A educação não é neutra? |

Será que a EDUCAÇÃO é uma ferramenta de Transformação. Uma ferramenta Neutra? Ou será que a Educação é uma ferramenta que reproduz o ambiente que estamos encapsulados? Fundamentado nisso fizemos um vídeo em nossa playlist sobre EDUCAÇÃO intitulado “A educação não é neutra?” Claro, usando como referência o patrono da Educação Brasileira, ou seja, Paulo Freire.
Deixando claro que fizemos um vídeo pautado por uma pesquisa exploratória com o objetivo principal de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias já alicerçadas tendo em vista a formulação de hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.
Depois desse esclarecimento, quero dizer que há um velho ditado que diz que é dando que se recebe. Muitos chamam esse termo de reciprocidade. Por esse aspecto, dar e receber são verbos que se complementam quando se fala em reciprocidade; dessa forma, eu gostaria firmemente de receber o FEEDBACK; pois, só dessa forma vou saber se estou no caminho correto
Dito isso, um abraço e fiquem com CRISTO e deixem nos comentários seu FEEDBACK
Referências
Freire, Paulo. 1978. A alfabetização de adultos: é ela um que fazer neutro? 1978. Vol. 1. 1.
-. 1989. A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: em três artigos que se completam. São Paulo : Cortez, 1989.
#AeducaçãoNãoÉneutra? #PauloFreire #Educação

Пікірлер: 3

  • @kellenadvinculafecultura2681
    @kellenadvinculafecultura26812 жыл бұрын

    Que perfeição de vídeo!!! Os educadores devem ser apenas mediadores do aprendizado, quem deve construir seu conhecimento e é protagonista de seu aprendizado e desenvolvimento é a criança.

  • @elciocardoso7094
    @elciocardoso70946 ай бұрын

    "Creio que nunca precisou o professor progressista estar tão advertido quanto hoje em face da esperteza com que a ideologia dominante insinua a neutralidade da educação. Desse ponto de vista, que é reacionário, o espaço pedagógico, neutro por excelência, é aquele em que se treinam os alunos para práticas apolíticas, como se a maneira humana de estar no mundo fosse ou pudesse ser uma maneira neutra. Minha presença de professor, que não pode passar despercebida dos alunos na classe e na escola, é uma presença em si política. Enquanto presença não posso ser uma omissão mas um sujeito de opções. Devo revelar aos alunos a minha capacidade de analisar, de comparar, de avaliar, de decidir, de optar, de romper. Minha capacidade de fazer justiça, de não falhar à verdade. Ético, por isso mesmo, tem que ser o meu testemunho". (FREIRE, 1996)

  • @CanalApenasMaisUm

    @CanalApenasMaisUm

    6 ай бұрын

    "Do ponto de vista critico, é tão impossível negar a natureza política do processo educativo quanto negar o caráter educativo do ato político" (Paulo Freire) 🥰