No video

Adultério Elegante - da literatura à vida real - Os Maias e Onegin

Elegante é não trair: mas não era bem assim como vivia a elite do século XIX. Entre e saiba mais sobre casamento nos oitocentos, Os Maias, Onegin, e outras obras literárias que tratam sobre o tema do adultério.
A Época da Inocência é o vídeo anterior:
• A Época da Inocência -...

Пікірлер: 315

  • @inesalmeidalima1447
    @inesalmeidalima14473 жыл бұрын

    Você não precisa ser Tatiana,mas não se esqueça de encerrar uma relação,antes de entrar em outra. A traição dói e deixa marcas e traumas profundos em quem foi traído(a).

  • @anacleide2602
    @anacleide26023 жыл бұрын

    Eneida, pelo amor... Thatiana tinha ética, moral, e foi fiel à palavra dada ao marido, seu encanto estava em saber quem realmente era e viver de acordo com seus princípios . Não se constrói a própria felicidade às custas da infelicidade do outro. Por outro lado, o babaca não quis ficar com ela por achá-la simplória mas, será que a respeitaria se ela abandonasse o marido e seguisse com ele? Como enfrentariam a sociedade? Pelo sim, pelo não ficou com sua consciência, afinal todos os amores são ilusões.

  • @betizaiderocha6144
    @betizaiderocha61444 жыл бұрын

    Em quarentena vendo essas "fofocas da corte " amo a Eneida

  • @jamillealbuquerque8236

    @jamillealbuquerque8236

    4 жыл бұрын

    Kakaka

  • @jamillealbuquerque8236

    @jamillealbuquerque8236

    4 жыл бұрын

    Sim

  • @NilmaBostonRio1

    @NilmaBostonRio1

    4 жыл бұрын

    Hahaha!!!

  • @vivians1495
    @vivians14953 жыл бұрын

    Muita gente dizendo q Onegin humilhou Tatyana q não a quis pq ela não era Nobre (ela era da nobreza rural como a Eneida disse, se não fosse nobre não teria casado com um príncipe). Fui ver o filme e na minha visão ele realmente a rejeita, mas muito educadamente explica seus motivos e pq não pode correspode-la, não dá falsas esperanças a ela, nem se aproveita dela por estar apaixonada, na verdade acho q ele não a quis por causa da vida boa q levava e queria continuar levando, q adiantaria se casar e faze-la sofrer? Até pq ele acreditava q era um sentimento passageiro q ela esqueceria. Guardou sua carta chamuscada pelo fogo junto a esse sentimento q ele sufocou por anos, até ve-la novamente e se dar conta do q perdeu por sua luxúria, sua Boêmia e medo de responsabilidade.

  • @hellenbarroso5346
    @hellenbarroso53464 жыл бұрын

    Mesmo amando as vezes não dá para ficar com a pessoa, e mesmo com toda liberdade não vale a pena acabar um casamento por causa de uma pessoa que te esnobou.

  • @irliley

    @irliley

    4 жыл бұрын

    Mesmo que não tenha esnobado. A não ser que esteja casadada com um traste.

  • @cvasg290601

    @cvasg290601

    4 жыл бұрын

    Penso que nunca devemos acabar um casamento por causa de outra pessoa e, sim, por nossa própria causa ,se tiver de faze-lo

  • @lohanesouza7303
    @lohanesouza73034 жыл бұрын

    Creio que a Tatiana não é um reflexo preso ao século 19 como foi dito. A fidelidade dela é uma característica intrínseca de pessoa e não de época. Se no século 19, o "adultério elegante" era comumente praticado, isso significa que Tatiana anda na contramão do que é esperado dela. Isso significa que ela é uma mulher forte que tem sua moral e valores tão enraizados que não são influenciados pela época em que vive! Tatiana é extraordinária! Tatiana na verdade é o argumento contrário do pensamento filosófico que diz que "o homem é produto do meio". Tatiana tem a dura tarefa de escolher não trair sua própria moral e a si mesma, mesmo quando isso poderia proporcionar momentos de prazer a ela, mesmo quando aparentemente não há nada a perder, mesmo quando seu amor é correspondido, mesmo quando tem a oportunidade perfeita para isso. Tatiana quando faz isso, não apenas deixa de trair o príncipe. Ela também deixa de trair tudo o que acredita que é certo, ela é firme, é constante, é implacável. Ela não troca o eterno (sua consciência limpa) pelo momentâneo (noites de prazer). Ela não conseguiria acordar sabendo que traiu a si mesma por amor a alguém que a rejeitou no passado. Ela tem amor próprio! Tatiana é simplesmente arrebatadora!

  • @maryangelafranco2457

    @maryangelafranco2457

    4 жыл бұрын

    Analise perfeita! parabéns.

  • @estilosa_e_curiosa

    @estilosa_e_curiosa

    4 жыл бұрын

    Verdade trair não compensa

  • @rosaviana4563

    @rosaviana4563

    4 жыл бұрын

    Suas palavras definem o termo PERFEIÇÃO!

  • @ennesud

    @ennesud

    4 жыл бұрын

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻... Que análise maravilhosa. Concordo plenamente.

  • @lohanesouza7303

    @lohanesouza7303

    4 жыл бұрын

    Obrigada pessoal, essa mulher é top demais, me deixa sem fôlego. Queria eu que as virtudes dela fossem comuns entre homens e mulheres.

  • @milkaoakes7522
    @milkaoakes75224 жыл бұрын

    Só pessoas bem resolvida resistem a uma paixão.

