5 livros que fizeram tudo errado e deram certo!

Ойын-сауық

Link para compra dos livros
* Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa - amzn.to/2samMua
* Moby Dick, de Herman Melville - amzn.to/2GUcx1t
* Jogo da Amarelinha, de Julio Cotazar - amzn.to/2IV764k
* O Náufrago, de Thomas Bernhard - amzn.to/2IPPvKP
* Matadouro 5, de Kurt Vonnergut - amzn.to/2KWf2CP
**Nos siga nas nossas redes sociais para não perder nossas novidades, dicas de leitura e promoções!!!
Facebook
carreira.literaria
Istagram
carreira_literaria

Пікірлер: 87

  • @beatrizkath13
    @beatrizkath135 жыл бұрын

    "Learn the rules like a pro, then you can break them like an artist." - Pablo Picasso

  • @livrai-nos234
    @livrai-nos2346 жыл бұрын

    Estou em quase 70 % da minha ficção científica. É maravilhoso escrever sobre universos além Terra. Uma dica. Quer ser escritor? Curta a viagem e não fique tentando agradar as pessoas. Acho que um dia encontrará seu estilo o seu sucesso será uma questão de ponto de vista.

  • @Laralsf

    @Laralsf

    6 жыл бұрын

  • @QuadrinhoseAnimacao

    @QuadrinhoseAnimacao

    5 жыл бұрын

    Eu sinto que meu autor favorito, Yoshihiro Togashi, faz exatamente isso com o texto dele. Aliás, a própria estrutura narrativa de Hunter X Hunter foge totalmente dos padrões estabelecidos até então pra histórias do mesmo gênero. Ótima dica, muito obrigado.

  • @castorbr5695

    @castorbr5695

    5 жыл бұрын

    @@QuadrinhoseAnimacao Togashi escreve um paredão de texto a cada página. Ainda assim, é muito bom hehehe

  • @renatawey1236

    @renatawey1236

    4 жыл бұрын

    LIvrai- nos você tem canal? Já escreveu seu livro? Queria ler. Põe o link para compra ai.

  • @migattis

    @migattis

    4 жыл бұрын

    Certíssimo!

  • @alextzimisce
    @alextzimisce6 жыл бұрын

    Conhecer muito para desconstruir a arte. Ótimo vídeo!

  • @baltazarsantana2268
    @baltazarsantana22686 жыл бұрын

    Excelente. Mostra que aquele que está seguro de sua ideia é capaz de prender o leitor mesmo quando sai do convencional. E por mostrar o método seguro, o convencional, para quem não pode aquele outro, mas principalmente por mostrar que literatura não tem limites rígidos.

  • @vanessacardoso6264
    @vanessacardoso62646 жыл бұрын

    Gostei muito do vídeo e dos exemplos. Sobre Cortaza eu tenho múltipla interpretação até mesmo nos contos e não consigo lógica para amarelinha. Vou tentar nos próximos anos supondo que houve intenção do autor, mesmo que chegue a conclusão que a intenção é inconclusiva. Adoro esses autores que desafiam! Porém super concordo que primeiro temos que ter os elementos concretos, os maiores erros são deslizes na métrica que não vão gerar inovação. Algo como andar de bicicleta para depois tentar fazer malabarismos sobre ela. A chance de cair feio ao começar pelo malabarismo sem equilibrio adequado é 100%.

  • @vitoriamombrum2194
    @vitoriamombrum21946 жыл бұрын

    Amei o conteúdo do vídeo. Estou escrevendo meu livro e o canal tem me ajudado bastante. Creio que O Conto da Aia também foge da regra 5 e mesmo assim é um livro incrível.

  • @MarcosDaviLisboa
    @MarcosDaviLisboa3 жыл бұрын

    Aula muito boa! Estou impressionado com a qualidade do canal. Parabéns!

  • @PatyLavir
    @PatyLavir6 жыл бұрын

    ótimo vídeo! muito bom mesmo. Em qualquer área, na verdade, é assim - quebrando regras, mas claro, com muita responsabilidade. É só ler algumas entrevistas de escritores e diretores de cinema.... anotei aqui pra ler depois.

