A Batucada da Nenê de Vila Matilde - Bateria de Escola de Samba Paulistana - Documentário

Музыка

Documentário sobre a Batucada da Nene de Vila Matide - Samba Paulistano.
"A Batucada da Nenê de Vila Matilde - Formação e Transformação de uma Escola de Samba Paulistana"
Documentário que ilustra a pesquisa de mestrado do músico e percussionista Chico Santana na Unicamp.
A história ritmica da escola é contada pelos próprios ritmistas: Seu Nenê, Mestre Lagrila, Mestre Divino, Zé da Rita, Ademildo e Nenê.
Ritmistas contam como a escola se formou e como as questões ritmicas evoluíram e se transformaram. Mudaram os instrumentos, as batidas, foi inventado o Culugundum e a paradinha também. A batucada da Nenê tem uma pegada própria, diferente de todas as escolas do Rio ou São Paulo.
A Nenê foi a única Escola de São Paulo a desfilar na Sapucaí, no Rio de Janeiro (Seu Nenê e Zé da Rita contam como foi). O desfile na Sapucaí foi em 1985, com o Samba que dizia "Quando o Cacique Rodou a Baiana"...
Imagens gravadas em 2009 por Bianca Barreto e entrevistas em áudio gravadas em 2008 por Chico Santana. Algumas gravações não tem qualidade boa devido a falta de recursos. Muitas entrevistas foram gravadas "na raça", "quase no improviso" pois tinham que ser feitas na hora e local em que os ritmistas estavam dispostos a falar.
Seu Nenê, Alberto Alves da Silva, faleceu em 4 de outubro de 2010 e Mestre Lagrila, Laudelino Francisco de Oliveira, faleceu em Dezembro de 2009.
Este Documentário tem o objetivo de resgatar e preservar a memória Matildense. Tem também o objetivo educativo para que as novas gerações da Nenê conheçam o passado da escola e as frases rítmicas.
E claro, para que os brasileiros e o mundo conheçam e entendam este ritmo único, a Bateria de Bamba da Zona Leste de São Paulo.
Não tem fins comerciais nem lucrativos.
Gravado sem os recursos necessários, foi feito por Amor ao Samba e imenso Respeito à Nação Azul e Branca.
Agradecimentos a Toda a Comunidade Matildense!
Um grande Abraço Azul e Branco!
Ficha técnica:
Vídeo desenvolvido a partir de pesquisa de mestrado realizada na pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP, sem fins lucrativos.
Produção: Bianca Barreto e Chico Santana
Pesquisa e Direção: Chico Santana
Imagens e edição: Bianca Barreto
Equipamento de vídeo: Sony PD170
Equipamento de áudio: Microfone boom da Sony PD 170 e gravador de aparelho celular.
Filmagens realizadas entre Janeiro e Agosto de 2009 na quadra da Nenê de Vila Matilde, Rua Júlio Rinaldi (frente da Quadra), Pólo Cultural Anhembi, casa do Mestre Divino e Toco Espaço de Eventos.
Fotos: Acervo de Memória da UNICAMP e Arquivo da folha de São Paulo.
Trilha sonora: Hino da Nenê de Vila Matilde, Samba de 1979 - "Treze Rei Patuá", Samba de 1985 - "O dia em que o Cacique rodou a baiana, ai, ó!", Samba de 1988 - "O poeta falou zona Leste Somos nós", Samba de 2008 - "Um Vôo da águia como nunca se viu! Também somos Folclore do Brasil, 110 anos aprendendo com Câmara Cascudo", Samba de 2009 - "Sessenta anos Coração Guerreiro, a grande refazenda do samba"
Agradecimentos especiais:
Seu Nenê, Lagrila, Zé da Rita, Divino, Nenê, Ademildo, Pelegrino, Claudemir, Pascoal, Flávio.
Naipe das Cuícas, dos Agogôs, dos Tamborins, dos Chocalhos, das Caixas, dos Ripeniques, dos Surdos.
Corte da Bateria, Diretores de Bateria,Diretores de Harmonia, Diretoria da Escola, Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, Ala das Baianas, Ala dos Compositores, Ala Musical, Passistas, Velha Guarda.
Todos os Antigos Ritmistas Matildenses, Toda a Comunidade da Nenê de Vila Matilde.
Outros Agradecimentos: UNICAMP, FAPESP, José Roberto Zan, Olga Von Simson, Fernando Hashimoto, Gustavo Barreto, Letícia Ranzani, Nayara Oliveira
E todos que colaboraram de alguma forma com este projeto.
Proibida a comercialização e/ou exibição com fins lucrativos.