  • @cleversoares1364
    @cleversoares13644 жыл бұрын

    A história da sociedade brasileira e cheia de marcas negativas, exploração das mulheres, escravidão negra e indígena, foi escrita com muito sangue e lágrimas, hoje posso perceber o porque do nosso subdevolvimento e do nosso atraso, não que em outras sociedades não tenham ocorrido, mas aqui passou de todos os limites possíveis e lógicos. Os escombros dessa sociedade do passado ainda continua viva e habitas o subconsciente coletivo sem que decemos conta.

  • @eliselis3317
    @eliselis33174 жыл бұрын

    Sou apaixonada por Eça de Queiróz, e essa minissérie foi primorosa.

  • @ethellima8981

    @ethellima8981

    4 жыл бұрын

    Obra-prima.!

  • @imoveistemporadaubatuba2011

    @imoveistemporadaubatuba2011

    4 жыл бұрын

    Isso a Globo não repete Né?

  • @fabianaaraujo5665

    @fabianaaraujo5665

    4 жыл бұрын

    @@imoveistemporadaubatuba2011 dizem que a globo HOJE só passa pornografia, mas isso não é de hoje, e se reprisasse seria de grande escândalo até porque cada dia vemos menos pessoas vendo novelas e minisséries. Mas eu bem que queria rever pois quando passou eu era criança, ví apenas algumas coisas .

  • @alanlima8781
    @alanlima87812 жыл бұрын

    Ontem a noite eu caí em um vídeo teu.. Só parei p dormi, e te juro, sonhei muuuito com as histórias dos vídeos q vi ontem. Tô viciado na forma como vc conta a história das pessoas de forma tão leve e divertida. Obrigado por doar um pouco do seu tempo nos presenteando com tanta história bacana.

  • @poeticadosmuseus

    @poeticadosmuseus

    2 жыл бұрын

    ❤️❤️❤️❤️❤️

  • @inaciasobrinho7357
    @inaciasobrinho73574 жыл бұрын

    A impressão que tenho do Eugene Onegin é que ele cobiça Tatiana depois de casada por pura vaidade. Acho o filme com o Ralph Fiennes lindo demais! Estou viciada no seu canal! 😍

  • @oscararaujo9116
    @oscararaujo91163 жыл бұрын

    Tenho me entusiasmado com seus comentários tão claros quanto profundos. Não assisti a todos mas, registro, por exemplo, a importância da atualização de Eça de Queiroz para o contexto atual, o fazendo preservando a sensibilidade e demonstrando modernidade. Gostei muito de sua leitura do Fantasma da Ópera; nunca me interessei por espartilho e você conseguiu me apresentar uma matéria interessantíssima, enfim, você tem sido minha procura obrigatória no KZread . Comecei a me deliciar com seus vídeos com o filho no colo e dando palmadas carinhosas no bumbum!!!! Achei estranho que em alguns videos você não olhava para "nós". Vou compartilhar o máximo que puder. Parabéns

  • @guilhermevincenzo
    @guilhermevincenzo3 жыл бұрын

    Sou homem e cá estou... ah a pandemia se tornou mais prazeroso depois q descobri o canal. Ahhh vi sobre vc falar que 7 min é um tempo legal.... nope!!!! Pra mim q mais ouço q vejo ( é um vídeo, mas escuto pré dormir igual podcast, então qto maior, melhor! Kkk)

  • @rosariofurtadoleite9604
    @rosariofurtadoleite96044 жыл бұрын

    Até me emocionei com este seu vídeo. Os Maias são o melhor livro que li até hoje. José Maria Eça de Queiroz, como sabe, foi o percursor do realismo literário em Portugal. Para mim, é o maior escritor de sempre. O Primo Basílio e o Crime do Padre Amaro são também obras de arte. Ninguém retratou tão bem a sociedade da segunda metade do sec. XIX. Obrigada

  • @isabeltrevisan7051
    @isabeltrevisan70513 жыл бұрын

    Estou assistindo novamente Os Maias, é primoroso ♥️ Eneida Princess 👑

  • @nayaraferreira920
    @nayaraferreira9204 жыл бұрын

    Adorei a Tatiana. Quanta classe, firmeza de caráter ... 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @mariamadalenatavares2223
    @mariamadalenatavares22234 жыл бұрын

    Gostei de Tatiana,o cara não quis ela antes apesar de gostar dela.Porque agora ela tinha que querer ficar com ele só porque agora ela era um mulherão .Achei super certo não quis ela como esposa também não vai ter mais .Acho que ali ela mostrou pra rle o real calor da mulher que ela era.👏👏👏

  • @ligialira2574
    @ligialira25744 жыл бұрын

    Essa história de Tatiana e Onegin eu conheci quando fui assistir à um balé no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, quando lá eu residia. Ana Botafogo estava lindíssima. Assim com o primeiro bailarino, que agora me foge o nome. Confesso que chorei. Foi muito emocionante! E uma noite de gala! Nunca esqueço!

  • @poeticadosmuseus

    @poeticadosmuseus

    4 жыл бұрын

    Ligia Lira eu amo esse ballet!!!

  • @milkaoakes7522
    @milkaoakes75224 жыл бұрын

    Ninguém é fiel ao outro sem amar. Paixões passam o amor supera tudo por isso permanece.

  • @samirabueres7834
    @samirabueres78344 жыл бұрын

    Comecei a assistir o seu canal atraída por Joaquim Nabuco. Amo história, do Brasil e da humanidade, assim como literatura. Li e tenho os dois livros que você citou: Eugene Oneguin e Os Maias, ambos dispensam adjetivos. Meus parabéns pela sua cultura, é um prazer acompanhar o seu trabalho. 👏👏👏👏👏👏

  • @madecan1
    @madecan14 жыл бұрын

    Como nao descobri seu canal antes? Ja se tornou o meu grande favorito em tao pouco tempo. Voce eh otima!