  • @sidelcyribeiro1215
    @sidelcyribeiro12156 жыл бұрын

    Olá! As feras da Oito e Meio sempre abordando tópicos especiais. Os quais nos norteiam a uma escrita cada vez mais instigante. Graças a Flavia, o Roberto com suas dicas e informações, meu primeiro livro adentra às recâmeras de uma editora para ser publicado. Logo estará disponível aos leitores do gênero policial. O segundo, já está na escrivaninha do meu "atelier", em processo de criação. Enfim, devo muito a esses videos "super/mega/master's"... Um grande abraço.

  • @chevycamaro3671
    @chevycamaro36715 жыл бұрын

    Acho legal o fato de que os livros mostrados nesse vídeo quebraram paradigmas e fugiram dos padrões e ainda sim foram publicados, acho isso bem inspirador. E um livro que li que achei bem diferente dos tradicionais foi Notas do subsolo de Dostoéivski.

  • @maxbelzareno1261
    @maxbelzareno12615 жыл бұрын

    eu busco a autenticidade quando escrevo, a arte me fascina por conta disso. Não gosto muito quem fica atento a fórmulas ou público etc

  • @matheusbarroso5684
    @matheusbarroso56844 жыл бұрын

    Muito bom o vídeo. Muito bom o canal.

  • @adeniobarbosaramalho7140
    @adeniobarbosaramalho71402 жыл бұрын

    Essa aula me prendeu do começo ao fim.

  • @joanacruz5014
    @joanacruz50145 жыл бұрын

    Que video fabuloso! Fiquei até com vontade de ler esses livros tão excêntricos

  • @guilhermemalcher7787
    @guilhermemalcher77874 жыл бұрын

    Certamente o melhor vídeo do canal.

  • Жыл бұрын

    Interessante as abordagens feitas.

  • @robertonumeriano214
    @robertonumeriano2143 жыл бұрын

    Excelente análise.

  • @radioareapop3713
    @radioareapop37135 жыл бұрын

    Boas explicações.

  • @josefalero2746
    @josefalero27466 жыл бұрын

    Fantástico o vídeo! Uma coisa que eu já tinha reparado, e que tá relacionado a tudo o que tu diz, é que parece não haver receita de sucesso. Por exemplo, "O Espião Que Sabia Demais" é um grande sucesso, com uma narrativa bastante densa. Isso poderia nos levar a pensar: "bom, então, toda a narrativa densa será boa, e toda narrativa mais leve será ruim". Acontece que "Musashi", por exemplo, é outro grande sucesso, com uma narrativa bem leve. Então eu acho que o que pesa é o autor saber o que tá fazendo, e saber utilizar bem os recursos que tem à mão (é aí que entra o estudo das regras e das convenções). Uma vez, faz tempo já, eu vi um livro de produção textual. Uma determinada parte desse livro era toda dedicada a execrar uma coisa que não deveria ser feita nunca: um erro que não devia ser cometido. Depois de vários exemplos mostrando como aquilo podia ser danoso em variados contexto, eu lembro que o autor encerrava o assunto assim: "então, não cometa esse erro - a menos que haja uma boa razão para cometê-lo". Achei aquilo genial.

  • @carlosalbertosoficial8737
    @carlosalbertosoficial87376 жыл бұрын

    Li Grande Sertão Veredas, e, sinceramente, é muito cansativo, e pensava em parar de ler, contudo, ele foi um dos maiores desafios, e para mim, que não não sou escritor, e quase analfabeto, este livro em particular foi inspirador. Sinto vontade de ler e ler muito para conhecer os mistérios e também ser escritor; talvez fazer faculdade. Talvez. Escrevi um conto de minha autoria, com a mesma ideia, focada mais na temática do espiritual do livro dele.

