A TOMADA DE MONTESE: A FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA NA ITÁLIA - Viagem na História

Em nosso roteiro pelos caminhos da FEB, chegamos a Montese.
Montese é uma comuna italiana da região da Emília-Romanha, província de Modena, com cerca de 3 172 habitantes.
O vilarejo foi palco da Batalha de Montese, travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre os dias 14 e 17 de abril de 1945, como parte da Ofensiva Aliada Final na Campanha da Itália, quando a região estava ocupada pelo exército nazista. As forças combatentes eram, de um lado, soldados de infantaria da Força Expedicionária Brasileira, que contava com alguns veículos blindados próprios, com o reforço de carros de combate norte-americanos; e de outro, tropas alemãs nazistas de infantaria e artilharia, alojadas em casamatas e trincheiras.
Ainda hoje é possível encontrar ruínas de posições militares alemãs na região. No vilarejo encontra-se o Museu Histórico de Montese, que conta a história de como se deu a liberação da cidade em relação à ocupação nazista por ação do exército brasileiro.
Os cidadãos do município, em agradecimento às tropas vencedoras, homenagearam os soldados brasileiros batizando uma praça com o nome de "Piazza Brasile". Além disso, o hino da Força Expedicionária é aprendido e entoado pelas crianças da região até a atualidade.
Os alemãs chegaram em Montese ao término do verão de 1944, procedentes do front na Toscana, por odem da sala de guerra do comando alemão, pois a primeira Linha Gótica tinha sido quebrada pelos ataques do Quinto Exército nos passos do Giogo e da Futa. Em novembro, no setor entre a região de Bolonha e de Modena chegaram os soldados brasileiros da Força Expedicionária Brasileira, a FEB. Em janeiro de 1945, com a chegada da 10a divisão de Montanha dos EUA, começaram a ser desdobrados os planos para a ofensiva final contra a Linha Gótica. Os ataques contra as defesas alemãs em 18 e 19 de fevereiro nos cumes de monte Belvedere obtiveram êxito e, dentro de poucos dias, os norte-americanos liberaram Iola e os “pracinhas” brasileiros se posicionaram em frente das defesas de Montese. Após ter consolidado as posições, em 14 de abril o 5º Exército lançou-se na projeção final em direção de Bolonha e da planície do rio Pó. A FEB conduziu o ataque contra Montese, que foi tomada após de um intenso bombardeio e de combates casa a casa. Nos dias subseqüentes a artilharia alemã bombardeou sem parar a localidade e, após de outros combates sangrentos, os brasileiros conquistaram o monte Buffone, até obrigar os alemãs a se recuarem também de Montello. Uma vitória marcante ainda hoje na segunda guerra mundial.
Nesse vídeo narramos a história da FEB, um feito marcante em nossa história militar e fazemos nossa visita à Montese hoje, mostrando a ligação dos italianos com a Força Expedicionária Brasileira até os dias de hoje e as marcas da batalha ainda visíveis na cidade, em nosso roteiro de turismo histórico.
#historiamilitar #saladeguerra #feb
Seja membro deste canal e ganhe benefícios ► bit.ly/_SejaMembro
▼ Viaje conosco e conheça lugares incríveis:
Telefone/WhatsApp: (35) 98404-9918
E-mail: mabicego@hotmail.com
▼ REDES SOCIAIS:
➜ Instagram - / viagemna_historia
➜ Facebook - / sacred-ground
.

Пікірлер: 130

  • @mariadagloriafernandessart6335
    @mariadagloriafernandessart6335 Жыл бұрын

    MEU PAI GEN.MARIO FERNANDES COMO CAPITÃO DE ARTILHARIA LUTOU EM MONTESE .INFELIZMENTE O LIVO BRASILEIRO NUNCA DEU VALOR AOS NOSSOS HERÓIS QUE PERDERAM A VIDA PELA LIBERDADE...NEM NOSSAS CRIANÇAS SABEM DA NOSSA HISTÓRIA....OBRIGADA ITÁLIA....