  • @gigliolarolim6053
    @gigliolarolim60533 жыл бұрын

    Excelente lembrete, Eneida! Para os que ainda vivem lá (sec. XIX)!

  • @canarinho72
    @canarinho726 жыл бұрын

    Gostei muito e os comentários nas legendas dão o charme : " não tem nem música de fundo!!" é demais! 😍

  • @mikeberg6858
    @mikeberg68584 жыл бұрын

    Nunca humilhe uma mulher apaixonada. Você vai se arrepender.

  • @mguerra74

    @mguerra74

    4 жыл бұрын

    Kkkkkkkkkkkkkkkk vai

  • @da-kg9nk

    @da-kg9nk

    4 жыл бұрын

    😆😆😆😆

  • @elisabetecdin9807

    @elisabetecdin9807

    3 жыл бұрын

    Com certeza, é o diabo de saia😂

  • @alexsandrolacerda201
    @alexsandrolacerda2014 жыл бұрын

    Seus videos são de tal expressão que encantam, desperta uma empatia misteriosa.... Parabéns pelo seu trabalho!!!! No minimo magnifico.

  • @claudiodesouzabarbosa6243
    @claudiodesouzabarbosa62436 жыл бұрын

    O livro Lucíola de José de Alencar também tem uma amante fixa ,ótimo vídeo.

  • @andreia.a.a.a.
    @andreia.a.a.a.4 жыл бұрын

    Li três vezes Os Maias, a primeira vez para a disciplina de Português no ensino secundário e duas outras vezes, porque é um dos meus livros favoritos portugueses. Obrigada pelo seu esclarecimento sobre o adultério elegante. Saudações lusas. 💚

  • @TheTatiana1415
    @TheTatiana14154 жыл бұрын

    Ela diz: "Graças a Deus que vc não precisa ser Tatiana". Eu pego minha carteia de identidade, leio e está escrito: TATIANA kkkkkkkkkkkk. Tô maratonando os seus vídeos. 😍😍

  • @tizhaazevedo4551
    @tizhaazevedo45514 жыл бұрын

    Eu encontri seu canal sem querer mas não consigo parar de assistir. Eu sempre brinquei que tinha que ter nascido nessa época mas pensando bem eu seria a vergonha da família. Deus sabe o que faz.

  • @jacquelinerosenfeld2578
    @jacquelinerosenfeld25783 жыл бұрын

    Coincidentemente, na pandemia, revi a serie Os Maias. Ouvindo a Prof. Eneida, como completou o que assisti. Super obrigada. Parabéns pela acessibilidade das tuas informações.

  • @viviancardosogimenesmoscar5518
    @viviancardosogimenesmoscar55184 жыл бұрын

    Ser fiel ao marido só tornou a Tatiana mais forte e virtuosa! Não acho que o nosso século seja moralmemte melhor....se ela tivesse deixado o marido assim que o cara quis ela de volta a admiração dele por ela não duraria muito tempo....

  • @rosanabastos3331

    @rosanabastos3331

    4 жыл бұрын

    Na verdade quando a adultera separar do marido pra ficar com o amante ele perde o interesse isso acontecer na maioria das vezes até hoje pois o homem acha que ela não merece confiança.

  • @rosilenesantos1529

    @rosilenesantos1529

    4 жыл бұрын

    Rosana Bastos vdd

  • @grasielabraulio5213
    @grasielabraulio52134 жыл бұрын

    Dar a palavra em um casamento não e um costume de época. Existem muitas mulheres e homem que honram a sua palavra dada a Deus.

  • @kelynemartins
    @kelynemartins4 жыл бұрын

    O cachorro se coçando é ótimo kkkkkkkk

  • @imoveistemporadaubatuba2011
    @imoveistemporadaubatuba20114 жыл бұрын

    Como eu amei essa série os Maias. Fábio Assunção e Ana Paula Arósio arrasaram como nunca!

  • @tamaraleable
    @tamaraleable4 жыл бұрын

    Muito bom! Sempre bom relembrar essa literatura de primeira!

  • @fabianabrito240
    @fabianabrito2404 жыл бұрын

    Eu amava esse seriado Os Maias.😍

  • @JurunaKeia
    @JurunaKeia3 жыл бұрын

    Maravilhosa a apreciação do que acontecia.

  • @cinthiarocha
    @cinthiarocha6 жыл бұрын

    Excelente vídeo, Eneida! Muito interessante essa análise dos costumes do século XIX através da literatura da época!

  • @estudacriatura1291
    @estudacriatura12914 жыл бұрын

    Esse Fábio Assunção era lindo!

  • @mguerra74

    @mguerra74

    4 жыл бұрын

    Era um espetáculo! Até a Ana Paula Arósio diz que ele estava tão lindo de Carlos Eduardo da Maia que se apaixonou por ele como personagem. É vice-versa.

  • @fauller7141

    @fauller7141

    4 жыл бұрын

    @@mguerra74 os dois estavam no auge da beleza. Além de serem artistas incríveis. Eu ficaria com isso dois kkkkkk

  • @espanholparainiciantes6044
    @espanholparainiciantes60444 жыл бұрын

    No caso do Onegin dá para se dizer que o nosso "herói" tem uma parcela de culpa uma vez que inicialmente rejeitou Tatiana que posteriormente já não podia mais corresponde-lo uma vez que já estava comprometida com outro homem. Alguns leitores julgarão a história de uma maneira e outros de outra conforme a sua visão de mundo.

  • @nayaraferreira920

    @nayaraferreira920

    4 жыл бұрын

    Eu diria uma parcela de 100% 😂

  • @desanipt

    @desanipt

    4 жыл бұрын

    @@nayaraferreira920 Exato, ele tem a culpa toda!!!