  • @pjapy
    @pjapy4 жыл бұрын

    Muito bom. Me libertou

  • @melaniafontana7867
    @melaniafontana78675 жыл бұрын

    Boa Noite, Roberto! Mt bom o seu vídeo! Bem esclarecedor!... Aos 18 anos de idade, eu já havia lido toda obra de Érico Veríssimo e mais de 200 livros, entre eles, livros das irmãs Brontë, Rudan Nassar, Lígia F. Teles, etc. Nessa mesma época, após enfrentar uma Depressão Maior, comecei a escrever meu próprio livro que, apesar de não ser uma autobiografia, funcionou como uma catarse p mim. A narrativa não segue uma ordem cronológica, mas sim psicológica, porém bem fácil de entender, pela maneira como divido os capítulos. Tbém uso uma linguagem regionalista (RS) . Aos vinte e poucos anos, resolvi mostrar meus originais a minha professora de interpretação de texto no curso de Artes Cênicas, quem eu achava genial. Ela disse q eu deveria publicar, que meu estilo (intimista) lembrava o estilo de Graciliano Ramos, principalmente no seu livro "Infância". Só que acabei engavetando meus originais durante anos, e só agora, depois de dar umas pinceladas, resolvi publicar na Amazon. O livro se chama "As últimas sessões de cinema" , e se vc me permite, deixarei um link aqui, em um outro momento, para quem quiser dar uma olhadinha na descrição. Tem tudo a ver com a geração q foi adolescente nos anos 80. Vc fala em empatia c os personagens, algumas pessoas próximas q leram e q vêm daquela época, me disseram q, em vários momentos da narrativa, se sentiram na pele dos personagens, pq viveram e sentiram as mesmas coisas. Gostaria de ter enviado meus originais p alguma editora, para apreciação, pois gostaria mt de ter um livro impresso. Se puder me dar algumas orientações a esse respeito, te agradeço enormemente! Obrigada, de antemão!

  • @deniseschallenberger3614

    @deniseschallenberger3614

    5 жыл бұрын

    Tenho interesse em ler seu livro. Comecei a escrever minhas memórias. Espero logo transformar em livro. Abraços

  • @rogeriocarvalho935
    @rogeriocarvalho9356 жыл бұрын

    Tenho lido Saramago e Valter Hugo Mãe, e tenho percebido como subvertem as regras de pontuação entre outras ousadias ortográficas, como ausência de letras maiúsculas, etc.

  • @luciano4801
    @luciano48016 жыл бұрын

    O último livro que eu comprei foi a Bíblia, a mais de 20 anos, não tenho passado nenhuma semana sem ler um livro e nunca comprei nenhum, o último que eu li foi O Quinze.

  • @robertofelippesantiago2746

    @robertofelippesantiago2746

    2 жыл бұрын

    Vc não compra um livro há 23 anos e não tem passado nenhuma semana sem ler um livro. Está apelando para as bibliotecas físicas ou para os e-books? :)

  • @poesiaemfluxo3815
    @poesiaemfluxo38153 жыл бұрын

    Olá pessoal, tudo bem? Depois se vocês estiverem interesse, confira lá na loja Amazon o conto o rei dos Valentes é um conto fictício, mas muito bonito se vocês quiserem e tiverem integrasse, e só conferir lá ok, obrigado.

  • @matheusbarroso5684
    @matheusbarroso56844 жыл бұрын

    1967 é a publicação de Cem Anos de Solidão, não o ano em que Gabo foi laureado com o Nobel.

  • @Ferroneoficial
    @Ferroneoficial5 жыл бұрын

    Dos cinco livros citados pontuei em GS:v e Moby Dick. Mas ainda acho q o livro q mais rompe com regras e que conseguiu atingir a perfeição literária foi Graça Infinita, de David Foster Wallace

  • @arnaldotonichagas4320
    @arnaldotonichagas43204 жыл бұрын

    No romance que estou escrevendo utilizo técnicas literárias "comuns" (é uma narrativa linear), porém, trago para o romance experiências de minha vida profissional e muitas informações sobre a realidade da universidade, Moby-Dick não poderia me auxiliar até certo ponto?

  • @sophystha
    @sophystha6 жыл бұрын

    Essas listinhas estão bem Buzzfeed! É o nosso buzzfeed literário! Abraços. Vcs continuam lindos. Cadê o Bruno? Chama esse "caboco" (aqui no Amapá deve ser um termo regional!) pra aparecer também. O povo fica com saudade!

  • @Arlecchino1978

    @Arlecchino1978

    6 жыл бұрын

    Alessandro, se nós chegarmos à audiência de um Buzzfeed...rs... Vou ficar infinitamente feliz. E o nosso professor Bruno Zilli também está sentindo falta dos senhores queridos autores. Breve ele vai fazer um vídeo conosco aqui.

  • @itamarvieira4512
    @itamarvieira45126 жыл бұрын

    Garcia Marquez não ganhou o Nobel em 1967 (a partir de 5"50), como é dito no vídeo, mas em 1982. Em 67 ele publicou "Cem anos de solidão".

  • @Arlecchino1978

    @Arlecchino1978

    6 жыл бұрын

    Muito bem notado, Itamar VIeira... Segue para a ERRATA oficial do vídeo.

