A lenda de Sepé Tiarajú? - Linha Campeira #27

A história de Sepé Tiaraju é tão lendária e importante que virou diversos temas literários. Entre as obras é considerada a mais importante "Romance dos Sete Povos das Missões", lançado em 1975, do escritor Alcy Cheuiche.
O nascimento de Sepé Tiarajú é datado por volta de 1723, na região de São Luiz Gonzaga. Foi um importante chefe indígena dos guaranis que liderou diversos atos de resistência do seu povo contra ataques espanhóis e portugueses.
Os registros que permitem a documentação da real história de Sepé Tiaraju são, em sua maioria, de documentações feitas por militares envolvidos em missões derivadas do Tratado de Madrid que tinha por objetivo desocupar a região dos Sete Povos das Missões.
Porém os principais registros sobre a história do guerreiro rio grandense provêm de padres jesuítas que viviam com os índios nas aldeias. Além dos relatos estrangeiros dos padres e dos militares, a oralidade presente na cultura indígena fez com que a história e os feitos de Sepé Tiaraju fossem repassados por aldeias, de geração em geração.
A história construída a partir de tais registros conta que Sepé Tiaraju nasceu em uma aldeia que foi devastada pelos homens brancos. Na ocasião Sepé fica órfão e é acolhido pelos índios Guaranis. E entre os guaranis que ele cresceu forte, valente, inteligente e uma das características mais fortes de Sepé era o grande apego com a sua terra.
E o nome Sepé Tiaraju foi ‘traduzido’ pelos espanhóis e portugueses como José Tiaraju devido a sonoridade, porém entre os guaranis ele era chamado de Sepé ou Cacique Sepé. Vale lembrar que tem alguns registros que apontam variações do termo Sepé.
Alguns estudiosos propõem a possibilidade do significado para o nome como “Sape” que é como os guaranis chamam o capim santa-fé, que é muito utilizado para recuperação de terras após secas e queimadas, por isso é representativa de um sinal de esperança e luz. Outro possível significado atribuído ao nome Sepé Tiaraju seria o de "chefe" e "sábio", como ele significou para os povos indígenas Guaranis.
Vou abir um parenteses aqui pois faremos um video, pois pra contar a história completa de Sepé temos que falar sobre a Guerra Guaranítica, porém esse será assunto pra um outro vídeo especial sobre a guerra, então vou acelerar um pouco a história pra focar só na trajetória do ícone de Sepé.
Não há sombra de dúvidas que Sepé foi um lider nato e isso se fez mais forte ainda na Guerra Guaranítica. Então no ano de 1756, os índios liderados por Sepé, se preparam para uma peleia com as tropas espanholas ali na volta da cidade de São Gabriel. Diz que no encontro das tropas Sepé bradou aos quatro ventos: Co yvy oguereco yara! ou seja: ESSA TERRA TEM DONO!
E dali pra frente a peleia não foi pequena mais de 2.000 baixas entre índios e espanhóis. E dentre essas baixas estava o guerreiro Sepé Tiarayu. Essa foi a Batalha de Caiboaté.
Arrisco afirmar que Sepé Tiarajú foi o primeiro grande herói do Rio Grande, e o primeiro a bradar amor junto ao seu pago sagrado. Hoje, da sua terra resta apenas as ruínas, porém no ideário do povo gaúcho Sepé ainda vive. Foi aclamado São Sepé pelo povo. Suas histórias e proezas hoje estão registradas nas páginas da história. E essa é a homenagem do Linha Campeira ao guerreiro que lutou até a morte junto com seu povo para defender sua terra, sua pátria, seu lar.

Пікірлер: 154

  • @elianefernandes5673
    @elianefernandes56732 жыл бұрын

    Eu tenho orgulho de ser indígena guarani nhandeva👏

  • @pablosimor77
    @pablosimor772 ай бұрын

    Que rico vídeo, irmão! Parabéns!

  • @Alem-marr
    @Alem-marr25 күн бұрын

    Parabéns pelo vídeo falando sobre sepe.

