser uma dificuldade sua de expressar seus sentimentos. Qd não expressamos o que sentimos, por achar que não vão entender ou aprovar, nos fechamos emocionalmente. Se sentir como vc falou por ser isso de mágoas acumuladas por mal entendidos não esclarecidos

  • @silmariadasilvamoreiradoss4770
    @silmariadasilvamoreiradoss47708 ай бұрын

    Estou muito triste e sinto falta dele nao consigo ser feliz sem meu amor

  • @constelasp

    @constelasp

    8 ай бұрын

    Obrigado por comentar

  • @ivaniaantoniolli5753
    @ivaniaantoniolli575311 ай бұрын

    Olá , gostando do assunto . O que pode acontecer qdo o pai comete suicídio ? Conheço uma pessoa que tem dor ( mais especificamente formigamento ) inchaço na perna esquerda . A medicina não resolve . Como ver na constelação ? Grata

  • @constelasp

    @constelasp

    11 ай бұрын

    Olá! Obrigado pela pergunta! Vou procurar responder de melhor forma que a escrita permite... Não há uma resposta definitiva, pq na constelação familiar não há regras... Cada situação é única e precisaria ser vista no campo, com a constelação da situação... Então entenda o q vou escrever apenas como uma possibilidade de olhar... Em geral, um suicídio fala de uma tristeza prévia da pessoa e da família... então se precisa olhar para a tristeza com aceitação e aprender a lidar positivamente com ela... Outra possibilidade é a existência de pessoas excluídas na família... mas seria em uma constelação que se poderia confirmar e incluir os excluídos... O inchaço na perna pode ser tema de uma constelação, daí se vê o que surge e se lida no momento com isso. Obg

  • @silmariadasilvamoreiradoss4770
    @silmariadasilvamoreiradoss47708 ай бұрын

    Mandei meu homem embora mais quero de volta ele tem como fazer ele voltar

  • @constelasp

    @constelasp

    8 ай бұрын

    Obrigado por comentar

Келесі