Agricultor que não come o que planta não é realmente um agricultor

#T5E176 - A agricultura moderna se perdeu da ideia original de agricultura, hoje o motor é o lucro acima da saúde e do equilíbrio ambiental. Não promovendo garantia de alimentação saudável e para todos.
✍ Os links citados no vídeo estão no fim da descrição.
🌽 Conheça a lojinha de orgânicos e agroecológicos:
ecos.expandindomundos.com.br
🔴 Comunidade Roda da Roça - grupo no whatsapp e vídeo chamadas para apoiar o viver mais integrado a natureza e a mudança para a roça:
➤ expandindomundos.com.br/rodad...
⚫ Ajude a manter o canal no ar, APOIE com apenas 5 reaiszinhos ou mais:
➤ expandindomundos.com.br/apoiar
⚫ Dá uma olhada no nosso Site, Cursos, Blogs, Matérias:
➤ expandindomundos.com.br
Gostamos muito de viajar, especialmente de bicicleta, porém, algumas cirscunstâncias nos obrigaram e fazer traqnsição para a roça/sítio. Em busca de futuros menos piores, procuramos uma vida simples (minimalista), colocando em prática a sustentabilidade através da permacultura, agroecologia, agrofloresta, bioconstrução e muito autoconhecimento. E com clareza da extrema necessidade de desenvolvermos a vida em comunidade, qual também é um grande desafio. Um estilo de vida que muitos dizem ser fora do sistema. Buscamos ser autossuficientes, especialmente com a nossa horta sustentável. Neste canal deixamos dicas de como viver uma vida saudável e sustentável.
#expandindomundos

Пікірлер: 66

  • @expandindomundos
    @expandindomundos21 күн бұрын

    Vê valor em nossas partilhas? Considere nos ajudar a manter o canal no ar, nos apoie com apenas 5 reaiszinhos ou mais: ➤ expandindomundos.com.br/apoiar Conheça a lojinha com os super alimentos orgânicos e agroecológicos do sítio: ➤ ecos.expandindomundos.com.br Vem pra comunidade Roda da Roça, um espaço pra juntar gente que tá precisando de apoio pra se aproximar da terra, seja pra quem já mora no campo ou na cidade: ➤ expandindomundos.com.br/rodadaroca/ Dê uma espiada em nosso Site, Cursos, Blogs, Matérias: ➤ expandindomundos.com.br

  • @nossositionossavidacommari3224
    @nossositionossavidacommari322420 күн бұрын

    Parabéns pela forma que vocês cuidam de tudo. Entreguei hortaliças em 3 mercados de médio porte por 9 anos, nunca usei agrotóxicos, e nunca precisei. Tive covid muito grave, perdi as vagas nos mercados e roubaram todas nossas ferramentas e máquinas. Agora que estou começando plantar novamente, para consumo da família 🙏 estou muito feliz. Mas com menos força pra trabalhar ❤❤❤❤

  • @marcelojosedossantos5438
    @marcelojosedossantos543821 күн бұрын

    Meu bisavô em uma área relativamente pequena produzia de tudo: arroz irrigado, feijão, ervilha, milho, cana-de-açúcar, mandioca, porcos, cabras para o leite, galinhas, abelhas, fumo para fazer inseticida natural, legumes, verduras e frutas. A renda vinha principalmente da horta, mas também de alguns frangos, leitões, cabritinhos, ovos e mel. A única coisa é que ele levava tudo para a cidade para ser beneficiado: limpeza do arroz, farinha de mandioca e de milho, etc.

  • @marcelojosedossantos5438
    @marcelojosedossantos543821 күн бұрын

    Já comentei de uma família em Santa Catarina que produzia praticamente tudo que consumia no sítio. Na época a renda mensal (4 pessoas) era de R$ 2.000,00 (faz alguns anos) e os gastos no supermercado na compra de alimentos e produtos de higiene pessoal de R$ 50,00. Mas, o que mais chamou a minha atenção era que a principal fonte de renda era o leite produzido por várias vaquinhas alimentadas por ração comprada em casas de agricultura. No entanto, eles só tomavam o leite de uma vaquinha alimentada em separado com milho orgânico e outras coisas produzidos no próprio sítio...

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    21 күн бұрын

    Valeu meu amigo pelo comentário.