  • @RicardoCarvalho-nn4qc
    @RicardoCarvalho-nn4qc Жыл бұрын

    Como admiro a história não só do Rio grande do Sul mas a do meu nordeste que tem histórias incríveis e infelizmente sangue também, mas amo o sul sua história e o modo de falar

  • @pablofontoura1150
    @pablofontoura11506 жыл бұрын

    Mas bah! Arrepiei o pêlo com esse final, parabéns como sempre, baita vídeo.

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    6 жыл бұрын

    Gracias pelo costado de sempre!

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti94593 жыл бұрын

    Neste exato momento, em que me encontro ultimamente na atual fase da minha vida ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio, admiro e gosto tanto chamado KZread ,somente o meu muito obrigado sempre e um grande abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as). A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, muito obrigado por tudo, amém e gratidão.

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    3 жыл бұрын

    Mil gracias pelas palavras e pelo carinho Wendel! Baaaaita abraço!

  • @joserobertodeoliveira9847
    @joserobertodeoliveira9847 Жыл бұрын

    Visitar as Missões é dar um mergulho na história da formação da América Latina e do Mundo Gaúcho #pousadadasmissoes ao lado do PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE DO SUL DO BRASIL

  • @ailsonjoaogiacometti7547
    @ailsonjoaogiacometti75474 жыл бұрын

    Este sim e um herói de verdade

  • @ricardofioravanti5945
    @ricardofioravanti59454 жыл бұрын

    Mas bah tchê! Muito bom, ótimo vídeo! Gratidão! Parabéns pelo canal!!!

  • @pgfortes
    @pgfortes4 жыл бұрын

    Nossa invernada juvenil do CTG Carreteando a Saudade, tem como tema de coreografia a história de Sepé Tiarajú, retratando sua batalha até a morte por amor ao seu chão a seu povo

  • @andersonbrombine379
    @andersonbrombine379 Жыл бұрын

    Acredito que Charruas e Minuanos não teriam o mesmo romantismo para com esse senhor. Queria parabenizá-lo pelo canal, seu trabalho é ótimo.

  • @mauriciocardosodossantos3257
    @mauriciocardosodossantos32572 жыл бұрын

    Gostei

  • @fronteiras_em_familia
    @fronteiras_em_familia5 жыл бұрын

    Muito bom vídeo, ótima apresentação

  • @hellissonspaniol5614
    @hellissonspaniol56144 жыл бұрын

    Excelente vídeo!

  • @vanessaedaniel2054
    @vanessaedaniel20544 жыл бұрын

    Obrigado por postar esse video sou um estudante e vc ajuda muitos de mim pois tenho um trabalho sobre isso

  • @pikenuffyt8176
    @pikenuffyt81765 жыл бұрын

    Parabéns! Belo vídeo

  • @danielgemelli7254
    @danielgemelli72544 жыл бұрын

    Meus parabéns. Ainda não tinha lido sobre o Sepé. Muito bom.

  • @Julia-ye8hv
    @Julia-ye8hv4 жыл бұрын

    Adorei esse video me ajudou muito na escola

  • @marisachaves7728
    @marisachaves7728 Жыл бұрын

    Muito bom parabéns.

  • @valmirlabredeoliveiravalmi6218
    @valmirlabredeoliveiravalmi62184 жыл бұрын

    Seria interessante saber da história do Cacique Candoi, Candoi pr., e Nonoai RS.

  • @irapuacabralhack318
    @irapuacabralhack3182 жыл бұрын

    Sepé voltou. Está nas Missões, reencarnado.

  • @bielbrasileiro2418

    @bielbrasileiro2418

    2 жыл бұрын

    Vc disse tudo rapaz fossem quando sua morte ele tava montado num cavalo branco na porta da igreja daí ele foi galopando no horizonte na redução de sai Miguel ele mais os índios que morreram com ele

  • @bortolovanderleiparizzi3486

    @bortolovanderleiparizzi3486

    Жыл бұрын

    Está trabalhando no espiritual. Ainda não reencarnou.

  • @edersonrosa3904
    @edersonrosa39045 жыл бұрын

    maneeeeeeero

  • @isawisniewski322
    @isawisniewski3225 жыл бұрын

    Vídeos maravilhoso, consegui entender tudo!

