A PSICOLOGIA INDIVIDUAL DE ALFRED ADLER

Segundo Adler, os seres humanos vivem de acordo com ideias puramente ficcionais, sem nenhum equivalente na realidade. Essas ficções, por exemplo, " todos são iguais", " a honestidade é a melhor política" e "os fins justificam o meio", permitem que os humanos lidem com a realidade de forma mais efetiva. São construtos ou suposições e não hipóteses que podem ser testadas e confirmadas. Elas podem ser dispensadas quando deixam de ser úteis.
Adler refuta o determinismo histórico de Freud, isto é, as experiências durante a infância inicial determinam a personalidade. Para Adler os humanos são mais motivados por suas expectativas em relação ao futuro do que pelas experiências do passado.
As metas existem subjetivamente ou mentalmente, aqui e agora, como metas ou ideais que afetam o presente comportamento. A meta final pode ser uma ficção, isto é, um ideal impossível de realizar, mas continua sendo um estímulo muito real para a busca humana e para a explicação final da conduta. Se uma pessoa, por exemplo, acredita que existe um céu para as pessoas virtuosas e um inferno para as pecadoras, essa crença exercerá uma considerável influência em sua conduta.
A pessoa normal pode libertar-se da influência dessas ficções e enfrentar a realidade quando necessária atitude que a pessoa neurótica é incapaz de tomar. Adler identificava a teoria de Freud com o princípio da causalidade, e a sua própria teoria com o princípio do finalismo.
LIVROS INTRODUTÓRIOS DE FILOSOFIA QUE INDICO:
"𝓥𝓲𝓿𝓮𝓷𝓭𝓸 𝓪 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓖𝓪𝓫𝓻𝓲𝓮𝓵 𝓒𝓱𝓪𝓵𝓲𝓽𝓪
"𝓕𝓾𝓷𝓭𝓪𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸𝓼 𝓭𝓮 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓖𝓲𝓵𝓫𝓮𝓻𝓽𝓸 𝓒𝓸𝓽𝓻𝓲𝓶 𝓮 𝓜𝓲𝓻𝓷𝓪 𝓕𝓮𝓻𝓷𝓪𝓷𝓭𝓮𝓼
"𝓘𝓷𝓽𝓻𝓸𝓭𝓾çã𝓸 À 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓜𝓪𝓻𝓲𝓪 𝓗𝓮𝓵𝓮𝓷𝓪 𝓟𝓲𝓻𝓮𝓼 𝓜𝓪𝓻𝓽𝓲𝓷𝓼 𝓔 𝓜𝓪𝓻𝓲𝓪 𝓛𝓾𝓬𝓲𝓪 𝓓𝓮 𝓐𝓻𝓻𝓾𝓭𝓪 𝓐𝓻𝓪𝓷𝓱𝓪
"𝓗𝓲𝓼𝓽ó𝓻𝓲𝓪 𝓭𝓪 𝓯𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓖𝓲𝓸𝓿𝓪𝓷𝓷𝓲 𝓡𝓮𝓪𝓵𝓮 𝓮 𝓓𝓪𝓻𝓲𝓸 𝓐𝓷𝓽𝓲𝓼𝓮𝓻𝓲
"𝓒𝓸𝓷𝓿𝓲𝓽𝓮 à 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓜𝓪𝓻𝓲𝓵𝓮𝓷𝓪 𝓒𝓱𝓪𝓾𝓲
EMAIL: cristiano.barroso@educacao.mg.gov.br
profilocri.blogspot.com.br/
Curriculum Lattes: lattes.cnpq.br/6359723688396030
Site: saberemfoco.webnode.com/
Canal: / cpbbh .

Пікірлер: 3

  • @AnaCristinaSLopes
    @AnaCristinaSLopes Жыл бұрын

    Ele influenciou os livros de auto ajuda

  • @soniapimentel6959
    @soniapimentel6959 Жыл бұрын

    Por isso nunca acreditei EM UMA ABORDAGEM NO SUJEITO

  • @thiagod80s46

    @thiagod80s46

    11 ай бұрын

    Sujeito é diferente de indivíduo?