  • @joserobertodealmeidaalmeid2007
    @joserobertodealmeidaalmeid200721 күн бұрын

    Parabéns pelo papo. Admiro demais vocês por estarem buscando um caminho mais simples e mais liberto.

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    21 күн бұрын

    Valeu demais José.

  • @chf_1302
    @chf_130221 күн бұрын

    Não me considero ainda um agricultor. Tô no caminho. Mas hoje por exemplo colhi mandioca e maxixe pra fazer o meu almoço. E pra completar ovos das minhas galinhas que eu tento criar da forma mais natural possível. Isso pra mim não tem preço.

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    21 күн бұрын

    Não tem preço mesmo!!

  • @beleferraz710

    @beleferraz710

    20 күн бұрын

    Eu e o marido tbem não somos profissionais mas já comemos do que plantamos aqui no sítio faz 4 anos, não compramos mais feijão mandioca batata doce café nosso leite da vaquinha nosso pão faço aqui, todos os tipos de vegetais, 100 pés de frutas diversificadas é muita abundância e galinha feliz Claro

  • @beleferraz710

    @beleferraz710

    20 күн бұрын

    Tem mais, pra meu espanto que tenho vizinhos com muito mais terra que eu, não plantam absolutamente nada compram tudo no supermercado, eles tem vaca leiteira e só e me olham com cara de louca por causa da minha diversidade em meu sítio😂

  • @beleferraz710

    @beleferraz710

    20 күн бұрын

    E nós em 4 alqueires não temos trator

  • @2viajantesnaestrada
    @2viajantesnaestrada21 күн бұрын

    *_FAZENDO UMA VISITA NO SEU CANAL E DEIXANDO O LIKE, AGUARDO A SUA VISITA TAMBÉM, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, BELAS IMAGENS_* ♥️💪👏👏👏

  • @SheilaDuartedu
    @SheilaDuartedu20 күн бұрын

    Avante, sinto q aumenta o interesse por uma vida natural ligada à vida na roça e plantar o próprio alimento, quero fazer parte desse grupo em breve!

  • @rubensalexdemoraes1065
    @rubensalexdemoraes106521 күн бұрын

    Acumular riqueza e poder é tudo que importa para alguns.

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    21 күн бұрын

    Exatamente!!!

  • @canaldopicco

    @canaldopicco

    20 күн бұрын

    Bem vindo ao capitalismo.

  • @leilaraquelvelomacias4573
    @leilaraquelvelomacias457321 күн бұрын

    Sou da cidade mas meus avós e pais foram pequenos sitiantes , lavavam a terra.com as dificuldades da época, mas sempre tiraram o sustento saudável , acho que hoje a agroindústria visa somente lucros não é Maia agricultura como antigamente, e para aumentar a produção e lucros investem nos agrotóxicos. Deixando de lado o orgânico muitas ver a até para o próprio consumo, assisto poucos seus vídeos mas sempre estou vendo um ou outro, parabéns por vocês nos trazer conteúdos tão bom mesmo que sejam para conhecimento de como se vive na zona rural como antigamente.

  • @marcoantoniopereira191
    @marcoantoniopereira19120 күн бұрын

    Oque acontece na zona rural é que os grandes empobrecem os pequenos até os pequenos venderem o pouco que tem e ir disputar na cidade uma vida que não conhecem, que não estão acostumadas, aumentando a pobreza, a desigualdade e as doenças psicossociais. O investimento público nas pequenas propriedades, na agricultura familiar e na reforma agrária é uma necessidade urgente.

  • @idiliamaria6560
    @idiliamaria656021 күн бұрын

    Se ficar muito seco tens de regar. A cebola também. Rega no fresco. É a minha experiência. O alho pode ficar mais pequeno mas é bom na mesma. Beijinhos de Portugal 🇵🇹

  • @neusimello1085
    @neusimello108520 күн бұрын

    Olá nenéns, aqui no meu sítio estou colhendo maracujá e também congelado as sementes em pequenas porções e fica prático pra fazer suco abraço nenes. Boom o papo.

  • @alissonralfin8981
    @alissonralfin898120 күн бұрын

    ótima provocação, temos que refletir que tipo de sistema queremos viver...

  • @viversemrestricoes
    @viversemrestricoes20 күн бұрын

    Voltamos da nossa viagem algumas semanas atrás para a chácara. Comemos muito que plantamos, mandioca, tomate, banana, mamão e os ovos das próprias galinhas. Logo talvez o milho crioulo dos nenes. O primeiro vídeo após da volta já esta no ar. Espero que no futuro vamos filmar mais vídeos temáticos, como vcs estão fazendo. Avanti!