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    5 жыл бұрын

    Gracias pelo costado!

  • @luissilva5467
    @luissilva54675 жыл бұрын

    Olá. São Sepé é a cidade onde nasci há 20 anos atrás, e moro nela até hoje, sou com muito orgulho um sepeense!! E o vídeo ta muito foda!!

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    5 жыл бұрын

    Mil gracias pela parceria, Luis! Baita abraço!

  • @guairadefreitasleis2478

    @guairadefreitasleis2478

    3 жыл бұрын

    Também sou Sepeense. Morei ena cidade de São Sepé até o final do segundo grau no CESS. 😍 Depois fui morar em Sta. Maria por causa da UFSM. De lá ganhei o mundo. Mas, ao menos uma vez ao ano retorno à terrinha para visitar a parentada e amizades, dos quais sinto muita saudade.

  • @LeonelOliveiraDeTudoUmPouco
    @LeonelOliveiraDeTudoUmPouco4 жыл бұрын

    Quem conhece ou nasceu em São Sepé, deixe um like!

  • @santos7304
    @santos73044 жыл бұрын

    Excelente vídeo!!!!!!!!!!! Nunca ouvi falar sobre Sepé Tiaraju

  • @carlosbejerez2846
    @carlosbejerez2846 Жыл бұрын

    Muy buena historia y relato, saludos!

  • @matt9295
    @matt92953 жыл бұрын

    Demais esse vídeo pqp!!!

  • @paulorodrigues9614
    @paulorodrigues96146 жыл бұрын

    A guerra guaranitica se deu pelo fato d portugal e espanha acabar com os povos das missoes por medo de se tornarem um estado independente,pelo fato d milhares d pessoas indigenas com conhecimento na escrita,auto sustentaveis economicamente e com treinamento militar viverem organizadas nesses locais

  • @Lucasxd331

    @Lucasxd331

    2 жыл бұрын

    Oficialmente foi um tratado pra acabar com a disputa sobre a colônia de sacramento. Parte do acordo era que a Espanha entregasse os 7 povos, já esvaziados, a Portugal. Mas é claro que houve resistência por parte dos povos indígenas. Não eram um povo avançado a ponto dos portugueses e espanhóis terem "medo" deles, mas definitivamente eram uma sociedade mais funcional do que a maioria na época.

  • @cleitonmoraes7308

    @cleitonmoraes7308

    2 жыл бұрын

    @@Lucasxd331 Só que caso houvesse uma guerra com os Guarani, apesar de não serem uma ameaça, a guerra ainda causaria prejuízos aos europeus. Correto?

  • @ruiquadrosdemorais1933
    @ruiquadrosdemorais19334 жыл бұрын

    Buenas professor. Existe uma contradição na região missioneira a respeito da origem de Sepé Tiaraju. O prof. Historiador e tradicionalista Antônio Augusto Fagundes escreveu a respeito que Sepé nem Rio grandense era pois foi catequizado por gejuitas espanhóis na então província do Uruguai portanto nem português ele falava. Após o tratado de Tordesilhas que demarcou as fronteiras territoriais e que a província de São Pedro tornou-se Rio grande. E a casos de que ele foi um dos responsáveis pela extinção dos xarruas . Os mais parecidos com os nossos gaúchos em relação aos cavalos.. agora o cacique M,borore esse sim deu a vida pelas missões. Valeu a história abraço

  • @Lucasgamer-gy5ee
    @Lucasgamer-gy5ee4 жыл бұрын

    Amei+1inscrito

  • @yuribernardes5968
    @yuribernardes59686 жыл бұрын

    Maior guerreiro do Pampa

  • @johnrobertcastello1587
    @johnrobertcastello1587 Жыл бұрын

    *Esse é o Leonidas Brasileiro.*

  • @alexsandersaldanha
    @alexsandersaldanha4 жыл бұрын

    Acabei de conhecer este canal...e que baita canal...o video ta de fundamento...

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    4 жыл бұрын

    Mil gracias pela parceria! Logo sai alguns vídeos novos.