  • @itamarvieira4512

    @itamarvieira4512

    6 жыл бұрын

    Roberto Pedretti, o vídeo está ótimo. Sempre acompanho vocês.

  • @melaniafontana7867

    @melaniafontana7867

    5 жыл бұрын

    P mim, um dos escritores mais genias de todos os tempos foi Gabriel Garcia Marques, e a obra dele que mais me fascinou foi "El coronel no tiene quien le escriba", na verdade, um conto, q pra mim já o consagrou. Não sei se tem traduzido p o Português, mas vale a pena ler.É impressionante como ele consegue fazer com que uma vida tão miserável e monótona, dos personagens centrais, nos desperte tanto interesse e nos prenda tanto. Bem merecido o prêmio Nobel!

  • @franciscoaparecidosouza6531
    @franciscoaparecidosouza65315 жыл бұрын

    Desses li Mob Dicky e Grande Sertao.

  • @Ccelo1968
    @Ccelo19686 жыл бұрын

    Olá Roberto, muito bom vídeo, obrigado. Eu estou sendo muito criticado porque a minha história tem 3 prólogos e 1 introdução antes de entrar na história propriamente dita. O problema é que eu não consigo ver a história sem essas partes.

  • @SH-ye9bd

    @SH-ye9bd

    6 жыл бұрын

    Faz o curso do André Vianco. Ele ensina técnicas pra resolver isso.

  • @Arlecchino1978

    @Arlecchino1978

    6 жыл бұрын

    Marcelo, não existe fórmula para que seu livro funcione bem para contar a narrativa que você tem mente. O que acontece é que, nos nossos primeiros textos publicados, ainda desconhecidos do público, aumenta muito a necessidade de um começo mais envolvente e imediato. Se você sente que seu texto precisa dessa longa introdução para funcionar, pode ser que você ganhe se dedicando a outro texto mais rapidamente efetivo antes de retornar a este, de longa introdução. Mas cada caso é um caso, certamente...

  • @Ccelo1968

    @Ccelo1968

    6 жыл бұрын

    Obrigado, vou procurar.

  • @viniciuscury8372

    @viniciuscury8372

    6 жыл бұрын

    na minha opinião, prólogo, introdução, prefácio, apresentação, etc., são apenas palavras, leia a história, veja se flui está entregando o que promete? também acho que não explicar tudo pode deixar mais espaço pra imaginação de quem lê

  • @sophystha
    @sophystha6 жыл бұрын

    Adoro essas frases na parede! Dos livros apresentados, qual o seu preferido?Qual é a sua cara? Eu não me sinto ainda confortável para pensar em ir contra todas as regras. Ainda sou muito tímido nesse quesito. No entanto, como a escrita é um ato com certa independência, e a intuição muitas vezes segue solta, eventualmente eu acabo ferindo alguns usos.Decidi não me criticar muito por errar. Todos os erros bem-sucedidos são planejados? Tenho minhas dúvidas.

  • @Arlecchino1978

    @Arlecchino1978

    6 жыл бұрын

    Alessandro, caríssimo, eu não tenho dúvidas de que os erros bem sucedidos NÃO foram planejados...rs... Acho que em se tratando desses autores que trouxe, inclusive, eles tomaram mesmo a liberdade de seguir suas obsessões.

  • @andrecruz.79
    @andrecruz.796 жыл бұрын

    Excelente vídeo, também ñ sou de seguir regras. No momento estou escrevendo dois txt: - Um por ser cômico está cheio de clichês e referências de filmes de ação; - O outro estou seguindo a risca a "jornada do herói", pq em um determinado momento a técnica será citada no contexto da historia.

  • @Arlecchino1978

    @Arlecchino1978

    6 жыл бұрын

    André, esta forma de metaficção é justamente o tipo de dessacralização muito bem-vinda da ideia de unidade narrativa. Continue, porque é justamente o que o nosso meio literário está precisando resgatar.

  • @geraldonicolauge5730
    @geraldonicolauge57302 жыл бұрын

    Estive presente.

  • @joseaugustooliveira1760
    @joseaugustooliveira17603 жыл бұрын

    Gostei muito do vídeo, muito informativo e sanou muitas curiosidades. Porém tenho ressalvas quanto a mania de se regularizar a criatividade de artistas. Não existem regras a seguir quando escrevemos ou pintamos, acho que isso é o que congela a criatividade e desestimula os escritores. Acredito na estimulação da criatividade e do pensamento livre, a vida já é cheia de regras, vamos ser felizes ora.