  • @adrianapereira6956
    @adrianapereira695620 күн бұрын

    Moro num terreno pequeno , tipo loteamento de chácaras, e já me considero uma agricultura....kkk aprendendo com vcs.

  • @user-xy6ww4jz7y
    @user-xy6ww4jz7y20 күн бұрын

    Uma boa tarde gente! Quanto a importância enque os agricultures/as lancem mão do se alimentarem apatir do que produzem é algo de extrema importância inclusive oara a permaneça junto a terra e o desenvolver de suas atividades e ainda p cima o garantir a sucessão familiar no meio rural!

  • @adrianocarmo797
    @adrianocarmo79720 күн бұрын

    Sábias palavras jovens! Os grandes cultivos estão mais para fábricas a céu aberto, uma agro- incultura, e outra coisa a região muitas vezes é rica por causa daquela monocultura , mas a população daquela cidade e os próprios trabalhadores da terra pagam um preço absurdo pelos alimentos no supermercado , estes que precisam vir de longe; isso não pode ser riqueza.

  • @canaldopicco
    @canaldopicco20 күн бұрын

    O produtor planta a comida separada daquelas q ele vende justamente pq ele sabe bem os produtos químicos q usa nas culturas. Quando vc planta algo de forma orgânica já sente pelo gosto q é totalmente diferente, sem falar q a colheita é feita no ponto em q o alimento está bom.

  • @maguilang6336
    @maguilang633620 күн бұрын

    Salve nênes....bons ventos...HÁ BRAÇOS...

  • @elinesoliveira9708
    @elinesoliveira970812 күн бұрын

    Sobre o tema. Eu, não sou agricultora, porém gosto muito de plantar. Em uma area de 1300m2, plantei de tudo! Desde coqueiro, cajueiro, cajá manga, cajá umbu, maracujá, mamão, banana, tangerina, laranja, limão, abacate, abacaxi, milho, feijão, manga, goiaba, siriguela, jambolão, cana de açúcar.... Tbm uma horta. Tudo irrigado de uma forma brm simples. Sou muito grata a Deus por me conceder a chance de morar num lugar assim❤

  • @beleferraz710
    @beleferraz71020 күн бұрын

    Vc está certíssimo... todos moram na cidade aqui perto e as casinhas estão em ruínas só ficou eu e o marido em uma montanha kkkkk

  • @MarcosCrorigues
    @MarcosCrorigues19 күн бұрын

    Se têm o Luciano sentado pode-se esperar muitos questionamentos e observações 👏👏

  • @joseesp1545
    @joseesp154521 күн бұрын

    Concordo com suas palavras!

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    21 күн бұрын

    🙏🙏

  • @laberinisilk5611
    @laberinisilk561120 күн бұрын

    Infelizmente depois do êxodo rural o ser humano complicou demais a sua vida nas cidades, e ao mesmo tempo que complicou também se acomodou ao conforto, ficando difícil então voltar as origens.

  • @pukulene
    @pukulene19 күн бұрын

    Adoro seu canal e concordo com vc infelizmente poucos tem muita terra tudo é muito mal destribuido esses que tem muito nao as compraram invadiram.... os pequenos sofrem pq os grandes pressionam o mercado e muitas vezes fica inviavel p os pequenos produzirem. Tenho um sitio pequeno estou tentando reflorestar com mudas nativas e p vc ter ideia na cidade nao tem ninguem que produz mudas o que predomina na cidade sao os pinheiros e eucalipitos que destroem o solo. Na verdade o governo deveria incentivar mais a diversidade de cultura e a preservaçao e ser inflexivel com desmatamento.

  • @BlackmoreDavid
    @BlackmoreDavid21 күн бұрын

    Avante!

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    21 күн бұрын

    AVANTEEE

  • @carijódahorta
    @carijódahorta20 күн бұрын

    Olá Nenes! Entendo sua visão, tbm fui criada na roça e conheci vários fazendeiros que plantam horta pra consumo da família separado. Mas a culpa não é toda deles, é do mercado. O mercado exige um "padrão" que só se atinge utilizando defensivos e fertilizantes nocivos, mas os fazendeiros sabem que faz mal e não oferecem estes alimentos para suas famílias. Então cultivam hortas orgânicas para consumo próprio.