  • @centerhome3527
    @centerhome35276 жыл бұрын

    mas parabéns pelos seus vídeos

  • @alex14232
    @alex142326 жыл бұрын

    gostei da sua camisa com as bandeiras do RS e de SC,continue postando vídeos, um forte abraço!

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    6 жыл бұрын

    O pago de origem e aquele que nos hermanou. Dois estados vizinhos, quase dois irmãos.

  • @adnancarlos7132

    @adnancarlos7132

    4 жыл бұрын

    Faltou a bandeira do Paraná

  • @DanielSantos-pf8jf

    @DanielSantos-pf8jf

    4 жыл бұрын

    Um abraço pra República de JULIANA

  • @VE061080
    @VE0610805 жыл бұрын

    Faz um vídeo sobre o Sapucaí

  • @liliadasilvagoncalves.6258
    @liliadasilvagoncalves.62583 жыл бұрын

    "Co yvy oguereco yara" Sepé Tyarajú

  • @edersonrosa3904
    @edersonrosa39045 жыл бұрын

    Esta terra tem dono

  • @lucasmello68
    @lucasmello682 жыл бұрын

    Uma ótima fábula, essa que gostamos de ouvir sobre o Sepé. Em todos os livros que falam sobre a guerra guaranítica, não se acha nada nem parecido com o relato do amigo. Ele foi sim um guerreiro em alguns momentos, mas sempre há relatos de que andava vestido como homem branco e nunca chegou a ser cacique. Liderou o ataque dos guaranis e morreu tão logo que começou a batalha, quando seu cavalo enfiou a pata em um buraco e o derrubou, quando um soldado lhe pôs uma lança no tórax. Foi torturado por dias, por ser o líder daquele pequeno exército e teve sua cabeça decepada e exposta na guerra, que aconteceria 8 dias após sua captura. Guerra essa, que durou em torno de 1h e 30min e resultou na morte de mais de 1500 índios, mais de 150 presos e outros tantos que se renderam. Não há nenhuma evidência de que ele tenha falado essa frase "Esta terra tem dono", muito pelo contrário, ele fazia parte de uma espécie de milícia guaranítica que caçava os irredutíveis charruas e minuanos. E só pra não passar em branco, há de se lembrar também que, gaúchos ou gaudérios, ajudaram os portugueses e espanhóis a matar os guaranis.

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    2 жыл бұрын

    A história do Sepé é cheia de mitos. É muito difícil saber onde é a verdade e onde é fantasia.

  • @derik5384

    @derik5384

    9 ай бұрын

    Muito bem lembrado!

  • @wagnerwm1269
    @wagnerwm12693 жыл бұрын

    Um abraço a todos

  • @jefersonpereira5104
    @jefersonpereira51043 жыл бұрын

    buenas ,,, faz mais videos sobre o nosso heroi,,, inclusive onde ele esta enterrado ,, aqui em vera cruz ,diz um renomado historiador ,,, aguardo

  • @jobertconcenco4323
    @jobertconcenco43234 жыл бұрын

    Tchê, sou catarinense, mas já morei em São Gabriel, no distrito de Tiaraju.

  • @JavyerMendes
    @JavyerMendes4 жыл бұрын

    "Os americanos querem, mas Brasil ainda tem dono"

  • @jacsonsommer6485

    @jacsonsommer6485

    4 жыл бұрын

    Americanos? Chineses, meu amigo, "te atualiza, vivente"!

  • @claudiodiegoscholze1551

    @claudiodiegoscholze1551

    4 жыл бұрын

    @@jacsonsommer6485 esse pessoal aí que fala dos americanos adora um chinês, mesmo que tenha pinto pequeno, sabemos quem são!

  • @aguiahaia570

    @aguiahaia570

    3 жыл бұрын

    O COMUNISMO É UMA DOENÇA MESMO !

  • @LEONARDOCF

    @LEONARDOCF

    3 жыл бұрын

    Quer o Brasil o pau vai come de relho no meio do lombo

  • @pedrogabrielduarte4544
    @pedrogabrielduarte4544 Жыл бұрын

    Eu sou de Minas Gerais

  • @lauragames553
    @lauragames5534 жыл бұрын

    Buenas! Sugiro a leitura do livro: Sepé, o Guerreiro da Paz!