Пікірлер: 35

  • @joseprado6435
    @joseprado6435 Жыл бұрын

    Melhor samba 1977 com certeza fiz parte desta história parabéns minha escola de samba nenê de vila Matilde. Abraços Zé Bode

  • @daviddexango
    @daviddexango11 жыл бұрын

    É muito bom rever amigos queridos de muitos anos de bateria da Vila, passa um filme de como é prazeroso desfilar na Vila, chegar no Anhembi cantando sou Nenê, sou Nenê, sou Nenê, tá pensando o quê, tá pensando o quê. Vila paixão, quando a batucada sobe os pelos arrepiam o coração acelera e os olhos lagrimejam. É a VILA MATILDE. VILA QUE TE QUERO VILA.

  • @dacordoprazergrupo6623
    @dacordoprazergrupo66236 жыл бұрын

    Não adianta se iludir, quem gosta de samba e entende de historia sabe o que representa a Nene de Vila Matilde, pode ate ser de outra agremiação, mas o pessoal da antiga conhece a nossa historia, e fico feliz de poder fazer parte da época de ouro de nossa bateria, no tempo que tinha que saber tocar pra poder fazer parte, era uma honra poder dizer, ''eu sou da bateria da nenê'' hoje esta fácil, mas antigamente nos últimos ensaios, os mestres pediam pra subir no palco um a um da fila de caixa, repinique e tamborim, e ali era sua peneira, não tinha como enganar era você sozinho aos olhos de todos, tinha que manjar saudades

  • @CarlosSilva-fh2dn
    @CarlosSilva-fh2dn6 жыл бұрын

    Mestre Divino: cresci vendo Mestre Divino comandar a furiosa na Camisa Verde. cheguei a me emocionar vendo esse e outros vídeos desse que faz parte da história do samba paulistano. Bons tempos aqueles, a Camisa Verde dava show na avenida com a sua furiosa, a qual só comparo hoje com a furiosa do mestre Paulão do Salgueiro. Abs. Mestre Divino.

  • @camilabispodasilva8083
    @camilabispodasilva80837 жыл бұрын

    Vila que te quero Vila..do fundo do meu coração. .. Eu sempre hei de te amar.. ❤💙🎼💎🔱

  • @sileneoliveira2814
    @sileneoliveira28146 жыл бұрын

    Com todos respeito aos mestres que passaram pela Nenê , nenhum vai fazer a história que o mestre Claudemir fez , ele foi o melhor é o que mais tomou nota 10 , ficou 15 anos tirando nota máxima , o melhor com todo respeito

  • @Talariko13
    @Talariko1311 жыл бұрын

    Nenê da Vila Matilde somos Nós !!!

  • @mmanelichi
    @mmanelichi13 жыл бұрын

    Parabéns !!! Eu como Matildense nato garanto que este é o verdadeiro espírito da Vila !!!! Sem palavras....... só gostaria de fazer uma pequena crítica, faltou apenas falar de nosso primeiro grande mestre, o apitador Mestre Nicolau de Paula !!!! Ele era o apitador da bateria na data dea fundação, anterior ao Mestre Lagrila !!!!

  • @909DEISY
    @909DEISY10 жыл бұрын

    não me canso de assistir , uma pequena mostragem da nossa historia

  • @BiancaBarretoFilmes
    @BiancaBarretoFilmes12 жыл бұрын

    @abasefoto A batucada tem muita história... é contagiante... é sangue na veia! É coração! A gente só registrou um pouco dessa energia da escola... que é fascinante... Parabéns Nenê e toda a comunidade!

  • @cleberribeiro4914
    @cleberribeiro4914 Жыл бұрын

    Muita história emocionante dessa escola .Parabéns ao produtor deste documentário . Nenê de Vila Matilde tradição do samba de São Paulo

  • @victormantovani9074
    @victormantovani90749 жыл бұрын

    MINHA QUERIDA NENÊ!!

  • @sergioluiznascimento1142
    @sergioluiznascimento11424 жыл бұрын

    Sensacional !!!!!

  • @semmenisquencia
    @semmenisquencia12 жыл бұрын

    Realmente, muita coisa ficou de fora do documentário, por questão de tempo. A bateria da Nenê tem uma bela história e este filme apresenta apenas um recorte. Além do Nicolau, da época que ainda chamava apitador ao invés de mestre, existem muitos outros ritmistas e personagens importantes pra bateria matildense. O importante é valorizar a batucada dessa tradicional agremiação, símbolo da zona leste, que sempre teve a bateria como diferencial. "Chegou a bateria da Nenê..." abs Chico Santana

  • @Talariko13
    @Talariko1311 жыл бұрын

    Eu sou Nenê !!!!!!!!!!!

