4 - NHE'ËRŸ: ONDE OS ESPÍRITOS SE BANHAM - Carlos Papá e Ivanildes Kerexu - AYVU PARÁ

Ойын-сауық

"Chegando na beira do mar, ainda tem muita concentração para achar o tempo e o ponto certo para chegar, onde haverá o encontro com a elevação espiritual. É isso que significa a nossa Mata Atlântica.”
Na quarta aula-filme do ciclo AYVU PARÁ, Carlos Papá e Ivanildes Kerexu conversam sobre os sentidos da Nhe’ërÿ, “onde os espíritos se banham”, termo que nomeia a floresta também conhecida como Mata Atlântica. Papá analisa a composição desse termo e seus elementos, além do sentido cultural da Nhe’ërÿ para o povo Guarani. Kerexu fala sobre YVYRUPA, o leito da terra, e sobre os caminhos trilhados historicamente por seu povo para atravessar essa extensão de terra e chegar até YYE’Ë, o mar, local de grande relevância espiritual para os Guarani.
AYVU PARÁ - desenho da fala - é um ciclo online composto por 13 aulas-filmes, conduzido por Carlos Papá e convidades, sobre os significados de diversas palavras na língua Guarani. Para saber mais, além de ter acesso a cadernos em PDF e outros materiais que complementam as aulas, acesse a página do ciclo no site Selvagem: selvagemciclo.com.br/ciclo-nhe...
Ivanildes Kerexu é moradora da Terra Indígena Boa Vista, aldeia Rio Bonito. Kerexu vem há muitos anos lutando para defender seu território e fortalecer a cultura do seu povo Guarani Mbya. É uma grande defensora dos direitos das mulheres e vem buscando orientar os mais jovens através das boas e belas palavras.
Carlos Papá é um líder e cineasta indígena do povo Guarani Mbya. Trabalha há mais de 20 anos com produções audiovisuais, com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura Guarani Mbya por meio da realização de documentários, filmes e oficinas culturais para os jovens. Também atua como líder espiritual em sua comunidade. Vive na aldeia do Rio Silveira, onde participa das decisões coletivas e busca ajudar a sua comunidade a encontrar caminhos para viver melhor. É o coordenador da escola viva Guarani - Ponto de Cultura Mbya Arandu Porã. Também é conselheiro do Instituto Maracá e representante pelo litoral norte de SP da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY).
_________
Todas as atividades e materiais do Selvagem são compartilhados gratuitamente. Para quem deseja retribuir, convidamos a apoiar financeiramente as Escolas Vivas, uma rede de 4 centros de formação para a transmissão de cultura e conhecimentos indígenas. Saiba mais aqui: www.selvagemciclo.com.br/colabore
_____
CRÉDITOS - CICLO AYVU PARÁ
REALIZAÇÃO:
Selvagem
Escola Viva Guarani Mbya Arandu Porã
Orientação: Ailton Krenak
Direção: Anna Dantes
Produção: Madeleine Deschamps
Direção de filmagem: Elisa Mendes
Assitente de filmagem: Filipe Britto
Operador de som e gravação: Marcelo Machado
Edição: Antoine de Mena
Fotografia: Mariana Rotili
Equipe Selvagem:
Bruna Freire de Carvalho, Daniel Grimoni, Isabelle Passos, Mariana Rotili, Veronica Pinheiro
Mediação:
Carlos Papá
Narradora:
Ivanildes Kerexu
Artistas convidados:
Alexandre Wera
Maira Djera
Marcinho Xunu
Wera Juninho
Participação especial:
Bruno Djeguaka
Kauê Karai Tatendy
Rafael Kaje
Curadoria:
Escola Viva Guarani Mbya Arandu Porã - Carlos Papá e Cristine Takuá
Agradecemos à equipe do Museu das Culturas Indígenas pela parceria na realização do ciclo presencial em São Paulo, em junho de 2023: Cecília Gobbis, Charles Henrique dos Santos, Davidson Kaseker, Denise Vieira, Hugo Ribas, Luísa Valentini, Thais Nobrega e Yago Queiroz
APOIOS E PARCERIAS
Dantes Editora
Xow.rumi
Museu das Culturas Indígenas
Instituto Maracá
ACAM Portinari
Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo
Saúva

Пікірлер: 7

  • @marciaaparecidadasilvagila8797
    @marciaaparecidadasilvagila879710 ай бұрын

    🌹👏👏🌹

  • @celiajardim7635
    @celiajardim763510 ай бұрын

    Papá traz sempre um novo ensinamento com tanta delicadeza nas palavras nos mostrando sempre como o lado espiritual também é cultivado pelos povos originários.

  • @user-pf4ms5pf4l
    @user-pf4ms5pf4l10 ай бұрын

    MESTRE CARLOS PAPÁ o teu tocar é divino!

  • 10 ай бұрын

    gratidão

  • @Paulinha81
    @Paulinha8110 ай бұрын

    Tão precioso isso!! Queria tanto que esses vídeos estivessem completos. Fica meio perdido assim, quando divide-se em partes. Parece que algo se perde.

  • @martucappa
    @martucappa10 ай бұрын

    alguém conhece quem canta a música do começo?

  • @selvagemciclo8

    @selvagemciclo8

    10 ай бұрын

    Oi, Martina! Esses cantos foram gravados durante os encontros do ciclo presencial. Quem canta e toca são os jovens artistas Guarani (os mesmos que pintam as telas nos vídeos), em alguns casos com a participação de outras pessoas presentes (acho que nessa gravação tem também a Cris Takuá, talvez mais gente). 🌱

Келесі