  • @lucianogomes8392
    @lucianogomes839219 күн бұрын

    Trabalho com agricultura. Tem isso mesmo, aqui na região que moro tem produtores de tomate e morango que não comem o que plantam. Só comem se plantam em local separado do que vendem, então não usam agrotóxicos.

  • @naiaracampos5001
    @naiaracampos500119 күн бұрын

    Exatamente isto. Certa vez fomos comprar carne de gado de um conhecido e de repente chegou o vizinho dele e queria comprar metade do boi abatido, meu marido perguntou: mas o senhor tem inúmeras cabeças de gado e veio comprar do vizinho? Ele respondeu: mas aqueles é só para venda eu não como aqueles que eu crio, tem muito hormônio.

  • @clovisdebarrosmoreira9408
    @clovisdebarrosmoreira940820 күн бұрын

    Avanteee 👏👏👏

  • @Oliver_Bréanainn
    @Oliver_Bréanainn3 күн бұрын

    Sobre geada, o Lucas do Sítio das mangueiras, já fez um registro muito legal que de manha o canteiro dele tava soltando vapor d'água kkkkk ( não sei o que ele colocou misturado na poda triturada ) aí meio que a decomposição do canteiro ajuda a proteger um pouco.

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    3 күн бұрын

    Dependendo das condições da biomassa, a própria fermentação gera calor.

  • @idiliamaria6560
    @idiliamaria656021 күн бұрын

    Concordo com essa frase. 😊

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    21 күн бұрын

    🙏🙏

  • @MariaLucia-oj1ni
    @MariaLucia-oj1ni19 күн бұрын

    está corretíssimo, eu falo algo parecido em essência com isso dá frase do vídeo para meus alunos de agronomia e eles não entendem, acham que agronegócio é agricultura, não é, o agronegócio produz matéria prima para indústria, alimento é o que vai a mesa com o mínimo de processamento, se passar pela indústria é outro setor, sucesso, meu sonho está próximo de se realizar, ir para o campo e vier lá.

  • @MariaLucia-oj1ni

    @MariaLucia-oj1ni

    19 күн бұрын

    parabéns Luciano, não sei se é o caso de parabenizar alguém por pensar, mas é tão raro que não podia passar batido, alias meu nome é Luciana

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    19 күн бұрын

    Oi xará! Hahaha Obrigado pelo comentário! Triste, mas importante saber como andam as coisas. Eu nasci nesse meio e levei um tempão pra mudar de ideia. E eu não tinha medo de por os pesos da balança, mas pra essa rapaziada que não tem muitos motivos pra desafiar as convicções imagino, o quão difícil. Muita força na sua jornada. Torcendo pelo sítio! 🙌 Tamo junto AVANTEEE

  • @user-xy6ww4jz7y
    @user-xy6ww4jz7y20 күн бұрын

    Também se faz necessário o suscetíveis a necessidade q a oferta de micromaquinarios a disposição das famílias q vivem na e da terra de maneira q não venham a degradar o solo principalmente q a compaquiracao a ex: daquilo que o grandes maq o fazem; q ao pq de fazer menção a isso é pelo fato de por falta de uma bia estrutura a ex: de acesso a água de maneira contínua ( semiárido) assistência técnica permanente, microtratires pra o volver da terra e desenvolver as atividades com maior agilidade, a compra garantida por oarte das prefeituras, dentre iutras wyestues é o qye tem feito com o que mutismo jovens tenham saído do meio rural principalmente no semiárido e tenham ido morar em outras regiões dotadas de grandes centros urbanos quando não ido morarem nas pec cidades que geralmente são as sedes dos municípios de origem desses jovens.

  • @user-xy6ww4jz7y
    @user-xy6ww4jz7y20 күн бұрын

    Até o dia de hoje estou tentando conseguir adquirir um micromaquinario de maneira subsidiada para qye assim possa tocar as atividades no pec posse de terra que temos sem tantos desgastes semelhantes ais qye sofre a cerca de 1 ano enque fiquei acabado por alguns meses devido a hérnias em discos de coluna lombbar vindo a afetar o N CIÁTICO.

  • @refugioamazonia.1647
    @refugioamazonia.164721 күн бұрын

    Concordo 100%. O plantar e colher é espiritual. Povo ao se desconectar com Deus, automaticamente se desconectou com a Terra.

