Abacateiro, Poda e Controle de Tamanho em Pomar com Sergio Semerdjian

Siga e se inscreva no canal Oficial do Sergio Semerdjian
/ @brfanaticosporparreir...
São Paulo é uma cidade reconhecida por sua multiplicidade étnica e cultural. Japoneses, portugueses, italianos e descendentes de diversos outros países, principalmente da Europa e da Ásia, ajudaram a construir a identidade da maior cidade do Brasil. Por vezes, vemos essas histórias contadas em livros, filmes e exposições. No entanto, a comunidade armênia é uma das que não ganham esse destaque.
Registrar memória do povo armênio e narrar a vinda desses imigrantes ao Brasil foi o que levou a historiadora Sonia Maria de Freitas a mergulhar em um longo trabalho de pesquisa e produzir a obra ‘Presença Armênia em São Paulo: imigração, negócios, identidade, religião e interação social’, 11º livro publicado pela autora.
Ao longo de 236 páginas da publicação, o leitor encontrará depoimentos de descendentes armênios, centenas de fotos e documentos que relatam a chegada dos primeiros grupos de imigrantes em São Paulo, no início do século XX, na esperança de encontrar no Brasil uma oportunidade para recomeçar a vida. Nessa época, muitos armênios deixaram o país após o genocídio que matou mais de 1,5 milhão de pessoas entre 1915 e 1923.
A autora destaca este fato como um dos motivos que despertaram sua atenção para o povo armênio. “No ano 2000, no Museu da Imigração de São Paulo, tive contato com alguns sobreviventes do genocídio e a oportunidade de perceber essa força do povo armênio, que tem uma trajetória admirável de muita luta, trabalho e fé”, destaca a escritora.
O livro foi escrito a partir de vasta pesquisa em arquivos públicos e privados, entrevistas com armênios que vieram refugiados ao Brasil e também com seus descendentes, que mantiveram viva a cultura do país, incluindo as tradições religiosas, a língua, os costumes familiares e a culinária armênia.
Outro ponto de destaque da obra é o registro da trajetória que esse povo percorreu no último século, como a importância do bairro Presidente Altino, em Osasco, para a instalação da comunidade armênia na região e a sua participação no setor de calçados, que foi uma das principais fontes de renda de grande parte dos imigrantes, que chegaram ao país sem recursos financeiros.
“A pesquisa está muito bem documentada, inclusive com informações inéditas e com uma importante participação das famílias armênias, que foram personagens principais desta linda história que merece ser contada”, finaliza a autora.
Famílias armênias ajudaram na realização deste projeto
Desde o início da pesquisa até a publicação do livro passaram-se quase duas décadas. Sonia Freitas relata que durante esse tempo teve muito apoio de algumas famílias armênias, e não apenas nas entrevistas orais e por abrirem a porta de suas casas e compartilharem fotos, documentos e histórias, mas também financeiramente para cobrir os custos que envolvem a produção de um livro como este.
O empresário Sérgio Semerdjian, que é filho de armênios, foi o responsável pelo convite para que Sonia reunisse suas pesquisas e transformasse o que inicialmente era uma tese de doutorado em livro. Entusiasta de sua cultura, o descendente patrocinou a curadoria do livro e outros custos que oportuniz
Além da família de Sérgio, outras famílias armênias também colaboraram com a autora na coleta de dados e nos depoimentos, entre elas as famílias: Manissadjian, Rizkallah, kurdjian, Markossian, Burbulhan, Pamboukian, Kahvegian, Cumrian e Dichtchekenian.
Lançamento e vendas
A obra já tem dia e hora para ser lançada e contará com uma celebração especial. No dia 2 de novembro, das 15 às 19h00, será realizado o lançamento do livro no Clube Armênio, Rua Professor Ascendino Reis, 1450, Vila Clementino, em São Paulo.
O livro estará à venda no próprio Clube e em outras entidades da comunidade Armênia em São Paulo, além de ser comercializado pela internet.
Sonia Maria de Freitas é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atuou como pesquisadora e curadora no Museu da Imagem e do Som e no Museu da Imigração, em São Paulo. Há 25 anos, dedica-se ao tema dos imigrantes que se instalaram em São Paulo, sobretudo os portugueses.
Ao longo de sua carreira, publicou onze livros, muitos deles com a temática da imigração na cidade de São Paulo, entre eles a obra Presença portuguesa em São Paulo (Imprensa Oficial, 2006). Graças ao seu empenho em estudar e retratar a história de emigração dessas pessoas, foi agraciada com diversos prêmios e homenagens, entre eles homenagens da Câmara Municipal de São Paulo pela realização da exposição Memórias da imigração espanhola (1998) e pelos relevantes serviços prestados à comunidade portuguesa (2010), além do 30º Prêmio Clio de História, da Academia Paulistana de História, pela obra Presença Portuguesa em São Paulo (2007) e Prêmio Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil pela obra O café e a imigração (2004).