  • @amauryalvestavaresjunior4604
    @amauryalvestavaresjunior46044 жыл бұрын

    A cada vídeo seu que assisto, fico perplexo com o nível da sua cultura, principalmente em História do Brasil. Uma enciclopédia com ótimos comentários e muito bom humor.

  • @hildajacao
    @hildajacao4 жыл бұрын

    Tem certeza que essa história da Tatiana acabou? Olha!nossa sociedade não é tão franca NÃO.. ainda somos os mesmos hipócritas...

  • @cesarsantos9958

    @cesarsantos9958

    4 жыл бұрын

    Concordo em gênero, número e grau contigo...onde houver burguesia haverá hipocrisia.

  • @rafaellasoares27

    @rafaellasoares27

    4 жыл бұрын

    Ela quis dizer justamente que não precisamos passar por isso, que não deveria acontecer...

  • @carolinarocha3293

    @carolinarocha3293

    4 жыл бұрын

    Estamos longe de estar diferentes deles, isso acontece muito em nosso dias, em vários países de cultura podre onde mulheres são dadas ainda crianças, vendidas e passam uma vida sem amor sem liberdade, escravas de costumes podres!

  • @sabrinadomingos5399
    @sabrinadomingos53994 жыл бұрын

    Lado bom da quarentena: você descobre essa joia de canal ❤

  • @alodocura...
    @alodocura...4 жыл бұрын

    pena que hoje as pessoas não tem mais nem palavra e nem caráter hoje colecionamos filhos sem pais por causa dessa libertinagem com cara de liberdade #LutoPelosInocentes

  • @andreiacordeirodasilva7680

    @andreiacordeirodasilva7680

    4 жыл бұрын

    Se eu pudesse te aplaudir para sempre, o faria. Vc escreveu exatamente o que eu penso. Sem falar da dor de quem é traído e abandonado. Traição é a personificação do egoísmo.

  • @alodocura...

    @alodocura...

    4 жыл бұрын

    @@andreiacordeirodasilva7680 obrigada pelo comentário querida QUE BOM QUE NÃO ESTOU SÓ rsrsrsrsrsr

  • @cristianamoreirabastos1746

    @cristianamoreirabastos1746

    4 жыл бұрын

    E feminicídios também. Estou ciente de que alguns me considerarão como uma mulher machista, mas com tanta liberdade em média, os relacionamentos deveriam ser mais felizes já que ninguém vive forçado a ninguém. Só sei que no final quem acaba sofrendo e virando "moeda de troca", na maioria das vezes são as crianças que, não pediram pra participar da falta de compromisso dos adultos.

  • @tarciafernanda7875

    @tarciafernanda7875

    4 жыл бұрын

    É verdade, essa " liberdade" tem um preço.

  • @suellenramos1193

    @suellenramos1193

    4 жыл бұрын

    Falou tudo!! Essa "liberdade" serve para objetivar pessoas e sentimentos. Criou pessoas egoístas e sem vergonha.

  • @gustavooak1208
    @gustavooak12084 жыл бұрын

    GENTE COMO NUNCA VI ESSE FILME ONEGIN! ADOREI!

  • @CintinhaCF
    @CintinhaCF Жыл бұрын

    O seu vídeo mostrou tantos aspectos que não sabia e outros que não reparei na obra que fiquei com vontade de rever. Das minisséries épicas, esta é uma das minhas favoritas.