  • @NewmanCosta
    @NewmanCosta13 жыл бұрын

    Coincidência ou não, vc postou o video 1 ano depois q Seu Nenê se foi, nesse exato momento está rolando uma missa la na quadra, e ele certamente adoraria assistir. Parabéns.

  • @talitaguimaraesdasilva6249
    @talitaguimaraesdasilva62492 жыл бұрын

    Que coisa linda esse documentário. Que registro potente.

  • @lugano8967
    @lugano896712 жыл бұрын

    Muito bom bombombombom demais , nota 10 vo coloka no orkut

  • @cilenesilva3527
    @cilenesilva35273 жыл бұрын

    Que DEUS ABENÇOE 👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @Talariko13
    @Talariko1311 жыл бұрын

    Valeu Nenê branco te manjo do Samba na Mercedes Lopes !

  • @BiancaBarretoFilmes
    @BiancaBarretoFilmes13 жыл бұрын

    @mmanelichi - Caro MManelichi, Muito obrigada por compartilhar esta informação sobre o apitador Mestre Nicolau de Paula! Talvez esta informação esteja por escrito na tese de Mestrado do Ritmista e pesquisador Chico Santana. Pena que não tivemos a oportunidade de entrevistar você para o documentário! Precisaria ser um longa metragem para dizer tudo, descrever cada instrumento de percussão, falar de cada um que fez a história da Batucada da Nenê... Quem sabe um dia... Grande abraço!

  • @abasefoto
    @abasefoto13 жыл бұрын

    Parabpens pelo trabalho

  • @negragiane
    @negragiane12 жыл бұрын

    emocionante , não consigo escrever tamanha emoção que estou sentindo

  • @BiancaBarretoFilmes
    @BiancaBarretoFilmes12 жыл бұрын

    @semmenisquencia Chico Santana, Obrigada por ter me dado a oportunidade de conhecer a batucada da Nenê e trabalhar neste projeto! A iniciativa de fazer um documentário para que todos pudessem ter acesso a um pouco da sua pesquisa foi maravilhosa! Me encantei pela batucada da Nenê, pelas histórias, pelas pessoas e tenho saudades da época das gravações! Abraço Bianca Barreto

  • @angelikal34
    @angelikal3412 жыл бұрын

    oBRIGADO por fazer PARDE DESSA HISToRia SENHoO os MELhores RIPAS ESTAO aqui kK

  • @guilherme_2000
    @guilherme_20004 жыл бұрын

    Triste ver a Nenê agr!

  • @MarceloFerreira-ko2lg
    @MarceloFerreira-ko2lg7 ай бұрын

    Finado Cleber reui

  • @TheSisimone
    @TheSisimone12 жыл бұрын

    Pra mim, é uma das melhores baterias q existem em São Paulo.

  • @j.mdarondom8741
    @j.mdarondom874111 жыл бұрын

    Show de Bola '

  • @jonatasdossantos107
    @jonatasdossantos1077 жыл бұрын

    toca muito tamborim

  • @BiancaBarretoFilmes
    @BiancaBarretoFilmes12 жыл бұрын

    @newjrnew Postei 1 ano depois que Seu Nenê se foi para homenageá-lo, foi de propósito. Espero que, onde ele estiver tenha ficado feliz! E que as memórias da escola permaneçam vivas!

  • @robsonresende6255
    @robsonresende62557 жыл бұрын

    acho que isso que é essencia de samba Ritmo , não essas coisas de modinha de Ritmo ,toda hora breques é esqueceram o balanço ,o povo não é besta as escolas de Samba de 2017 que fiquem espertas o povo sabe quem ,faz bonito não adianta querer enrolar que não cola kkkkkkkkkkkkkkk batucada de Bambá só quem é

  • @luizbraz4803
    @luizbraz480310 жыл бұрын

    ¸.•*¨*•☆ ♪♫ Mano - Samba de Fabio Valente ♪♫

  • @OsvaldoJMoura
    @OsvaldoJMoura12 жыл бұрын

    Na minha opinião todas as baterias estão todas aceleradas. Os mais entendidos dizem que, qdo é aceleradas demais, vira FREVO. As pessoas parecem estar BATENDO, e não TOCANDO. Parece mais um teste de resistência. Que bom se a quantidade de pessoas em uma escola diminuisse e aí o samba não seria tão acelerado. Quer dizer, com 3.000 a 4.000 não pode ser menos acelerada. É uma pena. Ótima batida de caixa, mas a acelerada, tira-se o brilho.

  • @NewmanCosta
    @NewmanCosta13 жыл бұрын

    Coincidência ou não, vc postou o video 1 ano depois q Seu Nenê se foi, nesse exato momento está rolando uma missa la na quadra, e ele certamente adoraria assistir. Parabéns.

Келесі