A Greve dos Radialistas de São Paulo em 1989

Ойын-сауық

Em 2 de maio de 1989, estourou a Greve dos Radialistas em São Paulo. Treze mil radialistas e funcionários de três emissoras de rádio e seis de televisão em todo o Estado decidiram parar de trabalhar reivindicando uma reposição salarial de cerca de 90% do período de 1 ano, 10% de produtividade e piso salarial de 500 cruzados novos. O telejornalismo foi o setor mais afetado pela greve, devido a ausência de reportagens externas: o telejornal regional "SPTV" da Rede Globo teve que ser gerado de Campinas, interior paulista, os telejornais de rede das emissoras Bandeirantes, Cultura, Record e SBT não tiveram reportagens de rua e a Rede Manchete simplesmente não exibiu os telejornais locais "São Paulo 8 Horas" e "São Paulo em Manchete". As emissoras de TV mais atingidas pela greve foram a TV Cultura e o SBT: 60% do quadro de funcionários da TV Cultura pararam de trabalhar e quase interromperam o funcionamento da emissora e o SBT teve que cancelar a gravação do quadro "Cidade Contra Cidade" do "Programa Silvio Santos", impossibilitado por causa do movimento (foi então que a emissora decidiu colocar o programa "Viva a Noite" em plena tarde de domingo para preencher o vazio deixado pela gincana e a "estratégia" para enfrentar com pé de igualdade o "Domingão do Faustão" durou apenas três semanas). A greve durou três dias. Confira o registro televisivo da greve que quase parou a TV brasileira na época, retirado de vídeos postados pelo canal de Aloísio Paulo:
- TV Mix - TV Gazeta (Luiz Algarra)
- Jornal da Record com Carlos Nascimento
- TJ São Paulo e TJ Brasil - SBT
- Programa Ferreira Netto - TV Record
- Jornal da Cultura com William Waack
- TJ Noite - SBT (Ana Luísa Prudente)

Пікірлер: 9

  • @anubizplay9444
    @anubizplay94443 жыл бұрын

    Que loucura! Nem consigo imaginar algo parecido hoje em dia.😳

  • @oclebinho
    @oclebinho3 жыл бұрын

    Caramba...greve na tv...hj em dia isso é inimaginável 😁

  • @neliosantana6054

    @neliosantana6054

    3 жыл бұрын

    Teve algo semelhante em Alagoas. Os profissionais de Rádio e TV simplesmente cruzaram os braços e com isso, as programações das emissoras locais foram bastante prejudicadas, sujeitando até mesmo exibir reprises de telejornais ou importar jornalistas de fora do estado pra preencher a lacuna até a greve acabar

  • @oclebinho

    @oclebinho

    3 жыл бұрын

    @@neliosantana6054 Sério?! Mas foi greve reivindicando um salário mais justo?! Porque, cá entre nós, sou da área também e tais profissionais ganham mal pra caramba!!!

  • @neliosantana6054

    @neliosantana6054

    3 жыл бұрын

    @@oclebinho O motivo se deu por que as emissoras de rádio e televisão pretendiam diminuir o piso salárial da categoria, que chega em torno de 3.200 reais (um dos mais altos do país)

  • @oclebinho

    @oclebinho

    3 жыл бұрын

    @@neliosantana6054 Ah...entendi. Não tá ruim de piso, não. Em Santa Catarina locutor precisa fazer bico, porque o salário é uma piada kkkkkkk😁😁😁😁

  • @FabianoSouzacomunicador

    @FabianoSouzacomunicador

    Жыл бұрын

    A Rede TV teve várias greves. Uma recentemente, deu resultado. A TV Mundial, do Valdomiro Santiago, tb teve greve, e tb deu resultado.

Келесі