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    4 жыл бұрын

    Gracias pela indicação, Laura.

  • @clarksidiney9150
    @clarksidiney91506 жыл бұрын

    em ensina como fazer a bota garrao de potro e como sovar ela e fazer os preparos fazendo um favor

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    6 жыл бұрын

    Buenas, Clark. Eu não tenho conhecimento sobre isso, tenho apenas referências. Sugiro dar uma passada em uma correaria e pedir umas dicas. Baita abraço.

  • @clarksidiney9150

    @clarksidiney9150

    6 жыл бұрын

    valeu tche isso me ajuda muito um abraco

  • @centerhome3527
    @centerhome35276 жыл бұрын

    eu sempre via seus vídeos pela TV

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    6 жыл бұрын

    Buenas... como que tu via pela TV, loco? Estamos apenas aqui pelo youtube e pelo Facebook.

  • @Lucasgamer-gy5ee

    @Lucasgamer-gy5ee

    4 жыл бұрын

    @@LinhaCampeira e que tem o KZread pela tv

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    4 жыл бұрын

    @@Lucasgamer-gy5ee Aí sim... até no relógio eu vi um vivente assistindo esses dias.

  • @allemterra
    @allemterra3 жыл бұрын

    Minha rua aqui em Porto Alegre. Leva o nome dele.

  • @valmirlabredeoliveiravalmi6218
    @valmirlabredeoliveiravalmi62184 жыл бұрын

    Conheço a cidade SÃO SEPÉ

  • @gabrielsuarez2963
    @gabrielsuarez29634 жыл бұрын

    Fala da história do Luís Bugre! Fez parte da colonização do RS!

  • @marcellagoncalves-canalcow2765
    @marcellagoncalves-canalcow27656 жыл бұрын

    Amei seus vídeos!! Amo a tradição gaucha!!! Parabéns pelo canal 👏👏👏 Eu tmbm tenho um canal e adoraria receber sua visita lá. .. se gostar deixe seu like e se inscreva

  • @mateuscunhaalves7585
    @mateuscunhaalves75853 жыл бұрын

    Tombou na terra dos marechais na sanga da bica foi aqui também que teve a batalha de caiboate 3 depois em s Sao Gabriel os onibus circulares tem uma imagem do sepe e o dizwr esta terra tem dono

  • @irapuacabralhack318
    @irapuacabralhack3182 жыл бұрын

    Não morreu em Caiboaté. Foi retirado ferido.

  • @laumelgarejo1919
    @laumelgarejo19195 жыл бұрын

    Che loco tu qué escolado faz um video sobre a faixa que o gaucho usa na cintura...por favor

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    5 жыл бұрын

    Eu to estudando sobre as faixas pampa. Daqui a uns tempo sai o vídeo.

  • @laumelgarejo1919

    @laumelgarejo1919

    5 жыл бұрын

    @@LinhaCampeira tu é bocao mesmo ein bixo véio, abraço!

  • @rogerio4858
    @rogerio485823 күн бұрын

    Tem registros históricos . Que Sepé além disso. Agiu combatendo os charruas no Uruguai. De conluio com a coroa. Contribuindo com extermínio dos charruas. Procede ?

  • @rogerio4858

    @rogerio4858

    23 күн бұрын

    Eduardo Bueno de repente pode responder

  • @volneihenrique4439
    @volneihenrique44394 жыл бұрын

    Palhoça sc

  • @alexandreantoniotimbane5184
    @alexandreantoniotimbane51843 жыл бұрын

    Conheça a Revista que homenageia Sepé Tiarajú. Trata-se da Revista Njinga&Sepé: www.revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape Alguém pode escrever um artigo de 15 a 20 paginas para publicar na nossa revista?

