A guerra cultural do Bolsonarismo - João Cezar de Castro Rocha (parte 2/2)

Фильм және анимация

A questão da “guerra cultural” sempre suscita controvérsias, mas no caso brasileiro, segundo João Cezar de Castro Rocha, a guerra cultural é o próprio eixo do governo Bolsonaro. Uma importante base documental em torno do projeto ORVIL (livro escrito ao contrário), elaborado como projeto secreto dos militares, estabelece a doutrina dessa guerra cultural. O papel de Olavo de Carvalho, a retórica do ódio e da violência ganham contornos novos em uma midiaesfera com vários elementos nas redes sociais, aplicativos e em redes jornalísticas de comunicação de massa.
O think tank República do Amanhã convidou João Cezar de Castro Rocha, historiador e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e autor do livro "Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político"
O encontro virtual, organizado em 05/06/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci. A primeira parte do vídeo está disponível no nosso canal youtube • A guerra cultural do B...
Visite nosso site republicadoamanha.org

Пікірлер: 55

  • @leviata85
    @leviata85 Жыл бұрын

    Rita von Hunty fez eu chegar até aqui

  • @renatacook

    @renatacook

    Жыл бұрын

    Eu também

  • Жыл бұрын

    eu também

  • @abigailferreira4770

    @abigailferreira4770

    Жыл бұрын

    Eu tbm!!!

  • @Larissa-fm1lg

    @Larissa-fm1lg

    Жыл бұрын

    Eu também!

  • Жыл бұрын

    Eu também! Ainda bem!

  • @teresamachado3812
    @teresamachado3812 Жыл бұрын

    Idem..Dona Ritinha tb me trouxe aqui..parabéns, professor! Comprarei seu livro: necessário e indispensável para nossa batalha diária !

  • @arthurtavaresrodriguessobr8368
    @arthurtavaresrodriguessobr8368 Жыл бұрын

    Grande trabalho de pesquisa.... parabéns pelo vídeo! Forte abraço aqui de São Paulo, Brasil.

  • @mariadejesusjesus8844
    @mariadejesusjesus8844 Жыл бұрын

    Também cheguei aqui através de Dona Rita. Devo agradecê-los. A Rita, a você professor aos canais e aos seus jornalistas/comentaristas.

  • @carloshenriquecaldani8553
    @carloshenriquecaldani8553 Жыл бұрын

    Reflexões absolutamente essenciais para entender o ecossistema político, midiático digital que nos trouxe até aqui. Cheguei por meio da indicação da professora Rita Von Hunty, que cita entusiasticamente o prof. João Cezar. Assistindo às 2 partes da aula, dá pra saber porque! Obrigado pelo conteúdo riquíssimo!!! kzread.info/dash/bejne/dWWk2taHmq-2hqw.html

  • @renatacook

    @renatacook

    Жыл бұрын

    Professor, sua aula foi determinante para que eu entendesse o bolsonarismo. Agradeço seu estudo , sua análise, sua visão. O Brasil sempre foi bolsonarista enrustido, e Bolsonaro só serviu para desnudar o autoritarismo e o ódio latente nos brasileiros. Poderemos ter um princípio de cura destes traços, de elite colonizada, de raiva embutida, de síndrome de vira lata. Muito obrigada

  • @raulzitoelmuchacho485
    @raulzitoelmuchacho485 Жыл бұрын

    Também cheguei aqui pela Von Hunty

  • @anabeatrizdesouzaoliveira1702
    @anabeatrizdesouzaoliveira1702 Жыл бұрын

    Obrigada professor, agradeça a dona Ritinha que me trouxe até aqui também

  • @valnirahora9361
    @valnirahora9361 Жыл бұрын

    Rita indicou o livro e esse conteúdo. Adorei as indicações!

  • @paulinoglock2202
    @paulinoglock2202 Жыл бұрын

    📌 Devemos ajudar a divulgar o vídeo.

  • @paulinoglock2202
    @paulinoglock2202 Жыл бұрын

    📌 Comentário ajuda a divulgar o vídeo

  • @alanbhz8367
    @alanbhz8367 Жыл бұрын

    Preto Zezé é um show à parte!

  • @alanbhz8367
    @alanbhz8367 Жыл бұрын

    Brilhante professor. Raciocínio genial que abre nossos olhos e mentes.

  • @rosamariarodrigues1280

    @rosamariarodrigues1280

    Жыл бұрын

    comunistas

  • @rosamariarodrigues1280

    @rosamariarodrigues1280

    Жыл бұрын

    BOLSONARO ENSINOU O POVO BRASILEIRO A ENTENDER POLITICA , QUESTIONAR SE A VACINA TEVE TEMPO PARA SER AUTORIZADAS, ANTES O POVO FAZIA O QUE A ESQUERDA MANDAVA SEM QUESTIONAR

  • @newtonclark7656
    @newtonclark76562 жыл бұрын

    Perfeito

  • @evidenciassociais
    @evidenciassociais2 жыл бұрын

    15:28 Precisamos aprender a desconstruir (hermenêutica jurídica) as narrativas (narrativas problematizadoras criadas pelas autoridades públicas). Precisamos aprender a investigar a essência das narrativas que ganham impacto nacional e/ou internacional! Esse movimento de construção e desconstrução de narrativas é o coração do Constitucionalismo Democrático!