  • @ricohenriquemotta
    @ricohenriquemotta

    Infelizmente perdemos nosso tio-avô, soldado Lino Pinto dos Santos, no dia 15/04/1945, segundo dia da batalha de Montese, aos 20 anos de idade. Ele pertencia à 7ª Companhia do 3º Batalhão - 11º Regimento de Infantaria (Regimento Tiradentes). Um verdadeiro herói de guerra, tendo recebido condecorações militares, como as medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2.ª classe. Obrigado pelo seu serviço tio Lino, pois foi além do dever, dando sua vida em prol de nossa liberdade. Descanse em paz no panteão dos verdadeiros heróis da pátria brasileira. Parabéns pelo vídeo!

  • @berenicecoutinho7769
    @berenicecoutinho7769

    Meu pai Capitão Atratino Côrtes Coutinho lutou na Itália. Mostrou “fibra de herói de gente brava”, como todos os nossos pracinhas! Todo nosso agradecimento a estes brasileiros que lutaram pela nossa liberdade.🇧🇷

  • @zeliamclennan2360
    @zeliamclennan2360

    Parabens, sou Zélia Andrade, filha do então Cel Delmiro Pereira de Andrade que comandou o 11RI na tomada de Montese

  • @adorom
    @adorom

    Sou um brasileiro vivendo no exterior! Foi emocionante essa homenagem à nossa inesquecível FEB!

  • @josesilveiraleite6428
    @josesilveiraleite6428 Жыл бұрын

    Orgulho do passado e vergonha da atualidade.

  • @joaomarcelino3621
    @joaomarcelino3621

    O povo brasileiro esqueceu dos verdadeiros heróis e concede homenagens a biltres atualmente.

  • @wagnerpenteado2686
    @wagnerpenteado2686 Жыл бұрын

    Gostei muito deste documentário, em Montese, o que me chamou a etenção foram as crianças Italianas, canterem a conção do espedicionário em portugues, até isso eles aprenderam para homenagear a nossa brava e corajosa e heroica FEB.

  • @carlopi
    @carlopi Жыл бұрын

    "Cobras Fumantes eterna é a tua vitória" (Sabaton, Smoking Snakes).

  • @bismarckregino1612
    @bismarckregino1612 Жыл бұрын

    Muito emocionante os Italianinhos cantando a canção dos Expedicionários .

  • @Marcilena1
    @Marcilena1

    🇧🇷EU🇮🇹

  • @deciomarques151
    @deciomarques151 Жыл бұрын

    A participação de nossa valorosa FEB enriquecida com fatos históricos tal qual o emocionado testemunho de um morador então com dez anos sempre alimentado por soldados em época de extrema penúria proporcionada pela guerra.

  • @paraquedista46645
    @paraquedista46645 Жыл бұрын

    Excelente! Emocionante a forma como nossos pracinhas são homenageados pelos habitantes de Montese. A cobra fumou. 🐍🔰

  • @JulioCesar-ih8xl
    @JulioCesar-ih8xl Жыл бұрын

    excelente, parabéns pelo vídeo, bom relembrar o tempo que tínhamos forças armadas com honra

  • @elesbaoadvogados4470
    @elesbaoadvogados4470 Жыл бұрын

    Orgulho desses bravos Homens!

  • @orlandokister1139
    @orlandokister1139 Жыл бұрын

    Otimo conteúdo. Estou na Italia e vou visitar Pistoia e Montese nesse fim de semana.

  • @joseluizgomesdemoraes6461
    @joseluizgomesdemoraes6461 Жыл бұрын

    Parabéns! Cada dia melhor. Montese foi conquistadacasa por casa pelo que sei.

  • @MariaAparecida-tv8ze
    @MariaAparecida-tv8ze

    Pensa! É muita felicidade p qualquer família, a volta de um soldado depois de uma batalha como essa! Meu tio João Durso, neto de um Italiano, foi e voltou p a felicidade de todos da família e amigos! Mesmo depois de passar por essa experiência, continuava calmo, amoroso! Sem demonstrar nenhum estresse de guerra! Tio João foi bem acolhido por Senador Firmino, sua terra natal a vida toda! Obrigado Senador! Infelizmente, temos data de validade! Hoje Falecido!❤

  • @leaomartinofaria1667
    @leaomartinofaria1667 Жыл бұрын

    Todas as vezes que eu escuto música dos pracinha...os meus olhos encher de lágrimas 😭😭

  • @braguinha51
    @braguinha5114 күн бұрын

    Meu pai Geraldino Braga foi um Ex combatente da FEB pelo Exército. Ele foi lutar na terra do pai e os familiares de eram de Cavarzere Comune de