  • @centerhome3527
    @centerhome35276 жыл бұрын

    eu sou gaúcho de lages

  • @gzuzdias2008
    @gzuzdias20083 ай бұрын

    Na verdade, Não houve "guerra" e sim um Massacre para se adonar das terras guaranis

  • @luisbueno1988
    @luisbueno19884 жыл бұрын

    Tchê... Sonhei essa noite com um ser espiritual, com uma feição indigna, magro, de mais ou menos 175/180, uma lança e então perguntei quem ele era e me disse: sou Sepé Tiaraju!

  • @lorahmtg1988
    @lorahmtg19883 жыл бұрын

    Lindo de mais! Como seria lindo nosso país com os povos estrangeiros que pra cá vieram e ficaram, fossem a favor do índio, da fauna da flora. Que país maravilhoso, rico e tecnológico seria,ou ainda quem sabe um dia...

  • @centerhome3527
    @centerhome35276 жыл бұрын

    como esta no face

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    6 жыл бұрын

    facebook.com/linhacampeira/

  • @centerhome3527
    @centerhome35276 жыл бұрын

    como e o seu Facebook

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    4 жыл бұрын

    facebook.com/linhacampeira/

  • @centerhome3527
    @centerhome35276 жыл бұрын

    e que a minha tv e smart daí tem net

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    6 жыл бұрын

    ah... então bueno!

  • @Joaocuecabox
    @Joaocuecabox4 жыл бұрын

    Sou de São Gabriel, e lá tem uma estátua de Sepé, com a frase... " aqui tombou Sepé Tiaraju"

  • @irapuacabralhack318
    @irapuacabralhack3182 жыл бұрын

    Ele não era Guarani. Tinha cabelos claros.

  • @cleitonmoraes7308

    @cleitonmoraes7308

    2 жыл бұрын

    Mas o vídeo não fala que ele era guarani. Apenas fala que foi criado como tal.

  • @edersonrosa3904
    @edersonrosa39045 жыл бұрын

    meu bisavô era da tribo dele

  • @paulorrotta5672

    @paulorrotta5672

    5 жыл бұрын

    Haha essa eu duvido amigo

  • @LEONARDOCF
    @LEONARDOCF3 жыл бұрын

    TEARAJU MORREU PELEANDO

  • @FerddyRock
    @FerddyRock4 жыл бұрын

    "CO YVY OGUERECO YARA! Escutei teu grito, Sepé. E me virei numa cuatiara das tribo de Mbororé." Mano Lima

  • @nelioalves6610
    @nelioalves6610 Жыл бұрын

    Queria ser da Suica😂

  • @Nihangola

    @Nihangola

    7 ай бұрын

    Primeiro aprenda a escrever o nome do país, aí sim poder ir lá

  • @sergiomap.martinez3764
    @sergiomap.martinez37642 жыл бұрын

    Mais a historia do Sepe pertence ao periodo espanhol quando essa parte pertencía a Espanha, justamente o motivo das lutas foi por eles nao aceitatem passar para o lado portugués do Brasil.Nao forma parte da historia do Brasil stusl mais son da historia do atual Uruguai.

  • @cleitonmoraes7308

    @cleitonmoraes7308

    2 жыл бұрын

    É necessária uma fonte, ele fez um vídeo inteiro, você apenas um comentário. Sua versão não se sobrepõe a dele de maneira nenhuma. ( é só uma dica)

  • @sergiomap.martinez3764

    @sergiomap.martinez3764

    2 жыл бұрын

    @@cleitonmoraes7308 mais voce fala dum comentario como se fosse intelectual,mais nao e,e um comentario baseado nos fatos históricos e o que voce coloca como material importante e justamente o que está manipulado,mais te falo uma coisa a realidades histórica e os fatos nao podem ser manipulados sempre por qué e passado e nao presente e o pasado ja passou, e o que aconteceu e a realidade. Por isso nao e um comentario avulsso o meu comentario e o teu sim é. So teu falso nacionalismo barato e tua " prova",mais baseado na mentira

  • @igorfurastedanilevicz110
    @igorfurastedanilevicz1103 жыл бұрын

    é muito valorizado o indio no brasil, isso é okay. mas eu tenho muito orgulho dos irmãoes e irmãs colonos q botaram a vida em risco e tornaram o brasil em um lugar aonde a civilização foi possivel.