  • @julianeyasmine7996
    @julianeyasmine79964 жыл бұрын

    Eneida me desculpe falar mas você está muito errada! Princípios e caráter transcendem os séculos! Bato palmas para Tatiana porque ela sim demonstrou caráter, e ouso dizer que se livrou de um problema maior! Sabe pq? esse cara não a amava de verdade, se a amasse teria ficado com ela desde o princípio! Ele a humilhou e depois que ela tá maravilhosa, linda, rica, aí ele vem se apaixonar por ela? Mas quem a amou de verdade foi o príncipe lá que a viu, e falo no sentindo de notar a pessoa, desde que ela era uma pobretona. Ela demonstrou gratidão profunda por quem cuidou dela qdo o talzinho não estava nem aí, e como você demonstrou como era nessa época, creio ser uma paixão por pura vaidade desse tolo Onegin! Se fosse na vida real, ela estaria em muito perigo, deixar o certo pelo duvidoso, como foi dito, o príncipe demonstra desde o início que casou com ela sem nenhum interesse, apenas por puro amor a ela! vou lhe dizer que isso acontece ainda hj, muito homens gostam de mulheres casadas ou compromissadas, não sei pq eles fazem isso... parece que, demonstra pra eles que aquela mulher tem valor qdo outro homem está com ela num relacionamento sério, eh um sentimento de paixão que brota de pura vaidade. Como de Carlos Eduardo. Eis que lhes conto uma história real, muita parecida com essa história de livros, eu conheci uma jovem... que vi isso acontecer com ela, com meus próprios olhos... ela conheceu um cara super lindo, rico, maravilhoso... porém ela era classe média, entre idas e vindas, ele nunca a assumia, e a tratava com certo desdém, uns 5 anos se passaram e ela conheceu outro cara, este embora não fosse bonito, era classe média, mas tinha um futuro brilhante, e 1 carreira promissora, e a amava muito, mas muito essa menina. O que aconteceu? Onegin ressurgiu das cinzas!! Disse q a amava, que não sabia o quanto ela era maravilhosa etc etc etc e disse que iria voltar a morar na cidade onde ela residia, pois ele tinha saído pra fazer um curso em outro estado. Prometeu mundo e fundos a ela. Mas quando ela era pobrinha, sozinha.... Onegin não tava nem aí pra ela... agora q ela estava namorando ele vem atrás? O que aconteceu, ela foi nessa onda de que “não estamos no século 19” “vamos dar asas ao coração” e ela de fato, gostava mais do bonitão, mas o outro era quem realmente a amava! Gente se eu contasse como ele era maravilhoso com ela! Tão atencioso, se sacrificava tanto para ir vê-la. Mas, ela decidiu trair ele com o bonitão, qdo este vinha de vez em qdo pra cidade dela, e depois já muito apaixonada, decidiu acabar o namoro com o bonzinho. Eu aconselhei ela a não fazer isso! Mas “o amor” falou mais alto. Resultado? Ela acabou com o namorado, ficou com bonitão algumas vezes, daí o bonitão começou a se desinteressar por ela, pq na verdade, o que ele buscava era essa ilusão, essa coisa de pegar uma mulher compromissada e, caiu fora alguns meses depois. E a menina da história? Ficou sem ngm... mais vale um na mão do q dois voando! E o bonzinho da história? Ah minha gente, a vida dá voltas, cerca de uns 10 anos depois dessa história eles se reencontraram numa festa: a menina com o bonzinho, o nome dele a propósito é Victor, e da menina é Karla e do bonitão é Emanuel. Karla encontrou Victor numa festa, descobriu q ele estava noivo de uma menina super linda, maravilhosa, médica, e ele estava super bem maravilhoso, até mais bonitinho! E sabe como a festa terminou? Karla bêbada, dando piti, pedindo por favor pra ele voltar pra ela, e tudo isso meus olhos viram... sou testemunha ocular! Então minha gente, sejamos fiéis e gratos a quem realmente nos ama e nos vê de verdade! Não deixe a ilusão dos sentimentos te enganar! A Bíblia diz: maldita é a pessoa que confia na sua humanidade, nos seus próprios sentimentos, e também diz: o coração do ser humano é enganoso, quem poderá conhecê-lo? Não se iludam, sejam fiéis ao príncipe que Deus colocou em suas vidas! E a tudo que Deus lhe deu! Sejamos gratos e que Deus nos dê forças para manter nossa palavra de fidelidade! Na alegria e na dor, na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza! Amém

  • @camilamila9254
    @camilamila92544 жыл бұрын

    Anna Karenina tbm tem essa temática, excelente livro do Tolstoi!

  • @ethellima8981

    @ethellima8981

    4 жыл бұрын

    Livro magistral.

  • @alinemottadelavie9161

    @alinemottadelavie9161

    4 жыл бұрын

    Livro maravilhoso!!!

  • @crisconfettura6544

    @crisconfettura6544

    4 жыл бұрын

    Livro maravilhoso!!!

  • @gabylt3362
    @gabylt3362 Жыл бұрын

    Eça de Queiroz é meu autor de clássicos favoritos PQ ELE GOSTA DO CABARÉEEEE

  • @suelluzquebrilhaluz7772
    @suelluzquebrilhaluz77724 жыл бұрын

    ESSE ONEGIN NÃO AMAVA TANTO ASSIM TATIANA, ATÉ PORQUE TERIA FICADO COM ELA DESDE O INÍCIO, QUANDO ELA ERA UMA MOÇA SIMPLES...SÓ FICOU LOUCAMENTE APAIXONADO QUANDO ELA SE TORNOU, UMA BELA MULHER RICA EDUCADA!!!!!!!! AH TÁ MUITO HIPÓCRITA ESSE ONEGIN!!!!!! SEI...!!!!!!!😏😏😏😏😏😏😏🤔💰💲💰💰💰💰💲💲

  • @edilenegomes4564

    @edilenegomes4564

    4 жыл бұрын

    Apoiado....

  • @lohanesouza7303

    @lohanesouza7303

    3 жыл бұрын

    Nos séculos passados era muito comum que as pessoas se casassem, não por amor, mas por título. Conde com condessa, duque com duquesa, barão com baronesa, marquês com marquesa e assim por diante. Isso para aumentar as posses da família, ou no mínimo preservar. As famílias das moças pagavam dotes aos esposos, então quanto maior o título da moça, maior o dote. Na ocasião que Tatiana se encontrava quando conheceu Onegin, provavelmente não pagaria à ele o dote que era considerado mínimo pra ele então o casamento seria considerado na época uma desonra à ele e à família dele. Mas quando ele viu Tatiana casada com um príncipe, ela havia se tornado uma princesa. O título dela era muito superior ao de Onegin. Isso brilhou os olhos dele e ele quis usar a paixão antiga dela por ele como manobra pra se favorecer. De certa forma, havia muita pressão social na época com os títulos, mas o príncipe sim a amava de verdade. Príncipe é o maior título de todos e ele não se importou em procurar em famílias de nobres garotas. Ele quis a Tatiana do campo. Esse sim é um homem de verdade.

  • @vivians1495

    @vivians1495

    3 жыл бұрын

    @@lohanesouza7303 @Lohane Souza concordo com o q vc falou sobre o títulos e o dote mas, na minha interpretação do filme Onegin gostava de Tatyana mas gostava mais da vida Boêmia sem responsabilidades q levava, no filme ele fala para o Vladmir q no lugar dele teria escolhido Tatyana ao invés de Olga, mas ele era um dandi um conquistador, não queria ficar preso a casamento pq como ele disse a Tatyana, na visão dele isso só traria tédio, adultério e infelicidade, só quando se deu conta, depois de anos, que a vida q levava não lhe trouxe felicidade e ao reencontrar Tatyana logo redesperta aquele sentimento do qual ele fugiu, e ao saber q ela estava casada nos braços de outro, isso aumentou seu interesse por esse amor proibido.