  • @Mari_campos
    @Mari_campos Жыл бұрын

    obrigada

  • @protasiovargas6867
    @protasiovargas6867 Жыл бұрын

    Boa

  • @erikamencinauskis6009
    @erikamencinauskis6009 Жыл бұрын

    Mais uma que chegou aqui pelas mãos da Ritinha!!!

  • @itacirgabral8586
    @itacirgabral8586 Жыл бұрын

    rita me trouxe

  • @bicicletariacultural
    @bicicletariacultural Жыл бұрын

    Que façamos produção cultural cientes de reafirmar nossa pluralidade e amorosidade já. Homos Afetuos. Aqui chegamos de outra bolha, e gostaria de ter chegado antes pela maravilhose rita.

  • @moasn_
    @moasn_ Жыл бұрын

    Indicação da Rita von Hunty 🤎

  • @paulinoglock2202
    @paulinoglock2202 Жыл бұрын

    📌 Enviar o link nos grupos de ZAP ajuda

  • @gersonsoaresdemelo2462
    @gersonsoaresdemelo24623 жыл бұрын

    Quero dizer que cheguei ao Professor João Cézar de Castro Rocha levado pelo Professor Lúcio Junior Espírito Santo, formado em Filosofia pela UFMG. Com certeza Lúcio enxergou no Professor João Cézar quem tinha uma preocupação na direção de Gerson, ou se ganha o apoio dos evangélicos ou não se irá a lugar nenhum. Gerson é radical, vai na direção e encontro de Mangabeira Unger. Mangabeira Unger disse que era O MAIOR ESCANDÂ-LO DA VIDA NACIONAL esse descaso que as forças políticas que lutam para transformar o Brasil tem pelos evangélicos. O MAIOR ESCÂNDALO DA VIDA NACIONAL, na visão de Mangabeira Unger, é fazerem planos e mais planos de transformação do Brasil e deixar de fora os evangélicos se como esses 50 milhões de brasileiros não fossem nada, não representassem nada. Gerson vai na direção de Mangabeira Unger, ou se ganha esse segmento da população ou não se terá futuro; porque politicamente os evangélicos hoje tem influência sobre no mínimo 60 por cento da população. Os Pastores evangélicos tem contato cotidiano com todos que moram no seu entorno, evangélicos ou não, e o que falam, por conta do respeito moral, de modo geral é acatado pelos que ouvem. É preciso mudanças radicais e fundamentais nas hostes das classes pensantes, do contrário esse divórcio com as massas religiosas cristãs vai continuar. Gerson é radical, a começar que inverte um ideário de muitos anos, os antigos disseram: os fenômenos da religião tem de ser objeto de estudo da Antropologia e não da Teologia. Gerson diz o contrário, a História e os acontecimentos da revolução tem de ser objeto de estudo da Teologia e não da antropologia. Aqui é que reside o divórcio, no campo filosófico. Se o Professor João Cézar de Castro Rocha tiver interesse me peça qualquer coisa, o último trabalho, 14 páginas, que envio. E-mail: socialismocelestial@hotmail.com. Lembrando que o Professor disse muito bem que nesse embate com o discurso bolsonarista as forças progressistas estão perdendo de 7X1. E procurar esclarecer as massas sem estar envolvido em disputa com os bolsonaristas não vai melhorar em nada; porque eles ouvem o que foi dito pelas forças progressistas e depois ouvem o que é dito pelos bolsonaristas. Em quem vão crer? No discurso bolsonarista! Porque a consciência deles está preparada para acrediar na mentira dos bolsonaristas e não na verdade das forças progressistas. É preciso fazer algo mais profundo que passa necessariamente por Pascal. Pascal se acha na posse total do bolsonarismo, daí eles dominarem por completo as massas, com os seus discursos de mentira. Não só o Professor João Cézar, mas todos que assistiram o vídeo se tiverem interesse então peçam pelo e-mail.

  • @alinebaruchi1936
    @alinebaruchi19362 жыл бұрын

    Agora, eu não posso ser como o Salomão? É puro machismo

  • @itacirgabral8586
    @itacirgabral8586 Жыл бұрын

    midiosfera do jimo

  • @nunobrito9285
    @nunobrito92853 жыл бұрын

    A primeira coisa para se aproximar da linguagem evangélica é possuir uma melhor compreensão da Bíblia. Essa comparação com Davi foi completamente equivocada. Não é isso que Davi representa. O presidente está mais para Saul ou Nabucodonosor do que Davi. Esse interpretação ignorante sobre o "Velho Testamento" é lamentável. Afora isso, parabéns pela apresentação.

  • @danielvortisto6324
    @danielvortisto6324 Жыл бұрын

    Como assim Davi é o exemplo? Davi é um guerreiro bissexual, que se apaixona pelo filho de Saul, o Jônatas e se casa com ele. Ele só se torna rei porque o marido dele se torna rei com a morte de Saul e morre em seguida. Como assim Davi é o exemplo que esses homofóbicos seguem? Exemplo de quê? Eles leram os livros?!!!

  • @ziulazuos4728
    @ziulazuos47282 жыл бұрын

    A ORDEM É ENTREGAR O REINO APOC 17;17.

  • @lucianolucas3800
    @lucianolucas38002 ай бұрын

    Liberdade autoritária é a tua cara coitada...

Келесі