  • @riquezimmerer
    @riquezimmerer6 жыл бұрын

    N diria q é um livro que desobedece regras... Mas amo a forma como A crônica do matador do rei se desenvolve. Segue tudo o que um bom livro de fantasia medieval precisa, no entanto, seu maior destaque é no cotidiano do protagonista. Acho absurdo como o autor te passa a diversão de uma saída com amigos e passeios, de forma que vc quase se esquece do objetivo principal do herói, vc quer ver ele se divertir, tocar e vencer competições, as vezes mais do que vê-lo correr atrás do seu verdadeiro objetivo.

  • @marujunior3361
    @marujunior33615 жыл бұрын

    Eu tenho um exemplo negativo: A Música do Silêncio - Patrick Rothfuss. Apesar de péssimo, ensina alguma coisa. Ele tenta emular a mente de uma autista mas não tem a habilidade o suficiente para manter o interesse.

  • @jonhmccleef286
    @jonhmccleef2863 жыл бұрын

    Tenho a impressão de que ele deu uma viajada na data 1947

  • @MrMarcoamidani
    @MrMarcoamidani3 жыл бұрын

    Muito bom o video, mas gostariade salientar, que tenho um livro que não segue as regras , porém as pessoas que leram gostaram muito e dizem que p é uma viagem alucinante... vocês poderiam ler o meu livro e dar a suas opiniões?

  • @user-cy5xq5hv9k
    @user-cy5xq5hv9k6 жыл бұрын

    Estou escrevendo um livro onde minha "mocinha" vai fugir ao padrão de mocinha e em muitos momentos vai revoltar o leitor. Além disso no enresoo em que ela se encontra ela teria tudo para a ser a menina quieta e tímida, mas terá muita garra e determinação, ser a uma pantera e não uma gata. Obrigada. Gostei do vídeo.

  • @jobsing2088

    @jobsing2088

    4 жыл бұрын

    Achei bom mas muito clichê

  • @loretad.6058
    @loretad.60584 жыл бұрын

    Matadouro 5 me lembrou de "A terra inteira e o céu infinito"

  • @rubensaf3784
    @rubensaf37844 жыл бұрын

    Por essas e outras, começamos a ler um livro e logo ele é descartado. Antes, a publicação em folhetins demandava volume; e o escritor supria isso com descrições. Hoje não há tempo e nem paciência para isso. A leitura é mais agradável e produtiva quando se acerca do que realmente interessa. Guimarães Rosa com o excesso de vírgulas e seu vocabulário esdrúxulo; as descrições iniciais de Os Sertões (Euclides da Cunha) são um teste de paciência avançada.

  • @isafernandes9770
    @isafernandes97706 жыл бұрын

    Olá Roberto, gostaria de saber como posso entrar em contato com vocês diante de algumas dúvidas que eu tenho.Aguardo atenciosamente :)

  • @Arlecchino1978

    @Arlecchino1978

    6 жыл бұрын

    Olá, Isa... você pode falar conosco por contatocarreiraliteraria@gmail.com.

  • @wenzellcarvalho3495
    @wenzellcarvalho34955 жыл бұрын

    Esses escritores do passado queriam tanto escrever com termos cultos, que torna a leitura entediante. QUEM CONCORDA?

  • @erika_sbat
    @erika_sbat6 жыл бұрын

    Na verdade é um erro falar em "regras" da escrita criativa. A escrita criativa, assim como toda arte, não tem regras, tem técnicas que podem ou não ser usadas. É excelente conhecer essas técnicas, mas também não é impossível que alguém não tenha nunca ouvido falar delas e que não as siga produza um trabalho excelente em termos artísticos e estéticos. Um exemplo disso são algumas manifestações da cultura popular, como o cordel ou os desafios. (Em tempo: adorei o propósito do vídeo!)

  • @Arlecchino1978

    @Arlecchino1978

    6 жыл бұрын

    Érika Batista, perfeita a colocação e o exemplo das manifestações de cultura popular, espontâneas neste aspecto - inclusive porque é a partir da observação dessas manifestações originais (e ancestrais) da arte de contar histórias que as "regras" foram estabelecidas.

  • @lenorocha7949

    @lenorocha7949

    2 жыл бұрын

    Poderia citar Kafka, um autor que não seguiu manuais ou cartilhas. Não gosto da ideia de regras, pq soa algo "fechado", contrário à própria natureza da arte. Técnica sim, e há várias e muitos autores aplicam algumas, outros não.