Пікірлер: 64

  • @matheusbonassi8402
    @matheusbonassi84022 жыл бұрын

    Meu nome é Matheus Bonassi sou de Piracicaba , comprei uma chácara e tinha um abacateiro, que cresceu demais e o antigo dono fez isso cortou em baixo, mas tive a sorte de rebrotar e estou manejando ele agora para q fique nos moldes deste do seu Sérgio. Aliás sonho em conhece lo e conhecer a chácara

  • @Susanches

    @Susanches

    2 жыл бұрын

    Tbm sou de Piracicaba, e estou começando uma chácara com os ensinamentos do Sérgio.foi um presente descobrir os ensinamentos dele.

  • @sandravieiradeoliveira5363
    @sandravieiradeoliveira53632 жыл бұрын

    Fiquei alegre de ver o senhor Sérgio de novo na ativa, pois em um vídeo entendi que ele ia se afastar. Suas aulas são muito bem vinda.

  • @flaviomendesrabello9621
    @flaviomendesrabello962119 күн бұрын

    Essa semana tive de cortar ( com a devida licença e compensação ambiental) abacateiro antigo com quase 20 metros de altura por 10 de largura, que, no inverno, fazia sombra em quase 1/4 do meu terreno, gerando muitos caramujos, fungos e outras pragas, nas demais plantas. Comprei o terreno recentemente. Além disso seguidamente caiam abacates grandes que - somado a altura - traziam risco de acidentes graves. Já plantei um pé enxertado e farei as podas para mantê-lo baixo.

  • @elemarciarezer1488
    @elemarciarezer14882 жыл бұрын

    Meu desejo é passar um dia com esse ser humano iluminado, um dia seria o suficiente. Estou iniciando cm o sítio, mais ainda erro mto nas podas

  • @user-rg3bd5ib6s
    @user-rg3bd5ib6s8 ай бұрын

    Sabedoria parabéns 👋😄

  • @pedroramos5450
    @pedroramos5450Ай бұрын

    Excelente

  • @mailsonluis4554
    @mailsonluis45545 ай бұрын

    Muito bom

  • @terezinhafujimoto5610
    @terezinhafujimoto56102 жыл бұрын

    Não me canso de falar, chácara esplendorosa, esse cara tem espírito iluminando

  • @renanleitedias7861
    @renanleitedias78612 жыл бұрын

    Poda inteligente parabéns

  • @andromedaraio
    @andromedaraioАй бұрын

    Sou de Salinopolis-PA, gostei muito do vídeo

  • @plantandoeaprendendo90
    @plantandoeaprendendo902 жыл бұрын

    Bom dia 🌻 a todos vcs do canal 🌹. Tenham uma terça feira abençoada 🙏🙏🙏

  • @vilsonbarbalho2892
    @vilsonbarbalho28922 жыл бұрын

    Muito bom mesmo, ter um abacateiro desse é meu sonho

  • @alcideialopesdelima6702
    @alcideialopesdelima67022 жыл бұрын

    Eu gosto do vídeo dele Ele explica muito bem. Deus abençoe ele. Aonde ele for.

  • @douglasquantum
    @douglasquantum2 жыл бұрын

    Boa noite, tenho um abacateiro de 50 anos, bem alto, entorno de 8 metros de altura. Aos poucos estou baixando ele. Mas é difícil. Galhos grossos e bem fortes.

  • @rodrigoprazeres4108
    @rodrigoprazeres41082 жыл бұрын

    Sergio depois que vi seu alambique da familia cheguei a conclusão. Essa maraviha que está na sua cabeça será que as pessoas merecem esse conhecimento? Sergio viva ....

  • @jesuseaverdade1654
    @jesuseaverdade1654 Жыл бұрын

    "Acho que tá explicado ? ...Tá sim! " Obrigada! 😉😊🙄

  • @mariaeloisa5933
    @mariaeloisa5933 Жыл бұрын

    Adorei essa explicação.