  • @brunoandrade8973
    @brunoandrade89733 жыл бұрын

    O Onegin é um safado, ela tinha que dar valor mesmo ao cara que a aceitou como ela é e que viu nela o que ele não viu desde o início! A paixão nos engana, não podemos viver só por ela, temos que ser racionais também. Tatiana deu um show no Onegin. Palmas para Tatiana que deu o troco gostoso! (Lembrei da música da Kelly Key: baba baby, a criança cresceu! kkkkkk) Eneida, obrigado por essa aula de qualidade insuperável! Você é demais! Queremos mais! 😍

  • @ruthygomes2246
    @ruthygomes22464 жыл бұрын

    Eu não sei qual época é pior axo que cada uma tem suas vantagens e desvantagens 💔

  • @silvialeila9435
    @silvialeila94354 жыл бұрын

    Fábio Assunção lindíssimo na época da minissérie Os Maias 😍

  • @LuliBrazil
    @LuliBrazil4 жыл бұрын

    P.S.: O que enetendi, que é o que vc me passou (não sei o que os demais entenderam) é que esses caras faziam isso por triunfo de pegar a mulher de um rido, então ele não ama, ele só quer espalhar por aí seu triunfo, se todos ficam sabendo é porque ele jogou ao vento, fofocou, o século 19 pode ter acabado, mas ainda existe garotão que se acha, que quer mostrar a todos os amigos que "pegou" várias, no século 20, já para acabar com esse tipo de sujeito, eles iam presos, hoje a gente ri quando alguém diz que existiu prisão para homens que desvirtuavam mulheres, mas vejam, a moça vivia dentro de uma bolha sem saber das malícias do mundo, era presa fácil e eles sabiam. A prisão por esse crime deixou de existir porque, suostamente, não há mais hones que desvirtuam mulheres inocentes.

  • @monicaoliveira5935
    @monicaoliveira59353 жыл бұрын

    Huau depois desse video, vou maratonar todos os seus vídeos, vou inclusive assistir Os Maias

  • @jakelocutora
    @jakelocutora4 жыл бұрын

    Maratonando seus vídeos e sobre Tatiane Não é uma questão só de Costume mas de Dignidade como Ela disse dei minha Palavra e ser Fiel não é ser infeliz, o Egoísmo e desejos paixões levam ao ser humano a fazer besteiras por em risco Vidas além da própria Vida.

  • @fernandobrandao9680

    @fernandobrandao9680

    4 жыл бұрын

    Aisha jaqueline esse texto é seu ou citação de alguém?!

  • @veragomes2275
    @veragomes22753 жыл бұрын

    Você é muito especial contando histórias. Ahhh seu cachorro é lindo

  • @marciomonteiro3037
    @marciomonteiro30374 жыл бұрын

    Nossaaa eu sou dandy e não sabia rsrs mais as mulheres da época com seu pompoarismo até hoje faz sucesso rsrs amei seu vídeo 👏👏

  • @leonellaaa
    @leonellaaa4 жыл бұрын

    Pois é...eu amo história e o.periodo medieval, descobrimento,colonização. .mas como mulher ,pobre e negra,agradeço por ter passado.A história em si,foi boa só para qm era rico e branco...e homem.

  • @lindipereira282
    @lindipereira2824 жыл бұрын

    é interessante como ainda hoje as pessoas se deixam levar pelas aparências.

  • @cidalima7842
    @cidalima78424 жыл бұрын

    Nossa! Mas rejeitar uma mulher é sentenciar arrependimento! E não tem nada mais gratificante do que ver um homem chorar em desespero😂😂😂😂

  • @lollaramones7587
    @lollaramones75874 жыл бұрын

    Olá Eneida! Li o livro, comprei o cd da trilha sonora e assisti a série!! Amo os Maias, amo o Eça!!

  • @mguerra74

    @mguerra74

    4 жыл бұрын

    Eu tb tenho o DVD o CD e o livro beeem antigo da coleção do meu pai. Era meu sonho ir à Portugal e recorrer os caminhos de Sintra..... pude realizar este sonho. Que bom encontrar uma fã como eu! 💚

  • @lollaramones7587

    @lollaramones7587

    4 жыл бұрын

    @@mguerra74 , olá M Guerra ! A trilha sonora é linda né !?!?

  • @kvothedenna3538
    @kvothedenna35384 жыл бұрын

    Literatura de adultério se tornou comum no séc xix. Tem tbm "O primo Basílio" do Eça e Ana Karienina do Tolstói.

  • @monecastro7605
    @monecastro76054 жыл бұрын

    Amei essa série..Os Maias!!!Lindo demais!!!💗💗💗💗

  • @suelyreis3481
    @suelyreis34813 жыл бұрын

    A personagem não cultivava apenas costumes, mas princípios, valores éticos.

  • @rosanamanso6690
    @rosanamanso66904 жыл бұрын

    Oi Eneida! Te encontrei por acaso no KZread, eu estava tentando sair um pouco desse ambiente de medo e ansiedade por causa do C19, e comecei a vê seus vídeos e aprecia-los. Inclusive comecei apreciar também alguns filmes de romance épicos, eu vi o filme Onegin (que retrata exatamente o que vc comentou) mas hoje já consigo encontrar alguns filmes bons que retratam muito a sociedade dos séculos XVIII e XIX. Por falar em filme de romance épicos, vc já assistiu Palácio das ilusões? Eu adorei este filme e recomendo. Obrigada por nos ajudar neste período tão estranho e solitário para muitos. Bjim

  • @jc5707
    @jc57074 жыл бұрын

    Muito interessante o conteúdo e a forma que você passou. parabéns.