  • @MRsGODDAMNBattler
    @MRsGODDAMNBattler6 жыл бұрын

    Mas eu simpatizo com o personagem de O Náufrago justamente porque ele é pessimista.

  • @MauroBartolomeu
    @MauroBartolomeu6 жыл бұрын

    Meu livro q faz "tudo errado" é o _Catatau,_ do Paulo Leminski (não por acaso, foi meu objeto de estudo no mestrado). Só q esse, apesar de eu achar delicioso, não fez nenhum sucesso, não...

  • @Arlecchino1978

    @Arlecchino1978

    6 жыл бұрын

    Mauro, o Catatau quase, quase entrou nessa lista...

  • @MauroBartolomeu

    @MauroBartolomeu

    6 жыл бұрын

    Roberto, e _Avalovara,_ do Osman Lins, vc já leu?

  • @vansiqueirajunior9657
    @vansiqueirajunior96575 жыл бұрын

    Que tal conhecer um novo mundo? #Durancatô

  • @josineyribeiro3168
    @josineyribeiro31685 жыл бұрын

    O sucesso de um livro está condicionado à própria época de lançamento?

  • @joaocosme6435

    @joaocosme6435

    4 жыл бұрын

    acho muito provável que sim. sempre há um contexto por trás. Madonna disse que acredita que as músicas dela sempre terão o sucesso ao qual elas estão destinadas a ter. ou seja: há condições por trás que não podemos controlar ou sempre prever.

  • @kauebraga7539
    @kauebraga75396 жыл бұрын

    Os Miseráveis me parece desobedecer as regras também. Ele começa o livro falando de um personagem, aí passa para outro, segue a história, depois começa a devanear sobre napoleão... Estranho. kkkk

  • @Arlecchino1978

    @Arlecchino1978

    6 жыл бұрын

    Victor Hugo realmente foi um transgressor para o seu tempo, mas podemos dizer que essa estrutura d"Os Miseráveis" hoje em dia já tem honrosos e eficientes herdeiros. :)

  • @luizalmy8327
    @luizalmy83273 жыл бұрын

    Olá, onde é quando ocorre o curso de escrita criativa? luizalmy@yahoo.com.br

  • @mregomaster7087
    @mregomaster70873 жыл бұрын

    A Bíblia Sagrada.

  • @mcestari
    @mcestari6 жыл бұрын

    Vejo muita gente falando em regras e questiono o próprio título desse vídeo. Pleno apelo juntar "Tudo Errado" com "Deram Certo" citando Rosa e Melville. O próprio vídeo contextualiza a época a qual os livros se adequam. Ou seja, a leitura do autor era exata. Onde tem erro ai??? Achei o conteúdo interessante mas o canal - ao meu inútil ver - esta ficando apelativo demais. Poxa, seria muito mais convincente relacionar os títulos exatos nas suas conjunturas exatas. Ao seu tempo e ao seu invento. Autores que captaram a essência da sua época. Mas não. Vender o erro que acerta vende mais que o planejamento sem regras e sem cursos de escrita criativa. Manter o gado no mangueiro é mais produtivo que pescar ilusões. Gosto do canal mas está virando lobotomia.

  • @alinesaraiva4020
    @alinesaraiva40206 жыл бұрын

    O que eu acho chato é que somente esses clássicos são valorizados no Brasil. Esses livros são chatos, os autores estão mortos e ninguém para de cita-los o tempo inteiro. Onde estão os novos autores brasileiros? Porque não são valorizados? Alguma coisa está muito errada ai. Não é querendo desmerecer os clássicos, mas já deu, né? Next.

  • @Arlecchino1978

    @Arlecchino1978

    6 жыл бұрын

    Aline, algumas vezes eu também me chateio com o excesso de solenidade em relação a certos autores e temáticas. Espero que você esteja acompanhando os novos vídeos do canal, que estão justamente abordando essa questão - e a questão do "teste do tempo" para podermos apontar os clássicos de cada gênero.

  • @rogeriocarvalho935
    @rogeriocarvalho9356 жыл бұрын

    Tenho lido Saramago e Valter Hugo Mãe, e tenho percebido como subvertem as regras de pontuação entre outras ousadias ortográficas, como ausência de letras maiúsculas, etc.

Келесі