  • @paulooliveirah162
    @paulooliveirah162 Жыл бұрын

    Grato pela dica. Aprendo muito com o homem de tesoura 😊✂️✂️✂️ Sérgio o Sr. é nota 1000 💪🐜🐜

  • @pablosa8056
    @pablosa80562 жыл бұрын

    Abacateiro, acataremos teu ato Nós também somos do mato como o pato e o leão

  • @johnnyaveiro7727
    @johnnyaveiro7727 Жыл бұрын

    Aqui no RJ estamos plantando os abacateiros na mata próxima

  • @mariaelisapacifico4609
    @mariaelisapacifico46092 жыл бұрын

    Muito bom. Conheci o Sérgio, há um ano aproximadamente, e com o pouco q assisti, criei coragem de colocar a mão na massa e partir pra prática, no pomar abandonado, na chácara de uma prima. Sei q acertei muito e errei TB,mas estou super feliz com meu aprendizado. Gostaria de mandar fotos e vídeos pra ele, desse pomar, como devo fazer? Muito feliz em reve lo. Queria te lo por perto pra tirar todas as minha dúvidas, na hora da poda. Vou tentando e aprendendo com o resultado. OBRIGADA

  • @agamenonxavier698
    @agamenonxavier698 Жыл бұрын

    Muito bom!

  • @estermartinssouza7673
    @estermartinssouza76732 жыл бұрын

    Olá Sérgio está aprendendo com seus ensinamentos. Muito bom.

  • @douglasamorim6587
    @douglasamorim65872 жыл бұрын

    Top demais!!! Valeu!! Belo ensinamento!!

  • @samtani278
    @samtani278 Жыл бұрын

    Este ano colhi abacate a no maximo dois metros de altura. e não perdí nenhm. eheheheheh Obrigado pelas dicas Sergio.

  • @creuzabezerramoura9138
    @creuzabezerramoura91382 жыл бұрын

    Sou de Ituiutaba MG

  • @matildedefatimasoaresdeoli3873
    @matildedefatimasoaresdeoli38732 жыл бұрын

    To gostando agora, ele ta mais educadinho, videos q nos ensinam muito. Achei legal.

  • @mariivoneviana6553
    @mariivoneviana65532 жыл бұрын

    Obrigada Sr Sergio,pela explicações sobre o abacate,era tudo o que eu precisava.Abraços e feliz Natal.🎅🎅🎅

  • 2 жыл бұрын

    Maravilha

  • @roseniceoliveira
    @roseniceoliveira8 ай бұрын

    Bom dia que Senhor cheio de sabedoria❤ parabéns. Estou plantando os frutos o caroço dos abacate que compro

  • @canalsonharevivercomgilsom1929
    @canalsonharevivercomgilsom19292 жыл бұрын

    Boa noite sou gilsomar xavier venho através do amigo martelleto

  • @sergiokobashikawa1791
    @sergiokobashikawa17912 жыл бұрын

    LIKE PELO CONTEÚDO

  • @vilsonbarbalho2892
    @vilsonbarbalho28922 жыл бұрын

    Oi professor, é um prazer vê-lo, boa sorte.

  • @emersonpedro3944
    @emersonpedro39442 жыл бұрын

    👏👏👏👏👏👏🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝❤❤❤❤

  • @vilmaruiz4644
    @vilmaruiz4644 Жыл бұрын

    Sergio me ajuda tenho dois pés de abacateiro porém um está cheio de abelhas pretas e elas comem a folha os brotos novos como faço pra acabar com elas sempre passo calda bordalesa igual vc ensinou no meu pomar mas essa abelhas não morrem e nem vão embora já o outro pé elas não atacam

  • @niltoncesardacruzmoraes4988
    @niltoncesardacruzmoraes49882 жыл бұрын

    Aqui já na colheita do abacateiro tenho que alugar um guincho 🤔🤔🤔

  • @desterrodiniz7832
    @desterrodiniz783210 ай бұрын

    Meu pé de abacateiro tá morrendo de cima pra baixo

  • @flaviomendesrabello9621

    @flaviomendesrabello9621

    19 күн бұрын

    Pode ter entrado uma broca nessa parte do tronco.

  • @creuzabezerramoura9138
    @creuzabezerramoura91382 жыл бұрын

    Fc MT bom parabéns eu tenho um pé de abacate não sei se planto porq não quero ele grande como posso fazer pra ele fc pequeno

  • @luzineteplantas8047
    @luzineteplantas8047 Жыл бұрын

    Bom dia, me tire essa dúvida, para produzir abacate ê preciso ter 2 mudas?

  • @marcoswaylaeber357
    @marcoswaylaeber357 Жыл бұрын

    Pode cortar a ponteira sem medo?

  • @alcideialopesdelima6702
    @alcideialopesdelima67022 жыл бұрын

    Oi Sérgio boa noite Meu pé de pêssego tem cinco anos da flor. O fruto cai quando pequeno. Não cresce. Porquê? Qual o mês que eu posso podar

  • @jeanetteirianaherreratrunc8342
    @jeanetteirianaherreratrunc83422 жыл бұрын

    Q pena q vc não responde a ninguém as dúvidas.. !! 😭😭😭

  • @belonidegodoypires7048
    @belonidegodoypires70482 жыл бұрын

    Boa tarde seu Sérgio meu abacateiro produziu só um ano agora não produziu mais o que eu faço?