  • @cleitonmoraes7308

    @cleitonmoraes7308

    2 жыл бұрын

    E ainda assim os indígenas não são valorizados o suficiente. Colonos: vieram para o Brasil buscando condições de vida melhores, e foram aceitos pois era lucrativo ao país (oportunidade) Indígenas: genocídio, escravização, além de terem boa parte da história apagada. (Injustiça tremenda)

  • @edersonrosa3904
    @edersonrosa39045 жыл бұрын

    Os portugueses foram , sim, importantes para nossa história mas eles fizeram muitos horrores com agente.

  • @paulorrotta5672

    @paulorrotta5672

    5 жыл бұрын

    Os bandeirantes caçavam os índios, que os derrotaram no m'bororé, depois disso Portugal não tinha mais muita história com as missões, que eram espanholas, inclusive os índios eram cidadãos espanhóis. Depois disso teve a guerra onde as duas nações se uniram contra os índios. Mas as missões mesmo não tinham nada que ver com Portugal.

  • @tiogil6747
    @tiogil67474 жыл бұрын

    Sepé Tiaraju, também conhecido como Assassino de Charruas, e Pelego dos Jesuítas.

  • @ricardomoraes8422

    @ricardomoraes8422

    4 жыл бұрын

    Guaranis e charruas já peleavam antes dos jesuítas .então Rommel era o matador de ingleses na África do norte.e Francis gabreski sobre a frança com mais de 40 vitórias em seu p-47 era assasino de alemães da luftwaffe..? E era pelego dos americanos se ele nasceu lá..e António de Souza Netto matador de castelhanos na cisplatina.??..e foi viver lá depois..

  • @brisa-leve-369

    @brisa-leve-369

    2 жыл бұрын

    Com certeza você é anti-clerical e inimigo da igreja católica.

  • @deckersfarmrs9988
    @deckersfarmrs99885 жыл бұрын

    Matador de Índios... uma parte ruim da nossa história!

  • @adriananevesdecarvalho4801

    @adriananevesdecarvalho4801

    4 жыл бұрын

    Falou tudo...infelizmente. Só estranho o fato de que, ele foi um matador de charrua,cuja cultura moldou o gaúcho tradicional. Desde de vestimentas, montarias,até o tradicional churrasco de chão...

  • @KaZeMaRu_

    @KaZeMaRu_

    4 жыл бұрын

    Realmente, os cristãos eram matadores de índios.

  • @ricardomoraes8422

    @ricardomoraes8422

    4 жыл бұрын

    É e os pracinhas da FEB matadores de alemães..

  • @marceloboemeke

    @marceloboemeke

    4 жыл бұрын

    @@KaZeMaRu_ não, parceiro. Ele tá falando to Sepé Tiaraju. Ele era, sabidamente, um matador de índios, mais especificamente das tribos que não habitavam as Missões. Inclusive, eu acho muito estranho o apresentador falar que o Sepé Tiaraju é um exemplo de luta e da raça da "história gaúcha", sendo que entre os exércitos portugueses que lutavam contra os guaranis, havia uma quantidade expressiva de gaúchos, principais responsáveis pelos banhos de sangue que foram as batalhas. Os gaúchos eram INIMIGOS dos guaranis, e mataram muitos deles durante essa guerra, de forma totalmente impiedosa e sanguinolenta. Gaúcho adotar índio como símbolo da sua cultura é tão absurdo quanto nazista se converter ao judaísmo.

  • @brisa-leve-369

    @brisa-leve-369

    2 жыл бұрын

    @@KaZeMaRu_ os índios viviam em guerras, etnias contra etnias, bem antes dos portugueses.

  • @Ellen29643
    @Ellen296435 жыл бұрын

    Acho que vc desconhece a verdade. não fale só do teu Rio Grande mas sim de toda a região sul, leste da Argentina e o que é hoje Paraguai. Estude estude estude!

  • @LinhaCampeira

    @LinhaCampeira

    5 жыл бұрын

    Sempre em estudo. Se puder mande algumas referências que ficarei muito feliz.