  • @vaniadiasramos5522
    @vaniadiasramos55224 жыл бұрын

    Oi..... tudo bem!!!! ...... adorando TUDO.... do seu canal..... MARAVILHOSO..... dure o tempo que for...... me sinto numa platéia...... 👏👏👏👏👏👏👏👏..... braaaavooo..... vc me lembra uma professora.... quando ela entrava e começava a falar de história..... meus olhos brilhavam..... e eu ali parada no tempo...... obrigada bjs...❤❤❤❤❤⚘⚘⚘⚘

  • @felicia721
    @felicia7213 жыл бұрын

    O sex XIX acabou mas não levou a hipocrisia embora. No séc XX o adultério no Brasil ainda era considerado crime porem , era comum que homens casados tivessem amantes . A sociedade aceitava o adultério masculino , não aceitava o adultério feminino! Aliás, ninguém nunca foi preso pelo crime de adultério . Se o marido adultero fosse preso a esposa dona de casa passaria necessidades materiais, seria afastada da vida social e das atividades da Igreja por ser mulher de presidiario , desquitada ou por ter colocado o marido na prisão. Qdo não havia violência doméstica era melhor aguentar as traições do marido do que a exclusão social. Qdo havia violência doméstica, a esposa precisava fugir para bem longe pois, se matasse o marido seria presa por homicídio. Qdo era o marido que sofria traição se tentasse resolver a questão pelos meios legais seria ridicularizado pela exposição nos meios de comunicação. O escândalo viria! Então, em regra, a "solução " para o marido traido era matar a esposa ( lavar a sua honra) . Somente no final ( anos 90) do seculo XX os crimes passionais não foram mais aceitos pela justiça e nem pela sociedade brasileira . Porém, o adultério somente deixou de ser crime apenas no inicio do sec XXI com a reforma do código civil. No século XXI a hipocrisia ainda está presente . Está com nova roupagem fazendo parecer que casos como os relatados no vídeo são coisas do passado. Dependencia financeira, religião e medo são os principais motivos para essa fidelidade feminina . Feminicio e Maria da Penha são leis que tentam proteger as mulheres principalmente de companheiros violentos assim como no passado a lei do adultério foi criada para proteger a mulher de maus tratos ou de pegar alguma doença venerea por causa de maridos adúlteros ou promíscuos. Atualmente a fidelidade por causa do amor existe porém é muito raro de acontecer se, é que algum dia já foi comum.

  • @ednalvamoreiradesouzasouza1481
    @ednalvamoreiradesouzasouza14813 жыл бұрын

    Anna Karenina também trata do adultério da mulher como uma vergonha e no caso do seu irmão era tido como normal.

  • @pric.3635
    @pric.36354 жыл бұрын

    Vendo os seus vídeos, eu consigo perceber como as mulheres ganharam direitos nesses últimos 200 anos!

  • @belladotti5128
    @belladotti51284 жыл бұрын

    Eu estou apaixonada pelos seus vídeos, vc é maravilhosa! Por favor faça um vídeo sobre a Dama das Camélias, é o meu livro favorito e eu adoraria ver você falando a respeito dele.

  • @ettyenashua1255
    @ettyenashua12554 жыл бұрын

    Só os grandes espiritos sabem , renunciar um AMOR e seguir em frente, a volta do anzol , demorou muito fílho, agora a Tatiana segue em paz , com folhos e maridos... saber canalizar a energia sexual nao é para os fracos.....é para quem já esta na quinta dimensão.....

  • @msmgrace60
    @msmgrace604 жыл бұрын

    Pior que ainda hoje em pleno séc xxi existem pessoas com esse raciocínio!!!!! Sacrificam o amor em nome da sociedade!

  • @user-sm1ih9tz4e
    @user-sm1ih9tz4e4 жыл бұрын

    Tatiana simplesmente tem caráter,amar alguém q a desprezou no passado,ñ faz dela uma adúltera, q culpa tem o marido me representa

  • @rodrymay9354
    @rodrymay93544 жыл бұрын

    Eneida amo seu canal, é muito bom, tenho aprendido muito sobre a cultura, costume, e tudo que diz respeito à vida das pessoas nos séculos passados. É maravilhoso, amo a história medieval, moderna e contemporânea.

  • @marlisevieira5791
    @marlisevieira57914 жыл бұрын

    Na minha visão, Tatiana manteve-se fiel ao homem que a aceitou como ela era antes. Mas, certamente, vivia com o marido uma relação boa, não opressora que justificasse "chutar o balde" . Fosse uma relação abusiva, possivelmente cederia ao amante, até como uma fuga, pois separação divórcio eram praticamente anular uma mulher naquela época. Eis a questão: se vivo uma relação boa com meu marido não seria correto - para mim- sucumbir a uma passageira relação sexual.

  • @leticiacosta4619
    @leticiacosta46193 жыл бұрын

    Me lembrei de Tristão e Isolda, em que esta se apaixona pelo sobrinho do seu futuro marido

  • @mariafernandes9124
    @mariafernandes91244 жыл бұрын

    Ainda bem que não tem mais esses costumes podemos casar com quem quisermos.

  • @misteriousman5647
    @misteriousman56474 жыл бұрын

    200 anos se passaram e nois tá igual a Tatiana

  • @alziradallagnol8108
    @alziradallagnol81084 жыл бұрын

    Você é espetacular! A salvação da quarentena. Saúde e Paz.