  • @ranchomaciel
    @ranchomaciel Жыл бұрын

    Tenho um abacateiro coloca flor mas nao da abacate alguma dica

  • @rosangelaalmeida9701
    @rosangelaalmeida97012 жыл бұрын

    Tenho pé, e velho nunca deu fruto.

  • @joelbrad742

    @joelbrad742

    2 жыл бұрын

    Tem q plantar outras especie pra as abelhas ou o vento polonizar

  • @soniadias4033
    @soniadias40332 жыл бұрын

    Bomm diaaaa senhor Sérgio o senhor e uma benção vou fazer isso no meu eu.pedi pra um senhor poda ele meteu o facao ficou aquelas lascada no.pe de abacate deu uma do

  • @joelbrad742

    @joelbrad742

    2 жыл бұрын

    Tem q c no serrote ou moto serra e as finas com tesoura pra poda

  • @aureliocoelhogoncalves6170
    @aureliocoelhogoncalves61702 жыл бұрын

    Olá queria saber se muda de abacate pode fazer por estaca e também alporquia , um abraço em Cristo Jesus .

  • @joelbrad742

    @joelbrad742

    2 жыл бұрын

    Da pra fazer por alporquia e por enxerto

  • @alessandracosta7114
    @alessandracosta71142 жыл бұрын

    Essa tal borracha e fio que puxa o galho eu queria ver o que usa, como é. Nos vídeos ele fala mas eu que sou leiga não entendo. Seria bom um vídeo mostrando como faz isso.

  • @flaviomendesrabello9621

    @flaviomendesrabello9621

    19 күн бұрын

    Tem vários vídeos dele mostrando como fazer. Ele corta um pedaço de borracha /couro para envolver o galho e por um furo ele passa um arame que amarra numa estaca no chão. Tudo isto para o arame não ferir a casca do galho e entrar doenças. Eu amarro, sem apertar demais, uma fita prática (compro em agropecuárias) nesse galho e na estaca que coloco no chão, puxando e rebaixando o galho. Tbem dá bons resultados.

  • @luizantonioderezende5007
    @luizantonioderezende5007 Жыл бұрын

    O home sabe né kkkkkkkkk

  • @tcmn1982
    @tcmn19822 жыл бұрын

    Tenho um abacateiro enorme que deixei crescer no meu terreno. Ele está dando frutos pela primeira vez, mas muitos estão sendo perdidos. Não sei se é fraqueza de adubo, ou solo ruim, porém a quantidade de vento forte que ele recebe diariamente é algo absurdo (há um corredor de vento atrás das casas porque moro num vale). Minha dificuldade era saber o quanto cortá-lo, pois está com mais de 6 metros de altura. Outra dificuldade é se eu deveria cortá-lo por inteiro, pois ele faz sombra onde não deveria já que deixei ele crescer na "frente" mais próximo da casa quando ele severia ter crescido no fundo, onde hoje tem uma amoreira.

  • @Cap0ne420

    @Cap0ne420

    2 жыл бұрын

    Não esquenta a cabeça. Nas primeiras floradas a planta ainda não tem estrutura pra segurar todos os frutos, a própria planta derruba um tanto e deixa só oq ela vai aguentar produzir. Mantem poda, adubação e pulverização que os anos seguintes vão melhorando a produção.

  • @jeanetteirianaherreratrunc8342

    @jeanetteirianaherreratrunc8342

    2 жыл бұрын

    @@Cap0ne420 q bom saber isso.. as minhas árvores tem 4 a 5 anos .. e as flores q da .. cae .. já estou pensando em eliminar os q não dá fruta.. mas agora vou continuar esperando.. tenho limão.. ponka.. pêssego.. pera.. cereja... ! O limão só dei 1 limão.. a ponka chegou com fruto e 2 anos nunca mais deo.. !! Esposo aduba eles.. a majoria de eles são comprados . 😊 Obgda..

  • @Cap0ne420

    @Cap0ne420

    2 жыл бұрын

    @@jeanetteirianaherreratrunc8342 tem que ter paciencia com as plantinhas, a produção total costuma ser a partir da terceira florada.

  • @camilasouza8099
    @camilasouza80992 жыл бұрын

    Olá plantei um pé de abacate da semente, quanto tempo demora para dar frutos?

  • @Cap0ne420

    @Cap0ne420

    2 жыл бұрын

    2 a 3 anos

  • @jeanetteirianaherreratrunc8342

    @jeanetteirianaherreratrunc8342

    2 жыл бұрын

    A minha demoro 3 anos.. e agora só dei 5 frutos... Eu sou impaciente . ..meu esposo já não. Kkk