  • @ggmt9788
    @ggmt978821 күн бұрын

    ❤❤❤❤

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    21 күн бұрын

    AVANTEEE

  • @Oliver_Bréanainn
    @Oliver_Bréanainn3 күн бұрын

    É bem triste que os agricultores tem medo de tentar mudar e quando muda é porque o orgânico da mais dinheiro kkkkk 🫠 , eles continuam no mesmo estilo de monocultura porém com selo orgânico, isso é ótimo, pelo menos já é menos poluição, sem banho de agrotóxicos .

  • @user-xy6ww4jz7y
    @user-xy6ww4jz7y20 күн бұрын

    Essa frase, que " agric que não como o que planta não é ahricultur"é relativa pois imagina vocês a situação de pessias e famílias as q chegar a vivenciar 2,3,4,5 anos sem wue ajam chuvas pra assim poderem plantar algumas culturas: imagina a situação de famílias que aquilo plantam algumas culturas e na hora de vender os seus produtos tem um procura bem menor que aquilo que" apesar dos usos dos agrotoxicos são bem mais belos" e atrativos.

  • @viajandonapoesia6815
    @viajandonapoesia681517 күн бұрын

    Meus queridos! Que bom vê-los! O mundo da grande maioria gira em volta do dinheiro. Tanto de quem produz e vende com foco no lucro, como o de quem compra e busca sempre o mais barato. Os valores ambientais, nutricionais, culturais e sociais, no que tange os alimentos, ficam subordinados à ótica financeira ou, até mesmo, são esquecidos. Acredito muito que a mudança do panorama está nas mãos de quem consome. Cada um é responsável pelo que faz e tem plena autonomia sobre a decisão de comprar "A" ou "B". Aguardar atitudes governamentais é delegar e culpar o externo por aquilo que cabe a si mesmo, no interno. Quando os consumidores decidirem não aceitar mais comerem veneno, deixarão de comprar. Se deixarem de comprar, mercados deixarão de vender. Se deixarem de vender, o governo pára de fomentar, porque até mesmo o governo visa lucro, na forma de impostos e indicadores de emprego e renda, por exemplo. Quem diz que os orgânicoa são caros, na sua maioria, compram uma cerveja, andam de carro para todo lado, fazem churrascadas, compram gêneros alimentícios industrializados (que não são alimento real). Não estou criticando essas atitudes em particular, mas sim argumentando que duas cervejas a menos é uma couve-flor orgânica a mais. Alguns quilometros caminhados no mês valem uma cesta de hortaliças orgânicas... e assim vai. Trata-se de uma questão de valores e prioridades. Trata-se de amor pela vida e ética. Enfim, Trata-se de como cada um decide estar no mundo e como cada um aspira que nossa sociedade seja. Vamos produzir alimentos, regenerando a natureza e sequestrando carbono! Um forte abraço fraterno, agroecológico e agroflorestal!

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    13 күн бұрын

    Grande Jordan!! Obrigado pelo texto. Estamos juntos. Grande abraço

  • @ManivaHouse
    @ManivaHouse20 күн бұрын

    💚

  • @dalvamarianodossantos6945
    @dalvamarianodossantos694520 күн бұрын

  • @joseesp1545
    @joseesp154521 күн бұрын

    Manda mudas da cebola familiar?

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    21 күн бұрын

    Infelizmente não temos disponível agora.

  • @SidneyAparecidoSylvestre
    @SidneyAparecidoSylvestre20 күн бұрын

    @ Robson Negro Sabbadini

  • @sitio.voferreira
    @sitio.voferreira19 күн бұрын

    Onde assino? 🤠❤️

  • @expandindomundos

    @expandindomundos

    19 күн бұрын

    🤣🙌♥️

  • @SupremeGameplays
    @SupremeGameplays7 күн бұрын

    A mão chega a coçar pra plantar monocultura e usar agrotóxicos, é triste ver as plantinhas sendo comidas, mas é só observar e ver quais foram os erros e cada vez menos bichos estão atacando as plantinhas logo descartando a ideia de monocultura e uso a agrotóxicos. As vezes as pessoas não aceitam os erros e apelam pro agrotóxico que pra mim é pior e tudo da monocultura, infelizmente não tem como acertarmos em tudo, mas o que deu já é vantagem.

Келесі