  • @marlucefatima1466
    @marlucefatima14664 жыл бұрын

    muito bom estar por dentro de toda esta história, enriquecedor obter conhecimento

  • @desnecessario4155
    @desnecessario41553 жыл бұрын

    Os maias....foi a história maisss triste que eu já vi...Queiroz. tava doidokk

  • @ritacassialauarlauar3671
    @ritacassialauarlauar3671 Жыл бұрын

    Gosto demais desses vídeos

  • @leilarodrigues8278
    @leilarodrigues8278 Жыл бұрын

    Geeennntemmm, quer dizer que atualmente a pessoa teria que jogar seu casamento, talvez bem sucedido, pra viver um amor que talvez não passasse da página 2. Esse cara só ficou fissurado por ela simplesmente porque ela era A INATINGÍVEL pra ele, e ele não se perdoou por ter desprezado essa pérola. Caso ela tivesse cedido ao ego dele, ele certamente a deixaria até a próxima INATINGÍVEL. A personagem foi perfeita se manteve digna, com decência e moral, ele amargara sua falta de sensibilidade em reconhecer uma pérola qdo teve a chance, para o resto da vida, e merece.

  • @adrianobatistacosta3066
    @adrianobatistacosta30664 жыл бұрын

    Rapaz essa moça e show de bola .adoro essas história. Até pq quando era jovem qieria fazer história.

  • @brazile1978
    @brazile19786 жыл бұрын

    Romances intensos e trágicos, considerando essas concepções de comportamento nas sociedades do século 19!!! Que bom que hoje não estamos presos a essas concepções!!!

  • @rosanamandadori2305
    @rosanamandadori23054 жыл бұрын

    Série mais linda que já vi na vida! Quem traiu foi a mulher não o homem.

  • @toninhopiunti
    @toninhopiunti4 жыл бұрын

    Não entendi isso. No caso do Onegin, o cara esbanjou a menina por achar que ela era de uma casta inferior e tempos depois, quando a viu nobre e bela, tentou conquistá-la e você ainda acha que ela deveria se submeter àquele amor? Não, os tempos são outros independente do acontecido for de uma homem sobre uma mulher e vice-versa. Amor submisso é coisa pra novela mexicana.

  • @ennesud

    @ennesud

    4 жыл бұрын

    Também não entendi. A personagem Tatiana demonstrou ser uma mulher forte e determinada por seguir sua moral, ideais de conduta e vida. Trair o marido só a faria igual aos demais hipócritas que cometiam o adultério elegante. Negar-se a isso não era submissão a regras sociais e sim, respeitar a sua própria vida. Traição só trás dor.

  • @WiltonLuiz
    @WiltonLuiz4 жыл бұрын

    Muito bom teu trabalho, parabéns!

  • @clarisseramos1
    @clarisseramos13 жыл бұрын

    Lindo dálmata 😍🥰

  • @apprh1
    @apprh14 жыл бұрын

    Amei seu canal. Amei suas falas. Cheguei a chorar! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @PrDrAbbud
    @PrDrAbbud4 жыл бұрын

    Será que estamos mesmo mais livres? Se no século XIX as pessoas eram arremessadas à situação de adultério, hodiernamente em muitas sociedades o casamento segue sendo obrigatório, o divórcio inexiste na prática, ao menos no que concerne ao pedido da parte da mulher, ainda que a lei o garanta. Em muitos locais, o assassinato em legítima defesa da honra NÃO É CRIME. Isto sem falar em, casamentos proibidos por tabu cultural. Na Índia, o casamento de castas diferentes na maior parte dos casos leva à morte dos nubentes. Casamentos interconfessionais? Quem desconhece casos em que a conversão religiosa é exigida? Conheço pessoas que foram mortas por se apaixonarem por alguém do mesmo sexo. O que aparece no filme "Buble" é uma triste realidade da maioria dos países africanos e asiáticos. Findo o comentário dizendo que concordo com muitos comentários acerca do amor de Onegin: apaixonar-se DEPOIS que ela enriqueceu e se casou? Hipocrisia. "Antigamente Severina Xique-Xique era muito pobrezinha ele não não quis-lhe namorar. Mas hoje em dia, só porque tem uma butique ele quer-lhe paquerar. Ele está de olho é na butique dela!" Conheço uma senhora que se casou com um homem bem mais velho e se encontrou com um homem que amou na juventude, depois de viúva. Ele se demonstrou interessado nela e ela disse: "Trocar meu defunto marido por você é trocar a merd.....a pela bost.....a".

  • @elizabethmoreira9903
    @elizabethmoreira99034 жыл бұрын

    Amo demais a forma como vc explica. Parabéns

  • @rairdilopes5859
    @rairdilopes58594 жыл бұрын

    Nossa estou estudando sobre vidas passadas hoje teu vídeo me ajudou muito gratidão

  • @patriciayamamotofernandes5620
    @patriciayamamotofernandes56203 жыл бұрын

    A sociedade continua hipócrita! Algumas situações são aceitas por causa do dinheiro e a mesma situação é amplamente condenada na população pobre. #enfimahipocrisia

  • @cheilaelul7209
    @cheilaelul72094 жыл бұрын

    Beijos diretamente de Israel

  • @blueelton
    @blueelton2 жыл бұрын

    Carla Brunni, esposa do ex-presidente da França, é filha de um amante da mãe dela, um jovem de 19 anos, aparentemente a mãe tinha uns 34 quando engravidou.

  • @joanmarco23
    @joanmarco234 жыл бұрын

    Um cena dessas bicho. Morri 😍😅

  • @jessicaferrye9976
    @jessicaferrye99764 жыл бұрын

    Ana paula Arósio e um monstro de tão boa

  • @soniamariapintomoreira4100

    @soniamariapintomoreira4100

    4 жыл бұрын

    Maravilhosa Ana Paula Arósio